Voltar ao menu principal

UXI AMARELO

 

Benefícios do Uxi amarelo e como tomar

 

Benefícios do Uxi amarelo e como tomar

Resultado de imagem para uxi amarelo

Benefícios do Uxi amarelo e como tomar

Benefícios do Uxi amarelo e como tomar

O uxi amarelo é uma planta medicinal, também conhecida popularmente como axuá, pururu, uxi, uxi-liso ou uxi-pucu, muito utilizada como suplemento alimentar, ou no tratamento de inflamações do útero, bexiga e artrite.

Esta planta é originada da Amazônia brasileira, e possui, dentre as suas propriedades, efeitos anti-inflamatório, antioxidante, diurético e estimulante imunológico. Acredita-se que seus principais benefícios sejam provenientes do princípio ativo chamado bergenina.

O nome científico do uxi amarelo é Endopleura uchi, e sua parte utilizada costuma ser a casca na forma de lascas, que podem ser compradas em feiras livres, mercados e lojas de produtos naturais, ou também podem ser encontradas na forma de cápsulas ou em pó. 

Para que serve

O uxi amarelo é utilizado no tratamento de diversos problemas de saúde, e as suas principais propriedades incluem a ação anti-inflamatória, podendo ser utilizada para:

·         Auxiliar no tratamento de miomas;

·         Ajudar no tratamento de cistos no ovário ou no útero;

·         Auxiliar no combate a infecções urinárias;

·         Promover a regulação do ciclo menstrual causada pela Síndrome dos Ovário Policísticos;

·         Ajudar no tratamento endometriose.

A ação anti-inflamatória e imunoestimulante do uxi amarelo também pode auxiliar no tratamento de artrite, bursite, reumatismos, além de outras doenças como problemas do coração, diabetes, asma, prostatite e úlceras gástricas. Além disso, o uxi amarelo é conhecido por ter efeitos antioxidantes, antiviral, diurético e vermífugo.

Chá de uxi amarelo

O chá de uxi amarelo é muito utilizado pelas mulheres com o objetivo de aliviar os sintomas e ajudar no tratamento de inflamações do útero, miomas e infecções urinárias, por exemplo, no entanto deve ser utilizado como complemento ao tratamento recomendado pelo médico.

Para fazer o chá, basta colocar 10 g de casca de uxi amarelo em 1 litro de água fervente e deixar por cerca de 3 minutos. Depois, deixar repousar por 10 minutos, coar e beber pelo menos 3 xícaras por dia.

Esta planta também pode ser encontrada em cápsulas e pó, em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação, que podem ser tomados diariamente, ou conforme indicação do médico.

Além disso, muito comum associar o consumo de chá do uxi amarelo com o chá de unha de gato, tomados em horários diferentes ao longo do dia, para potencializar as propriedades imunoestimulantes e anti-inflamatórias de ambas as plantas medicinais.

Possíveis efeitos colaterais e contraindicações

Não estão descritos efeitos colaterais do uxi amarelo, no entanto não é recomendado consumir o uxi amarelo sem orientação do médico ou do fitoterapeuta. O uso dessa planta não é recomendado para mulheres em fase de lactação e gestantes, uma vez que pode interferir no processo de formação do feto.

 

Combinação de dois aliados da natureza que vem surpreendendo médicos e pacientes no bem estar e na saúde da mulher. Poucas pessoas sabem dos benefícios que esta combinação traz quando o assunto se refere a miomas ou alguma inflamação dos ovários e útero.

 

O Uxi Amarelo em conjunto com a Unha de Gato formam um poderoso composto fitoterápico no tratamento de miomas, ovários policísticos, inflamação uterina, endometriose, menstruação irregular, inflamações urinárias, reumatismo, gastrite e prevenção de câncer.

 

Uxi Amarelo (Endopleura uchi) é uma árvore que pode chegar a 30m de altura. Sua casca é rica em propriedades medicinais. Utilizada para tratar miomas, infecções urinárias, inflamações uterinas, cistos, hemorragias e ovário policístico.

 

Unha de Gato (Uncaria tomentosa) é uma trepadeira lenhosa e a parte utilizada é a casca interna e raízes. É um excelente anti-inflamatório e também antibiótico natural. Doenças não só do útero, mas também do corpo como um todo podem ser ajudadas com unha de gato. Desde infecções comuns até gripe e inflamações como artrose.

 

A associação do uso destas plantas é muito comum, uma vez que o efeito anti-inflamatório gerado pela unha de gato auxilia a ação do uxi amarelo em úteros não saudaveis.

 

O uso desta associação está associado a uma melhor fertilidade em pacientes, pois o seu uso torna o útero mais propício a chegada da gestação.

 

Indicações

- Tratamento de miomas 

- Ovários policísticos 

- Inflamação uterina 

- Endometriose 

- Menstruação irregular 

- Inflamações urinárias 

- Reumatismo 

- Gastrite 

- Anti-inflamatório 

- Prevenção de câncer 

 

Toxicidade/Contraindicações

Pacientes com histórico de hipersensibilidade e alergia a qualquer um dos componentes da fórmula não devem fazer uso do produto. Não utilizar em casos de gravidez e lactação. Pacientes transplantados devem evitar o uso da unha de gato, devido à possibilidade de produzir rejeição.