Voltar ao menu principal

SAMAMBAIA

 

Samambaia - Dryopteris filix-mas

 

http://www.plantasonya.com.br/wp-content/img/samambaia1.jpg

http://www.vivaterra.org.br/samambaia_mato_grosso_1.2.jpg

http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/BXK20087_samambaia-acu800.jpg

A Samambaia (Dryopteris filix-mas) antigamente era conhecida como Alpidium felix-mas e Spinulosa felix. O nome de gênero Dryopteris, vem do grego para “Samambaia-de-Carvalho”, vez que a planta cresce em florestas de Carvalho. Pertence a família Aspleniaceae.

Usos Tradicionais: gripe, meningite, nematelmintos, pneumonia, resfriados, sarampo, solitária, vermes.

Propriedades Medicinais: adstringente, anti-helmíntico, febrifugo, vermífugo.

Na medicina popular, as raízes da Samambaia são usadas para paralisar os músculos de parasitas, de forma que eles se soltem do corpo. Funciona melhor quando a pessoa segue uma dieta livre de álcool por alguns dias antes de fazer uso da planta. Após isso, combinado com um laxante salino, como à base de sulfato de magnésio, os parasitas são eliminados do corpo. Aplicada a febres e feridas para ajudar no processo de cura.

É constituída de óleo-resina com filicina, taninos, triterpenos, alcanos, óleos essenciais, resinas. A planta é tóxica e irritante.

A Samambaia só é utilizada com a supervisão de um profissional de saúde competente. Usar sem recomendação médica pode causar efeitos colaterais adversos, tais como lesões de nervo ópticas (cegueira), coma e até a morte. Não é utilizada durante a gravidez, em casos de doença de coração e concomitante ao uso de ácool. Melhor usada com uma dieta livre de gorduras, para impedir que toxinas sejam absorvidas.

Os 12 Benefícios da Samambaia Para Saúde

Os Benefícios da Samambaia Para Saúde são inúmeros, pois, o Samambaia contém grande valor nutricional indispensáveis para saúde geral do corpo. Além do mais, a Samambaia é uma das várias plantas vasculares não floridas que possuem raízes verdadeiras, hastes e folhas complexas e que se reproduzem por esporos . Eles pertencem à divisão da planta vascular inferior Pteridophyta, com folhas geralmente com sistemas de veias ramificadas; As folhas jovens geralmente se desenrolam de uma cabeça de fiddle apertado, ou crozier. O número de espécies de samambaiasé de cerca de 9.000, mas as estimativas variaram em até 15.000, o número variando porque certos grupos são ainda pouco estudados e porque novas espécies ainda estão sendo encontradas em áreas tropicais inexploradas.

Benefícios da Samambaia

Share

As Samambaias constituem uma antiga divisão de plantas vasculares, algumas delas tão antigas como o Período Carbonífero (começando há cerca de 359 milhões de anos) e talvez mais antigas. O seu tipo de ciclo de vida, dependendo dos esporos para a dispersão, precedeu o ciclo de vida da sementeira. Então, confira os Benefícios da Samambaia Para Saúde:

Benefícios da Samambaia Para Prevenir o Câncer: O beta-caroteno é um antioxidante encontrado em Samambaia e é associado com risco reduzido de vários cancros. O aumento do consumo de beta-caroteno entre 1,7 e 2,7 miligramas por dia reduziu o risco de câncer de pulmão em mais de 40 por cento. Vitaminas do complexo B, Vitamina C, beta-caroteno, Potássio e Cálcio são muito eficazes na cura de úlceras de estômago.

Benefícios da Samambaia Para Curar a Febre: O uso da Samambaia contra a febre é bastante estimulado visto porque ela tem um poder sudorífico, isto é, fazendo o organismo da pessoa que a consome ficar produzindo mais suor do que o normal, fazendo com que a temperatura seja estabilizada diminuindo a febre na pessoa e livrando ela de complicações e convulsões.

Benefícios da Samambaia Para Tratar Bronquite: bronquite aguda é caracterizada pela tosse profunda (molhada ou seca) que surge e permanece depois de uma infecção, como resfriado, sinusite ou gripe é a Samambaia é excelente para tratar a bronquite, pois, a samambaia possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para tratar a bronquite. A bronquite crônica desenvolve-se devido à presença contínua de substâncias irritantes, geralmente fumaça de cigarro, alergias ambientais, umidade e até mesmo alergias alimentares.

Benefícios da Samambaia Para Como Fornecedor de Potássio: Samambaia é uma fonte significativa de potássio, o que significa que o consumo destas frondas pode melhorar a saúde do seu coração e aumentar as funções eletrolíticas. O potássio também é benéfico para a saúde de seus músculos, evitando cólicas, além de melhorar a condição de seus ossos.

Benefícios da Samambaia Para Tratar Meningite: A Meningite é uma infecção causada por vírus que atinge a membrana que envolve a medula espinhal e o cérebro, caracterizada por febre, de início repentino, dor de cabeça, vômitos e rigidez de nuca. A vitamina B presente na Samambaia suporta o sistema imunológico, bem como o sistema nervoso, o que torna ainda mais difícil para a meningite se desenvolver.

Benefícios da Samambaia Para Evitar Problemas no Pâncreas: Samambaia ajuda a reduzir a taxa de glicose no sangue e os níveis de hemoglobina glicosada, reduz a quantidade de lipídios circulantes – triglicerídeos e colesterol LDL – e alivia o trabalho do pâncreas.

Benefícios da Samambaia Para Tratar os Sintomas da Psoríase: A psoríase é uma doença autoimune que se manifesta no nosso maior órgão, a pele, não sendo contagiosa é crônica e pode surgir em qualquer idade. O seu aspeto, extensão, evolução e gravidade são variáveis, caracterizando-se pelo aparecimento de lesões vermelhas, espessas e descamativas, que afetam sobretudo os cotovelos, os joelhos, a região lombar, o couro cabeludo e as unhas. A Samambaia oferece os nutrientes essenciais para

Benefícios da Samambaia Para Tratar Inflamação: O chá da Samambaia ajuda a reduzir a inflamação e ainda combate os radicais livres que atacam as membranas das células.

Benefícios da Samambaia Para os Olhos: Samambaia é rica em Vitamina A. A Vitamina A é conhecida por melhorar a sua visão e prevenir a cegueira noturna e degeneração macular de desenvolvimento à medida que envelhecemos.

Benefícios da Samambaia Para o Sistema Imunológico: A Vitamina C é outro antioxidante encontrado na Samambaias. Precisamos obter suficiente vitamina C para manter nosso sistema imunológico em funcionamento e para proteger contra infecções.

Benefícios da Samambaia Para Tratar Artrite: Samambaia ajuda aliviar a dor de condições inflamatórias como a artrite. O cobre presente na Samambaia é essencial para uma dieta saudável porque é vital para um crescimento e desenvolvimento saudáveis, bem como ajuda a proporcionar a pigmentação dos olhos e dos cabelos

OBS: A Samambaia não pode ser consumida por pessoas que sofrem de anemia, gastrite, úlcera duodenal ou cardiopatias. Além do mais, mulheres que estejam em grávidas ou em processo de amamentação também devem ficar longe da planta. Assim como foi indicado no início do texto, o mais aconselhável é recorrer ao médico.