Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: C:\Users\Ervas\Desktop\Ervas Londrina\arnica_arquivos\image002.jpg

Voltar ao menu principal

TOMILHO

 

Descrição: Tomilho - Thymus vulgaris

 

Descrição: Tomilho - Thymus vulgaris

 

A planta Tomilho está recheada de beneficios devido ás suas propriedades medicinais. Nome cientifico: (Thymus vulgaris). O tomilho Favorece a digestão e a circulação sanguinea. É anti-séptico e expectorante, alivia a dor de cabeça, cura o mau hálito e reduz a mucosidade.

As folhas de tomilho em infusão eliminam a flatulência e cicatrizam feridas; juntando-as ao banho são muito úteis em casos de debilidade infantil. O tomilho afasta os insectos. É tónico, limpa os intestinos de lombrigas (ascárides

). Para abrir o apetite e estimular a digestão deve tomar-se um caldo de tomilho com sopas de pão. Para banhos tonificantes: agrega-se essência de tomilho ou infusão de tomilho na banheira ou como enxaguagem geral.

As folhas e flores quando utilizadas no chá de tomilho aliviam afecções do peito, bronquite, tosse convulsa e expulsa lombrigas; a mesma infusão em cataplasma alivia dores reumáticas e ciática. A essência de tomilho pode ocasionar reacções alérgicas sobretudo nas
crianças.

CHÁ DE TOMILHO

Para estimular a actividade gástrica e combater os inchaços do estômago podem beber-se 2 chávenas por dia de chá de tomilho, na proporção de 25 g de planta seca por litro de água a ferver. Em caso de gripe beber 3 chávenas da mesma infusão. Esta infusão tem também propriedades anti-sépticas que a tornam idónea para a desinfecção de uma ferida superficial.
Uma infusão mais concentrada, com 50 g de tomilho por litro de água, alivia as dores menstruais agudas

Descrição: Tomilho - Thymus vulgaris

De origem europeia o tomilho é um subarbusto aromático da família das labiadas, muito usado na culinária e na medicina natural. As propriedades dessa planta são várias e o tomilho ainda é utilizado na indústria de perfumaria, em especial no fabrico de sabonetes, visto que seu cheiro é muito agradável. Antibiótico natural, o tomilho também ajuda na digestão, descontração muscular, acalmando o sistema nervoso e até mesmo contribuindo com benefícios para casos de estresse e depressão.

Curiosidades sobre o tomilho

As propriedades do tomilho

Cuidado!

O uso do tomilho não é indicado para as pessoas com casos de insuficiência cardíaca, gastrite, úlceras e problemas semelhantes. Gestantes e lactantes devem evitar o consumo, pois pode causar convulsões, toxidade no fígado, albuminúria e hematúria. Evite ingerir o tomilho por tempo prolongado.

Receita – Chá de tomilho

Em um recipiente, que não seja de plástico ou metal, coloque um ramo pequeno do tomilho e coloque um litro de água fervente por cima. Deixe em infusão por uma hora, coe e beba. Em casos de gripe, prefira beber o chá bem quente, principalmente se as vias respiratórias estiverem obstruídas, neste caso inspire o vapor do chá também. Pode adoçar a infusão com uma colher de chá de mel.