Voltar ao menu principal

TOMILHO

 

Resultado de imagem para como fazer cha de tomilho"

Resultado de imagem para como fazer cha de tomilho"

Resultado de imagem para como fazer cha de tomilho"

 

Resultado de imagem para como fazer cha de tomilho

 

A planta Tomilho está recheada de beneficios devido ás suaspropriedades medicinais. Nome cientifico: (Thymus vulgaris). O tomilho Favorece a digestão e a circulação sanguinea. É anti-séptico e expectorante, alivia a dor de cabeça, cura o mau hálito e reduz a mucosidade.

As folhas de tomilho em infusão eliminam a flatulência e cicatrizam feridas; juntando-as ao banho são muito úteis em casos de debilidade infantil. O tomilho afasta os insectos. É tónico, limpa os intestinos de lombrigas (ascárides

 

). Para abrir o apetite e estimular a digestão deve tomar-se um caldo de tomilho com sopas de pão. Para banhos tonificantes: agrega-se essência de tomilho ou infusão de tomilho na banheira ou como enxaguagem geral.

As folhas e flores quando utilizadas no chá de tomilho aliviam afecções do peito, bronquite, tosse convulsa e expulsa lombrigas; a mesma infusão em cataplasma alivia dores reumáticas e ciática. A essência de tomilho pode ocasionar reacções alérgicas sobretudo nas
crianças.

CHÁ DE TOMILHO

Para estimular a actividade gástrica e combater os inchaços do estômago podem beber-se 2 chávenas por dia de chá de tomilho, na proporção de 25 g de planta seca por litro de água a ferver. Em caso de gripe beber 3 chávenas da mesma infusão. Esta infusão tem também propriedades anti-sépticas que a tornam idónea para a desinfecção de uma ferida superficial.
Uma infusão mais concentrada, com 50 g de tomilho por litro de água, alivia as dores menstruais agudas

Os benefícios do tomilho para a saúde são muito maiores do que as pessoas imaginam. Você sabia que o tomilho pode agir contra a sua dor de garganta, contra a sua bronquite e aumentando a sua imunidade? Você sabia que o tomilho também ajuda a baixar o seu colesterol e sua pressão arterial? Além disso, ele também é um forte antioxidante e faz muito bem para o coração. Você verá a seguir, para que serve o tomilho e dicas de como usar para o máximo em resultados.

Também existem muitas outras ervas como o alecrim, o manjericão, a salsa e o orégano, que tem inúmeros benefícios para a saúde, para a dieta e, em alguns casos, até no auxílio das ações rejuvenescedoras. Não deixe de conferir também.

O tomilho é uma erva culinária usada desde a Antiguidade. Além do uso na cozinha, havia também seu uso curandeiro e medicinal, inclusive para casos de envenenamento. Ele também era usado para proteger carnes e alimentos da deterioração. O óleo de tomilho, por sua vez, já foi muito usado em curativos antes da invenção dos antibióticos.

O que é o tomilho exatamente?

O tomilho é uma erva da espécie Thymus vulgaris que pertence à família da hortelã e é um parente próximo ao orégano. Ela é cultivada no mundo inteiro e suas folhas secas ou frescas são usadas como tempero na culinária.

É uma erva com dezenas de variedades, sendo a mais conhecida o tomilho francês. Existe também o mel de tomilho, já que abelhas são atraídas pelas flores da planta.

O principal componente do tomilho é o timol, que apresenta propriedades antissépticas. Por este motivo, o óleo de tomilho é comumente usado em enxaguantes bucais e pastas de dentes. Este composto mata germes e trata infecções na boca, além de proteger os dentes da placa dentária e desgaste.

O timol também mata fungos e por isso é comercialmente adicionado a higienizantes para as mãos e cremes antifúngicos.

Outro componente importante do tomilho é o carvacrol, que age contra as bactérias e apresenta uma variedade de flavonóides,

 incluindo apigenina, naringenina, luteolina e timonina, responsáveis por aumentar a capacidade antioxidante da erva.

