Descrição: C:\Users\Ervas\Desktop\Ervas Londrina\index_arquivos\image002.jpg

Voltar ao menu principal

SALSAPARRILHA

 

Salsaparrilha (Smilax medica)
Esta planta é nativa da América Central e do Sul. Foi introduzida na Europa no século XVI, e aconselhou a sua utilização para tratamento de pele sintomas da sífilis.

Salsaparrilha - Propriedades
    Um dos melhores tônicos. Diurético, sudorífico. Reduz o colesterol.
    Localiza uso no tratamento de reumatismo, gota, artrite, asma, nefrite, e sífilis.
    Por seu poder é usado na purificação: cistite, uretrite, oligúria, pedras nos rins, hiperuricemia, gota, hipertensão arterial, edema, excesso de peso com retenção de líquidos.
    Outros usos de salsaparrilha incluem bronquite, enfisema, asma.
    Também é usado como um limpador de problemas dermatológicos: acne, eczema, psoríase (facilita a descamação da pele) no reumatismo articular ou para "baixo" sangue, daí o seu nome popular deriva de "mermasangre.
    O estudo da sua composição, revela a presença de esteróides que são uma estrutura semelhante à progesterona, o hormônio que permite a sua aplicação.
    No México e América do Sul tem sido utilizado como um estimulante da função sexual e para tratar problemas da menopausa.

Contra-indicações - Sarsaparilla
    Seu uso como um diurético na presença de hipertensão, doença cardíaca ou insuficiência renal moderada a grave, só deve ser feito sob prescrição e controle médico.
    PLS No Use as formas farmacêuticas que contenham álcool a crianças menores de dois anos ou pessoas com álcool etílico.

Os efeitos colaterais da Salsaparrilha
Nenhum conhecido.

Toxicidade: 0 - 1 - 2 -  3
    Como acontece com qualquer plantas medicinais que podem ser tomadas em tintura ou extrato fluido deve ser sempre mantido em mente o teor de álcool.
    Em doses elevadas, pode causar gastroenterite.
    Recomendamos a sua utilização ser interrompido por causa da presença de saponosides com ação hemolítica (embora só foi testado experimentalmente in vitro e em animais após a administração parenteral).

 

Pedido Fone 43 3325 5103