faixa40

Voltar a pagina principal

STEVIA STEVIA

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSSLY0CTpuQ6PDW6wlnpCPdhVLFhNAdG3fE5W_uJyn_oPF3Drca

http://1.bp.blogspot.com/-wi9VrAfqsQU/TffsctaBMtI/AAAAAAAAAZ0/p88K22NDSZQ/s1600/Stevia_rebaudiana_p3.jpg

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSSrfmGx2g654vw6YnCMl4eVgiqEkBv1ZZwQGfwZ-jU_T2RsN2D

Resultado de imagem para stevia como usar"

A estévia, adoçante de baixa caloria feito à base de uma planta nativa da América do Sul, está conquistando o mundo. Saiba como usá-la.

 

O que é? Estévia é o nome popular do extrato de esteviosídeo, tirado das folhas da Stevia rebaudiana, planta encontrada na América do Sul, natural e de gosto doce. A estévia já é bem conhecida no Brasil, mas vem ganhando cada vez mais espaço no mercado internacional e entrando na composição de centenas de produtos alimentícios, como chás, refrigerantes, sucos, leite de soja, pães, bolos, flocos de cereais, molhos para saladas e doces.

 

É util? Um estudo verificou que, comparada à sacarose e ao aspartame, a estévia reduziu o nível de glicose e insulina no sangue. "Ela também ajuda a reduzir as calorias quando usada para substituir uma quantidade equivalente de açúcar e mel", diz a nutricionista australiana Emma Stirling.

 

Desvantagens? Ela explica que, assim como os outros adoçantes não nutritivos, a estévia provavelmente não é tão versátil na culinária quanto o mel e o açúcar. "Ela não é estável no calor, não doura nem carameliza. Para quem gosta de fazer doces e bolos, é melhor ter açúcar na despensa e guardar a estévia para o chá e o café".

 

 

Minha experiência pessoal:

 

1. Para quem rejeita adoçantes em razão daquele gostinho amargo residual ao final de um cafezinho, ou uma xícara de chá, garanto que isso não ocorre com a estévia. Aliás, quando comecei a usar fiquei impressionada com a forte semelhança com o sabor do açúcar;

 

2. Concordo com o que foi dito a respeito das desvantagens, exceto quando se faz bolo caseiro, sem glacê. Para adoçar a massa basta substituir a quantidade recomendada de açúcar da receita pela mesma quantidade de estévia. Algumas marcas, inclusive, têm a versão "culinária'';

 

3. A estévia não é boa para adoçar sucos: empelota e, dependendo da quantidade, amarga.

Como usar Stevia para substituir o açúcar

Tatiana Zanin

Nutricionista

A stevia é um adoçante natural obtido da planta Stevia Rebaudiana Bertoni que pode ser utilizado para substituir o açúcar em sucos, chás, bolos e outros doces, assim como em diversos produtos industrializados, como refrigerantes, sucos processados, chocolates e gelatinas.

A Stevia é feito a partir do glicosídeo de esteviol, chamado rebaudiosídeo A, que é considerado pela FDA como seguro, podendo ser encontrado na forma de pó, granulado ou líquido e ser comprado em supermercados ou lojas de produtos naturais.

Também é possível cultivar a planta e utilizar suas folhas para adoçar, no entanto esse uso ainda não regulamentado pelo FDA devido à falta de evidência científicas. A stevia tem poder de adoçar 200 a 300 vezes mais que o açúcar comum e possui um sabor amargo, podendo alterar levemente o sabor das comidas.

Como usar Stevia para substituir o açúcar

Como usar

A stevia pode ser utilizada no dia-a-dia para adoçar qualquer alimento ou bebida, como café e chá, por exemplo. Além disso, como as propriedades da stevia se mantêm estáveis a elevadas temperaturas, também pode ser utilizado no processo de confecção de bolos, biscoitos que vão ao forno, por exemplo.

É importante lembrar, porém, que 1 grama de stevia equivale a 200 a 300 gramas de açúcar, ou seja, não são necessárias muitas gotas ou colheres de stevia para que o alimento ou bebida fique adocicado. Além disso, é recomendado que o uso desse adoçante natural seja feito conforme orientação do nutricionista, principalmente se a pessoa possuir alguma doença de base como diabetes ou hipertensão, ou estiver grávida, por exemplo.

Em que quantidade é seguro consumir a stevia

A ingestão diária adequada de stevia por dia é entre 7,9 e 25 mg/kg.

Benefícios da Stevia

Em comparação com adoçantes artificiais, como o ciclamato de sódio e o aspartame, a stevia traz as seguintes vantagens:

1.     Pode favorecer a perda de peso, já que possui muito poucas calorias;

2.     Pode ajudar a regular o apetite e a reduzir a fome, podendo ser benéfico para pessoas com excesso de peso;

3.     Pode ajudar a controlar e reduzir os níveis de açúcar no sangue, podendo ser benéfico para pessoas diabéticas;

4.     Pode ajudar a aumentar o colesterol HDL, diminuindo o risco de problemas cardiovasculares;

5.     Pode ser utilizado na comida cozida ou assada no forno, já que se mantém estável em temperaturas até 200ºC.

O preço do adoçante stevia varia entre R$ 4 e R$ 15,00, dependendo do tamanho do frasco e do local onde for comprado, o que acaba saindo mais barato do que comprar o açúcar comum, pois são necessárias apenas poucas gotas para adoçar o alimento, fazendo com que o adoçante dure bastante tempo.

Efeitos colaterais e contraindicações

De modo geral, o uso de stevia é considerado seguro para a saúde, mas em alguns casos podem ocorrer efeitos colaterais como náuseas, dor e fraqueza muscular, inchaço abdominal e alergia.

Além disso, ela só deve ser usada em crianças, mulheres grávidas ou em casos de diabetes ou hipertensão de acordo com a orientação do médico ou do nutricionista, pois ela pode causar uma redução do açúcar no sangue ou da pressão arterial maior do que o normal, colocando em risco a saúde da pessoa.

Outro efeito colateral da stevia é que ela pode afetar a função renal, devendo ser utilizado com cuidado e apenas sob o controle do médico em casos de doença renal.

 

 

Pedido Fone  43 3325 5103