Uma porção de 28 g de tomilho fresco contém cerca de 28 calorias e os seguintes valores nutricionais:

Para que serve? Propriedades do tomilho

O tomilho é popularmente consumido por via oral, seja na forma de tempero para pratos principais ou na forma de chá, para tratar casos de: bronquite, tosse convulsa, dor de garganta, cólicas, artrite, dor de estômago, gastrite, diarréia, enurese, dispraxia (distúrbio de movimento em crianças), flatulência e doenças de pele.

Também é usado para aumentar o fluxo de urina, como um diurético, para tratar infecções urinárias e como um estimulante do apetite.

Como uso medicinal, algumas pessoas aplicam tomilho diretamente na pele para rouquidão (laringite), amígdalas inchadas (amigdalite), boca dolorida, e mau hálito. Já óleo do tomilho pode ser usado em enxaguantes bucais e higienizantes com o intuito de acabar com germes.

Também é aplicado ao couro cabeludo para tratar a calvície e atrás das orelhas para combater infecções bacterianas e fúngicas.

O timol presente no tomilho pode, juntamente com outros compostos químicos, agir como um verniz dental para prevenir a deterioração do dente.

Em alimentos, o tomilho é uma ótima fonte nutricional e pode ser usado como agente aromatizante. Além disso, pode ser utilizado em perfumes, sabonetes e cosméticos devido ao seu aroma agradável e suas propriedades medicinais.

Em geral, o tomilho é ótimo para ajudar os sistemas imunológico e respiratório, bem como os sistemas digestivo, nervoso e outros sistemas do nosso corpo. Além disso, é um antioxidante potente que apresenta grande quantidade de vitaminas A e C, é um diurético natural e estimula o apetite.

O tomilho é muito conhecido como a erva que auxilia na pressão arterial e no aumento da imunidade. Porém, é muito importante citar que, se você está precisando baixar a sua pressão arterial ou aumentar a sua imunidade, você pode experimentar os alimentos que baixam a pressão arterial e os alimentos que aumentam a sua imunidade

Benefícios do tomilho para a saúde

1. Age contra a dor de garganta

O óleo de tomilho é um dos antimicrobianos naturais mais potentes e é excelente contra a dor de garganta, pois ele contém em sua composição o carvacrol, que é um composto que apresenta ótima atividade bactericida.

Um estudo realizado em 2011 pelo Departamento de Microbiologia Médica e Sanitária da Universidade Médica de Lodz, na Polônia, testou a resposta do óleo de tomilho a 120 diferentes tipos de bactérias isoladas de doentes com infecções da cavidade oral, do trato respiratório e do trato geniturinário. Os resultados mostraram que o óleo da planta de tomilho exibiu atividade extremamente forte contra todas as espécies de bactérias, demonstrando inclusive uma boa eficácia contra bactérias resistentes a antibióticos.

2. Reduz a pressão arterial e os níveis de colesterol

A ingestão de tomilho tem sido relacionada com a produção de atividade anti-hipertensiva, ou seja, diminui a pressão arterial em pessoas que sofrem de hipertensão. Um estudo de 2014 feito com animais descobriu que o extrato do tomilho é capaz de reduzir significativamente a frequência cardíaca de ratos com pressão arterial elevada. Também foi verificado que o tomilho também serviu para reduzir os níveis de colesterol, triglicérides e LDL, enquanto aumenta os níveis de colesterol HDL.

Ratos tendem a ter respostas muito semelhantes aos seres humanos quando se trata de hipertensão, por isso os resultados são significativos também para os humanos.

3. Previne o envenenamento ou intoxicação alimentar

Não é à toa que se usava tomilho em casos de envenenamento nos tempos antigos. Um dos benefícios do tomilho é a capacidade de evitar a contaminação dos alimentos e também de descontaminar alimentos previamente contaminados.

