Voltar ao menu principal

TRAPOERABA

Resultado de imagem para Trapoeraba Roxa curas e tratamentos"

 

Resultado de imagem para Trapoeraba Roxa curas e tratamentos"

Resultado de imagem para Trapoeraba Roxa curas e tratamentos"

Resultado de imagem para Trapoeraba Roxa curas e tratamentos"

 

Principais propriedades e benefícios do chá de Trapoeraba

 

O chá de Trapoeraba é muito diurético, sendo assim, é indicado para tratamentos de cistite, infecção urinária e devido essa propriedade é regulador da pressão. O nome científico da Trapoeraba é Trasdescantia diurética. É conhecida popularmente em algumas regiões por Trapoerava, Olho de Santa Luzia e Tracoeraba.

A planta Trapoeraba é muito utilizada na zona rural para alimentar animais, por exemplo, as galinhas. Ela é uma planta alimentícia para humanos também, mas é pouco utilizada como medicamento.

Essa planta é original do Brasil e encontrada principalmente em locais onde predomina o cerrado e caaatinga; É considerada uma erva daninha e é uma planta comestível não convencional. Ela tem ramo e folhas verdes, suas rosas são belas e azuis, na maturidade ela pode atingir até 40 cm. É considerada uma planta anual, pois é com a frequência com a qual abre suas flores.

EFEITO DIURÉTICO

O chá de Trapoeraba é conhecido pelo sua poderosa ação como diurético. Ele facilita o trabalho dos rins, aumentando o volume de urina e faz com que urinemos bem mais.Dessa maneira é importante tomar muito líquido ao iniciar o tratamento com o chá da planta.

Por ter esse efeito diurético, o chá também auxilia no tratamento de infecções urinárias, cistite e para todo tipo de infecção ou problema no sistema excretor (rins, bexiga, uretra), pois ele tem uma ação muito boa em aumentar o volume de urina.

AUXILIA NA PERDA DE PESO

Por ser diurético ele ajuda o organismo expulsar os líquidos acumulados, ajudando o organismo a desinchar e dessa forma auxilia as pessoas que estão fazendo dieta em busca de emagrecimento.

EFEITO HIPOTENSOR LEVE

O efeito diurético ainda faz com que urinemos mais vezes e isso faz com que liberemos também sais do organismo através da urina. Esse fato ajuda a baixar um pouco a pressão arterial, fazendo assim do chá de Trapoeraba um hipotensor leve, ou seja, causa uma leve queda da pressão arterial.

Visto isso o chá é indicado para pessoas que tem problema de pressão alta, a hipertensão.

ANTIOXIDANTE

A Trapoeraba é rica em flavonoides e dessa forma, combate os radicais livres (os radicais livres aceleram o envelhecimento precoce), auxiliando no combate do envelhecimento das células.

Modo de preparo do chá de trapoeraba

O chá é uma boa forma de fazer este erva, pois assim são absorvidos todos os nutrientes da trapoeraba. Segue abaixo a receita.

§  1  xícara (240 ml) de água;

§  1 colher (de sopa) da planta de trapoerba picada;

O chá deverá ser feito por infusão, isto é, leve ao fogo a quantidade de água deseja da para o preparo do chá, de acordo com a proporção citada acima (por exemplo, para 1 litro de água, use4 colheres de sopa da planta picada).

Quando a água levantar fervura, desligue o fogo e acrescente as folhas de trapoeraba, e abafe com uma tampa. Após 10 minutos, o chá estará pronto para ser servido.

Tome 1 xícara de chá de trapoeraba até 3 vezes ao dia.

Precauções

Por precaução pessoas com doenças crônicas renais ou mulheres grávidas é aconselhável sempre procurar orientação médica antes de iniciar o tratamento com o chá de trapoeraba.

Trapoeraba planta daninha muito benéfica para a saúde

Trapoeraba (Commelina sp) é nativa da América do Sul, considerada como planta daninha, encontrada em várias regiões brasileiras e conhecida por vários nomes tais como tracoeraba, trapoerava e olho-de-santa-luzia.

Conheça a Trapoeraba É uma planta de ciclo anual, que atinge até 40 cm de altura, que prefere solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento. Suas folhas e caules são roxos e suas florzinhas são rosas, roxas ou azuladas. A floração aparece de fevereiro a abril e a frutificação de março a maio. Propaga-se por mudas, divisão da planta e estaquias. O sabor da Panc remete ao ora-pro-nobis, mas de forma mais suave e com menos baba.

Propriedades da Trapoeraba

A planta é rica em proteínas, fibras e sais minerais tais como cálcio, magnésio e zinco, além de ser diurética, anti-inflamatória e anti-reumática.

Utilização da Trapoeraba

Ela serve de alimento, sendo considerada uma PANC, Planta alimentícia não Convencional, em preparação de váriados pratos tais como salada, refogados, ensopados, com arroz e no cozimento de omeletes. As folhas podem ser ingeridas, preferencialmente afogadas ou escaldadas. As flores podem ser ingeridas in natura.

Ela é um importante diurético, utilizada em forma de chá, na medicina popular, para evitar retenção de líquidos, eliminar toxinas do organismo e na prevenção do envelhecimento precoce. Ela auxilia na melhora de cistites e inflamações do aparelho urinário.

A planta é excelente para ornamentar espaços,  formar maciços, bordaduras e também pode ser utilizada como forração ou em floreiras.

Onde encontrar a Trapoeraba?

Ela é encontrada em quintais das casas de roça, em beira de pastagens, em hortas domésticas e em meio a diversas lavouras. A planta possui crescimento rápido e de fácil cultivo sendo considerada uma planta daninha, que costuma tomar conta do espaço.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.