Descrição: Descrição: http://ervasdoencas.com/index_arquivos/image002.jpg

Voltar ao menu principal

SAMAMBAIA

 

Descrição: Samambaia - Dryopteris filix-mas

 

Descrição: http://www.plantasonya.com.br/wp-content/img/samambaia1.jpg

Descrição: http://www.vivaterra.org.br/samambaia_mato_grosso_1.2.jpg

Descrição: http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/BXK20087_samambaia-acu800.jpg

A Samambaia (Dryopteris filix-mas) antigamente era conhecida como Alpidium felix-mas e Spinulosa felix. O nome de gênero Dryopteris, vem do grego para “Samambaia-de-Carvalho”, vez que a planta cresce em florestas de Carvalho. Pertence a família Aspleniaceae.

Usos Tradicionais: gripe, meningite, nematelmintos, pneumonia, resfriados, sarampo, solitária, vermes.

Propriedades Medicinais: adstringente, anti-helmíntico, febrifugo, vermífugo.

Na medicina popular, as raízes da Samambaia são usadas para paralisar os músculos de parasitas, de forma que eles se soltem do corpo. Funciona melhor quando a pessoa segue uma dieta livre de álcool por alguns dias antes de fazer uso da planta. Após isso, combinado com um laxante salino, como à base de sulfato de magnésio, os parasitas são eliminados do corpo. Aplicada a febres e feridas para ajudar no processo de cura.

É constituída de óleo-resina com filicina, taninos, triterpenos, alcanos, óleos essenciais, resinas. A planta é tóxica e irritante.

A Samambaia só é utilizada com a supervisão de um profissional de saúde competente. Usar sem recomendação médica pode causar efeitos colaterais adversos, tais como lesões de nervo ópticas (cegueira), coma e até a morte. Não é utilizada durante a gravidez, em casos de doença de coração e concomitante ao uso de ácool. Melhor usada com uma dieta livre de gorduras, para impedir que toxinas sejam absorvidas.

Samambaia Planta Medicinal

SAMAMBAIA - A PTERIDÓFITA MEDICINAL

Dryopteris filix-mas.

Descrição : Também conhecido como samambaia, feto vivaz que atinge de 1 a 1,5 m de altura, suas folhas lanceoladas nascem diretamente do rizoma. possuem o caule fino, esverdeado, revestido de pelos, com muitas folhas de tamanho variável.

Partes Utilizadas : Rizoma e a raiz.

Propriedades : Vermífuga, males do fígado e antirreumático.

Indicações : O rizoma ou broto é muito usado para combater a tênia.

Princípios Ativos : Filicilina.

Toxicologia : Desaconselhável para quem sofre de anemia, gastrite, úlcera duodenal ou cardiopatias.

Modo de usar : 5 gramas num copo de água fervente. O broto deve ser colhido quando ainda possui bastante suco e usado assim fresco em doses pequenas.

Descrição: Samambaia