Em vários estudos publicados pela revista científica Microbiologia de Alimentos, os pesquisadores descobriram que o óleo essencial da erva do tomilho foi capaz de descontaminar alfaces inoculadas com Shigella, uma espécie de bactéria que causa diarréia e pode levar a grandes danos intestinais. No estudo, bastou lavar as folhas de alface em uma solução contendo apenas 1% do óleo de tomilho para diminuir o número de bactérias Shigella.

4. Melhora o humor

A substância carvacrol encontrada no tomilho tem sido estudada nos últimos anos e mostrou ter efeitos positivos no humor. Pesquisas publicadas em 2013 mostraram que quando o carvacrol foi administrado por 7 dias seguidos em animais, os níveis de dopamina e serotonina (hormônios importantíssimos na manutenção do humor) no córtex pré-frontal e no hipocampo aumentaram.

Tais dados sugerem que o carvacrol é uma molécula que influencia a atividade cerebral através da modulação de neurotransmissores como a dopamina e a serotonina. Assim, o consumo regular de tomilho pode trazer benefícios como a melhora do humor e o bem estar.

5. Pode agir no combate ao câncer

Propriedades presentes no tomilho indicam um papel importante na luta contra tumores e câncer. O carvacrol presente na erva também exibe propriedades antitumorais.

Um estudo recente da China e publicado na revista científica Drogas Anti-Câncer mostrou que o carvacrol inibiu a proliferação e a migração de dois tipos de células cancerígenas presentes no câncer de cólon. De modo geral, a pesquisa mostrou que carvacrol tem potencial terapêutico para a prevenção e tratamento de câncer de cólon.

6. Remédio natural contra a bronquite

O tomilho vem sendo usado há séculos para o tratamento de tosse e bronquite. Um estudo realizado pela Prática para Medicina Interna e Pneumologia na Alemanha usou um tratamento oral que era uma combinação de tomilho e hera, outra planta medicinal.

O grupo tratado com esta combinação teve uma redução de 50% em crises de tosse. Além disso, o grupo tratado com esta combinação não sofreu efeitos adversos. Outras pesquisas também confirmam os benefícios do tomilho contra a bronquite e mostram que sintomas como tosse, febre e escarro são diminuídos com o uso da erva.

7. Tratamento contra a acne

O tomilho é bastante conhecido por suas propriedades antibacterianas e pode ser um ingrediente importante no combate à acne. Ao embeber o tomilho em álcool por alguns dias ou semanas, ele se transforma em uma solução chamada de extrato de tomilho. Pesquisadores do Reino Unido testaram os efeitos deste extrato contra a acne e os resultados foram promissores. A solução teve resultados melhores do que alguns produtos antiacne testados no estudo, como o composto peróxido de benzoíla, presente em diversos cremes e medicamentos contra a acne.

Além disso, o peróxido de benzoíla provoca uma sensação de queimação e irritação na pele, o que não foi observado com o tomilho.

8. Aumenta a imunidade

O tomilho é abundante em vitaminas, principalmente C e A. Os altos níveis de vitamina C reforçam o sistema imunológico natural, pois ela estimula a produção de glóbulos brancos, que são a primeira linha de defesa no sistema imunológico do corpo. A vitamina C também desempenha um papel crucial na produção de colágeno, que é essencial para a criação e reparação de células, músculos, tecidos e vasos sanguíneos.

Além disso, é uma ótima fonte de cobre, fibras, ferro e manganês. Assim, suas propriedades nutricionais deixam seu corpo mais forte e preparado para lutar.

9. Desinfeta o ambiente

O mofo é um poluente de ar comum potencialmente perigoso que pode estar presente na sua casa em locais úmidos. O óleo de tomilho pode ajudar a combater o mofo devido a suas propriedades fungicidas. Pesquisas sugerem que ele pode ser usado como um desinfetante em locais onde a concentração de mofo ainda não é tão alta.

