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Valeriana

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Valeriana: planta medicinal com efeito sonífero e calmante. É encontrada mais comumente sob forma de chá (infusão) ou comprimidos. 

Nomes
Nomes em português: Valeriana, erva-dos-gatos
Nome latim: Valeriana officinalis
Nome em inglês: valerian
Nome francês: valériane
Nome alemão:
Baldrian
Nome italiano: valeriana

Família
Valerianaceae

Constituintes
Óleo essencial, valepotriate.

Partes utilizadas
Raiz da valeriana, rizoma da valeriana.

Efeitos da valeriana
Sedativo, calmante, antiespasmódicas, sonífero (redução do tempo que a pessoa leva para adormecer e aumento da duração do sono), relaxante, anticonvulsionante.

Indicações da valeriana 
A planta é indicada para quem sofre de problemas relacionados ao sono: insônia (pode ajudar a adormecer e também poder melhorar a qualidade do sono), ansiedade, estresse, epilepsia, e para quem está parando de fumar.

Efeitos secundários
Uso prolongado: dores de cabeça, sono.
Leia a bula: na compra de um medicamento, sempre leia a bula e peça conselhos a um especialista.

Contra-indicações
Leia a bula: na compra de um medicamento, sempre leia a bula e peça conselhos a um especialista.

Interações
Leia a bula: na compra de um medicamento, sempre leia a bula e peça conselhos a um especialista.

Preparações à base de valeriana

- chá de valeriana (infusão de valeriana)

- cozimento de valeriana (mais forte que o chá de valeriana)

- comprimidos de valeriana (por exemplo no Brasil: Sominex)

- cápsulas de valeriana

- tintura de valeriana (a tomar sob forma de gotas) 

Observações
A raiz da valeriana é uma das únicas plantas medicinais comprovadas por numerosos estudos, como possuidora de um efeito sonífero real em inúmeras pessoas (cerca de 40% reagem a esta planta e conseguem um efeito sedativo). Esse número é idêntico à maioria dos soníferos químicos (de síntese). No entanto, a vantagem da valeriana é que ela tem menos efeitos colaterais que outros medicamentos soníferos de síntese, tais como benzodiazepinas (que geram forte dependência).

A valeriana é reconhecida pela OMS devido às suas virtudes contra a ansiedade. É necessário informar também que a valeriana não possui a mesma rapidez de resultado que os soníferos de origem química, isto é, o efeito sonífero da valeriana, leva um tempo para agir. Finalmente, ressaltemos que a valeriana pode exercer um efeito excitante ou de euforia em gatos, por isso, o nome popular “erva-dos-gatos” (sinônimo da valeriana). Portanto, evite deixar a planta próxima a um gato, do contrário, ele pode vir a “enlouquecer”. A valeriana pode ser utilizada em associação (em geral, em comprimidos ou cápsulas) com o lúpulo para facilitar o adormecimento

 

Valeriana: a planta que induz o sono

Para melhorar o sono, use a valeriana na forma de chá ou comprimido, que você pode encontrar em lojas de produtos naturais.

24, 2018 

porElen

 

 Ribera

sono valeriana chá de valerianaImagem: unpict/iStock

  

 

 

A valeriana, uma planta que induz o sono sem os efeitos colaterais dos medicamentos convencionais, é exatamente o que você precisa. São três horas da manhã e você continua acordado – mais uma vez. Você gostaria que existisse algo que pudesse tomar com segurança e que o ajudasse a pegar no sono. 

O que é

Na Alemanha, na Grã-Bretanha e em outros países europeus, a valeriana é aprovada oficialmente por autoridades médicas como uma planta que auxilia o sono. Uma planta perene, natural da América do Norte e Europa, a valeriana possui flores cor-de-rosa. Elas crescem a partir de uma raiz tuberosa, ou rizoma. O rizoma, que é colhido quando a planta tem dois anos de idade. Ele contém muitos compostos importantes, entre eles estão os valepotriatos, além do ácido valérico e dos óleos voláteis. Cada um deles, em algum momento, foi considerado responsável pelos poderes sedativos da planta. Muitos especialistas acreditam, sobretudo, que a eficácia da valeriana possa ser devido ao resultado da sinergia entre os vários compostos.

 

 

 

INDICAÇÕES

·         Promove um sono tranquilo.

·         Alivia o estresse e a ansiedade.

·         Melhora os sintomas de alguns distúrbios digestivos.

 

 

 

O que faz

A valeriana, há séculos utilizada para ajudar a dormir. Pode atuar também como agente calmante nas situações estressantes ocorridas durante o dia. É utilizada para o tratamento de distúrbios da ansiedade. E de outras doenças que pioram com o estresse, como a diverticulose e a síndrome do cólon irritável. Mais sobre estresse você encontra em nosso artigo.

Preparos com a raiz da valeriana já eram recomendados para a insônia pelo antigo médico grego Hipócrates. Modernos estudos clínicos no Brasil provaram que ela pode melhorar tanto a duração quanto a qualidade do sono. Ela é formada de compostos sedativos que acalmam os espasmos musculares que bloqueiam as transmissões de sinais ao cérebro.

Benefícios principais: 

Os compostos presentes na valeriana parecem afetar os receptores cerebrais de uma substância química dos nervos (neurotransmissor) chamada de ácido gama-aminobutírico, ou GABA. É por meio dessa interação que a valeriana promove o sono e alivia a ansiedade. Ao contrário dos benzodiazepínicos – fármacos, como o diazepam ou o alprazolam, comumente prescritos para o tratamento desses distúrbios –, a valeriana não causa dependência. E também não faz você, por exemplo, se sentir como se estivesse drogado. Em vez de induzir diretamente o sono, a valeriana relaxa o corpo e a mente, de modo que o sono possa ocorrer de forma natural. Um dos benefícios da valeriana para quem sofre de insônia é o fato de que, quando tomada nas doses recomendadas, como resultado, ela não deixa você se sentir grogue durante a manhã, como ocorre com os medicamentos vendidos sob prescrição médica.

A raiz da valeriana contém compostos que relaxam a mente e promovem o sono. 

De acordo com vários estudos, a valeriana atua em muitos indivíduos tão eficazmente quanto os medicamentos prescritos. Quando comparada a um placebo, parece acalmar o corpo até a chegada do sono. Também em um estudo, 128 pessoas tomaram um, de dois preparados de valeriana, ou um placebo.

Descobriu-se, desse modo, que a planta melhora a qualidade do sono. Em comparação, os que tomaram valeriana dormiram mais rapidamente e acordaram com menos frequência que aqueles que receberam placebo. Em outro estudo envolvendo insones, quase todos relataram uma melhora do sono quando tomavam valeriana, enquanto 44% classificaram como perfeita a qualidade de seu

Embora seja relativamente recente o interesse atual pela valeriana como agente auxiliar antiansiedade, a planta é cada vez mais recomendada para esse propósito por fitoterapeutas e médicos com orientação nutricional.

Benefícios adicionais:

A valeriana ajuda a relaxar a musculatura lisa do trato gastrointestinal, o que a torna, portanto, útil para o tratamento da síndrome do cólon irritável e da diverticulose, doenças que geralmente provocam dolorosos espasmos intestinais. Além disso, como a manifestação dessas doenças é, por vezes, desencadeada pelo estresse, a ação calmante da valeriana pode ser responsável por sua eficácia.

Pedido Fone  43 3325 5103