Descrição: Descrição: Descrição: C:\Users\Ervas\Desktop\Ervas Londrina\index_arquivos\image002.jpg

Voltar ao menu principal

SASSAFRÁS

Descrição: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTZEug0r0GabpsY3-IgqAnloG8oC_Qqr4ffYRGFggLvsIq0jh9_

Descrição: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSwv8brCa2YI8PPwaJ1r-JGvoJ-7gNCNFAzm2-vDc3qLgs9UY5U 

Descrição: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRyITe5JLRqoid_SI8w__uMiv5i4siqScqKE6wkFefCObmS_KDZpw

 

DESCRIÇÃO: Árvore de até 25 m de altura, apresenta copa globosa a umbeliforme, com densa folhagem verde-escura. O tronco, geralmente totuoso de até 75 cm de diâmetro, apresenta secção irregular-acanalada em indivíduos adultos. A casca externa, de coloração castanho-acinzentada a marron, possui lenticelas e cicatrizes típicas provenientes da descamação em placas. 

INDICAÇÃO: O chá de Sassafrás atua como depurativo do sangue, e em dores artríticas, inchações, erupções cutâneas rebeldes e manifestações da sífilis secundária, no tratamento de reumatismo, e como sudorífico e diurético.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água. 
Deixe cozinhar por 3 ou 4 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso. 

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia

CANELA DE SASSAFRÁS

Sassafras albidum

Descrição : Planta da família das Lauraceae. É uma árvore pequena, de folhas pecioladas, agudas na base, até 10 cm de comprimento e 5cm de largura, coriáceas, verde pálidas e amarelas na página inferior.

Há mais de uma dezena de canelas mas a Sassafrás subdivide-se em 3 espécies.

Tratamos da primeira e a segunda (Ocotea sassajras Mez.) é uma árvore elegante e grande, de raminhos compridos e verticilados, "com folhas curto-grosso-pecioladas arredondadas ou obtusas na base, suas flores são brancas e perfumadas, e seu fruto tem o tamanho de uma azeitona.

Sua madeira é própria para construção civil e naval. A raiz, a casca e a casca do caule são aromáticas e medicinais.

Empregadas na terapêutica como antirreumáticas, sudoríferas, e principalmente diuréticas, sendo que também as folhas e as flores contêm essa propriedade.

Encerram um óleo essencial aromático, sendo que o lenho é a parte mais rica em óleo.

Porém o óleo das flores e das folhas é mais apropriado para a indústria da perfumaria, por ser mais delicado.

A terceira variedade (Phoebe patens, Mez.). também é arbusto com raminhos compridos ferrugíneo tomentosos enquanto jovens, depois cinzento fulvos, com folhas oblongas, lanceoladas, até 13cm de comprimento.

Sua madeira é mais clara, amarelo-esverdeada.

Muito cultivadas no Brasil todas as variedades de canela, principalmente nos Estados de Minas Gerais. Rio de Janeiro e São Paulo. É conhecida também como Louro Sassafrás e Sassafrás do Rio. Todas as espécies de canela são essencialmente medicinais, sendo que, de acordo com as variações, são as suas especialidades no tratamento de várias moléstias.

Parte utilizada: Folhas, óleo essencial, raízes.

Princípios Ativos: alcaloides, anetole, apiole, asarona, boldina, cariofileno, cinnamolaurina, coniferaldeído, copaeno, elemicina, eugenol, d-felandreno, isoboldina, l-mentona, miristicina, mucilagem, norboldina, alfa-pineno, piperonilacroleina, resina, reticulina, safreno, safrole, d-sesamina, beta-sitosterol, tanino, tujona.

Propriedades medicinais: Antirreumática, antiespasmódica, anti-inflamatória, antimicrobiana, aromática, depurativa, estimulante, tônica.

Indicações: Estimular a circulação, dor reumática, doença gastrintestinal, resfriado, doença renal, antisséptico dentário, afecção da pele, depurativo, dor artrítica, dor reumática, reumatismo crônico, soporífero.

Contraindicações/cuidados:Grávida, lactante, criança. O safrole, é agente carcinogênico com efeito inferior ao causado pelo álcool e em altas concentrações é tóxico. O uso externo pode causar reações alérgicas e irritações. O safrole pode causar: dilatação das pupilas, vômito, torpor, colapso, danos hepáticos e renais.

 

Pedido Fone 43 3325 5103