10. Pode atuar como um pesticida

O tomilho também pode ser muito útil no controle de pragas, isso porque o timol também é um ingrediente de muitos pesticidas e é comumente usado contra bactérias e vírus, assim como ratos, camundongos e outras pragas animais.

Um estudo recente mostra que o extrato de tomilho pode seu usado para repelir mosquitos, mas cultivar a planta no jardim não é suficiente. Para obter os melhores benefícios para o combate de pragas, é necessário esfregar as folhas de tomilho entre as mãos para liberar o aroma do óleo essencial.

Também é possível fazer um repelente caseiro, misturando 4 gotas de óleo de tomilho para cada colher de chá de azeite, ou ainda misturar cinco gotas do óleo para cerca de 60 mL de água.

11. Aroma agradável

Diversos produtos orgânicos e naturais para cuidar da pele contêm tomilho em sua composição. A erva é utilizada inclusive em desodorantes e enxaguantes bucais, não apenas pelas suas propriedades antissépticas e antimicrobianas, mas também devido ao seu aroma, que é muito agradável.

12. Incluído facilmente em qualquer receita

O tomilho é um tempero maravilhoso e usado nas mais diversas culinárias ao redor do mundo, especialmente na França, Itália e em outras regiões da Europa. Tanto o tomilho seco quanto o tomilho fresco podem ser utilizados na preparação de praticamente tudo que der vontade. Como exemplo, podemos usar como tempero em carnes, aves, arroz, macarrão e queijos.

13. Age contra a perda de cabelo

Há evidências de que a perda de cabelo ou alopecia pode ser diminuída com o uso de tomilho. Em um estudo, foi relatado que a aplicação de óleo de lavanda em conjunto com óleos essenciais do tomilho, alecrim e cedro no couro cabeludo aumentou o crescimento do cabelo em até 44% das pessoas avaliadas no estudo após 7 meses de tratamento.

14. Age contra a dispraxia

Existem alguns estudos que relatam que tomar óleo de tomilho, em combinação com óleo de prímula, óleos de peixe e vitamina E, parece melhorar os distúrbios do movimento em crianças com dispraxia.

15. Age contra bactérias de origem alimentar

O tomilho é frequentemente usado com azeite de oliva para preservar as azeitonas. Assim, uma equipe do Centro de Estudos de Ciências Veterinárias em Portugal estudou a atividade antimicrobiana de óleos essenciais extraídos de uma gama de plantas aromáticas, incluindo o óleo de tomilho.

Eles relataram que o óleo de tomilho, mesmo em baixas concentrações, mostrou potencial como um conservante natural de produtos alimentares contra várias bactérias alimentares comuns que causam doenças humanas.

Um estudo polonês também testou óleo de tomilho e óleo de lavanda e observaram que o óleo de tomilho foi eficaz contra estirpes resistentes das bactérias StaphylococcusEnterococcusEscherichia e Pseudomonas.

16. Benefícios contra o câncer de cólon e o câncer de mama

Um estudo realizado em Lisboa em 2012 descobriu que alguns extratos de tomilho podem proteger o organismo do câncer de cólon. Já alguns pesquisadores oncológicos da Turquia analisaram o efeito do tomilho silvestre sobre a atividade do câncer de mama e analisaram, especificamente, como ele afetou a apoptose, ou morte celular, e eventos epigenéticos (que não envolvem alteração na sequência de DNA) em células de câncer de mama e relataram que o tomilho induziu a morte celular nas células cancerígenas.

17. É antifúngico

O ingrediente ativo mais famoso encontrado no tomilho é o timol. Este composto orgânico tem uma ampla gama de efeitos sobre o corpo, incluindo a capacidade de prevenir infecções fúngicas e virais, reduzindo assim a pressão sobre o sistema imunológico.

O fungo Candida albicans é uma causa comum de infecções de leveduras vaginais e bucais. Pesquisadores da Universidade de Turim na Itália, descobriram que o óleo essencial de tomilho aumentou significativamente a morte intracelular desse fungo no corpo humano.

18. Prolonga a estabilidade do óleo de cozinha

A oxidação dos lipídios presentes no óleo de cozinha é um problema sério durante o processamento e o armazenamento dos alimentos. Isso leva a perdas de qualidade, estabilidade, segurança e valor nutricional. Cientistas da Varsóvia na Polônia, analisaram se a adição de extrato de tomilho poderia prolongar a estabilidade do óleo de girassol em diferentes temperaturas. Eles concluíram no estudo que o tomilho tem um alto poder antioxidante e atua na estabilização do óleo de girassol mesmo durante o aquecimento.

19. Problemas na pele

Problemas de pele são comuns em todo o mundo. Uma equipe da Universidade de Addis Abeba na Etiópia realizou um estudo para avaliar os benefícios terapêuticos de um creme de extrato de camomila 10% e um creme antimicótico de óleo essencial de tomilho 3% para lesões do tipo eczema ou inflamações leves na pele.

Eles observaram que 66,5% daqueles tratados com um creme de fungos contendo óleo essencial de tomilho foram completamente curados, em comparação com apenas 28,5% dos que usaram um placebo.

Os resultados para o creme de camomila foram semelhantes aos do placebo. Os pesquisadores concluíram que o creme de óleo essencial de tomilho a 3% pode representar uma oportunidade relativamente econômica e facilmente disponível para tratar e curar casos leves a moderados de infecções fúngicas.

20. Age contra problemas respiratórios

Um dos usos e benefícios mais conhecidos e de longa data para o tomilho na medicina tradicional é no tratamento da saúde respiratória. Se você está sofrendo de bronquite, asma crônica, congestão, resfriados, sinusites ou alergias sazonais, o tomilho pode atuar como um expectorante e uma substância anti-inflamatória, eliminando o muco das vias respiratórias, diminuindo a inflamação e melhorando a respiração, além de prevenir o desenvolvimento microbiano, que pode levar à doenças mais graves.

Para um alívio rápido dos sintomas de doenças respiratórias, é possível preparar um chá poderoso com as folhas do tomilho.

21. Redução do estresse

A vitamina B6 presente no tomilho tem um poderoso efeito sobre certos neurotransmissores no cérebro, que estão diretamente ligados aos hormônios do estresse. Assim, a inclusão regular de tomilho em sua dieta pode trazer benefícios como a melhora do seu humor e alívio do estresse.

22. Melhora a visão

A concentração de carotenoides e vitamina A no tomilho faz com que ele seja um agente antioxidante eficaz para a saúde dos olhos. Os carotenoides são capazes de neutralizar os radicais livres em seu sistema ocular e retardar o início da degeneração macular e até prevenir cataratas.

23. É bom para a saúde do coração

A rica mistura de antioxidantes, minerais e vitaminas no tomilho tem muitos pequenos efeitos no coração, mas o potássio e o manganês são particularmente importantes para esses benefícios.

O potássio é um vasodilatador, o que significa que ele pode reduzir o estresse sobre o sistema cardiovascular, relaxando os vasos sanguíneos e diminuindo a pressão arterial. Isso pode prolongar a sua vida prevenindo a aterosclerose e evitando derrames, ataques cardíacos e doenças coronarianas.

24. Melhora a circulação sanguínea

A alta concentração de ferro e outros minerais essenciais no tomilho o tornam ideal para estimular a produção de glóbulos vermelhos, aumentando assim a circulação do seu corpo e a oxigenação dos sistemas de órgãos essenciais e em todas as extremidades do corpo.

25. É um forte antioxidante

Os antioxidantes fenólicos encontrados no tomilho, incluindo luteína, zeaxantina e timonina contribuem para neutralizar e eliminar os radicais livres em todo o corpo.

Os radicais livres são os subprodutos perigosos do metabolismo celular que podem causar grandes danos às células saudáveis, causando apoptose ou mutação espontânea. Estes antioxidantes ajudam a prevenir o estresse oxidativo em todos os seus sistemas de órgãos, bem como nos neurônios, coração, olhos e pele.

Como Usar?

Na medicina, seus frutos, folhas e óleos podem ser usados sozinhos ou em combinação com outras ervas.

Para a culinária, podemos encontrar o tomilho fresco ou tomilho seco seco. O tomilho fresco é muito mais saboroso, porém deve ser mantido na geladeira e consumido em no máximo 1 ou 2 semanas. Já o tomilho seco ou tomilho em pó pode ser armazenado por até 6 meses em um local fresco e escuro.

A versão do tomilho seco pode ser substituído pelo tomilho fresco na maioria das receitas. Uma colher de chá de folhas secas é equivalente a uma colher de sopa de tomilho fresco picado.

Para fins medicinais, ele pode ser comprado na forma de chá, extrato, suplemento ou óleo essencial.

Para uso diário, o tomilho seco ou fresco pode ser utilizado em diversas receitas como no preparo de carnes, frangos, peixes, legumes, sopas, feijão, molhos, dentre outros.

Precauções e efeitos colaterais

O tomilho é considerado seguro quando consumido em quantidades usuais como tempero de alimentos. Quando tomado em maiores quantidades para fins medicinais, é possivelmente seguro para curtas durações de tempo, porém pode causar problemas digestivos quando tomado em grandes quantidades e por tempo prolongado.

Mulheres grávidas ou amamentando devem consumir esta erva em quantidades pequenas na culinária. Pessoas alérgicas a orégano ou outras ervas devem ficar atentas ao consumir tomilho, principalmente se o óleo de tomilho for aplicado diretamente na pele.-

Mulheres que têm condições sensíveis a hormônios como câncer de mama, câncer de ovário, câncer uterino, fibróides uterinos ou endometriose, podem ter problemas pois o tomilho pode ter ação semelhante ao estrogênio no corpo, o que pode agravar as condições citadas.

Se usado em grandes quantidades, esta especiaria pode levar a uma lenta coagulação do sangue. Portanto, pessoas com qualquer distúrbio relacionado a coagulação ou que façam uso de anticoagulantes devem evitar o produto.

Como o tomilho pode retardar a coagulação do sangue, há uma preocupação de que pode ocorrer aumento do risco de sangramento durante e após a cirurgia. Portanto, pessoas que vão passar por cirurgias devem suspender o uso no mínimo duas semanas antes do procedimento cirúrgico.

Interações com outros medicamentos

O tomilho pode interagir com medicamentos que retardam a coagulação do sangue como anticoagulantes e antiagregantes plaquetários. Consumir o tomilho juntamente com medicamentos que também tornam mais lenta a coagulação pode aumentar as chances de hematomas e o risco de sangramento.

Alguns medicamentos que retardam a coagulação incluem a aspirina, clopidogrel (Plavix), diclofenaco (Voltaren e Cataflam), ibuprofeno (Advil e Motrin), naproxeno (Anaprox e Naprosyn), dalteparina (Fragmin), enoxaparina (Lovenox), Heparina, varfarina (Coumadin), dentre outros.

Dicas

Devido aos benefícios quanto à redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol, uma dica é reduzir o consumo de sal e tentar adicionar mais ervas benéficas como o tomilho em suas refeições diárias.

Usar tomilho para lavar a salada antes do consumo ou até mesmo como tempero pode diminuir a chance de sofrer algum tipo de contaminação causada por micro-organismo presente no alimento higienizado de forma inadequada.

A maneira mais fácil de fazer esta erva comum uma parte de sua vida diária é ter algum tomilho seco na cozinha em todos os momentos para que você possa adicioná-lo às suas refeições de forma rápida e fácil.

Não há um limite máximo de consumo determinado cientificamente para o tomilho. Use normalmente como um tempero na sua cozinha e em caso de dúvidas sobre excessos, consulte um médico.