Voltar ao menu principal

SABUGUEIRO

 

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTSaGC8RLOxf8Tt66E390SG-sanh_Mfi9fR_t0aGFNfExhXKn_1

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRCoYBZGlQLrNBd0_O0UB4YZIJ1ri51JXn4xpf7SP_FziVuSIJa

http://3.bp.blogspot.com/_uje2wDM_32M/SjbHw9GDEvI/AAAAAAAAPYU/wAWfIoXqZPE/s400/flor_de_sabugueiro_4.JPG

http://ecosanto.files.wordpress.com/2009/05/p5046302.jpg

Resultado de imagem para sabugueiro para que serve o chá

 

Sabugueiro é uma árvore espontânea que os agricultores plantam para fazer sebes e à volta das vinhas ou junto às linhas de água, mas cujas bagas depois de apanhadas e secas, são exportadas para Alemanha, Japão, Holanda, etc., a fim de serem transformadas e servirem de corantes para as pastelarias, bem como para produtos farmacêuticos.


O fruto também se utiliza como aditivo ao vinho, para lhe dar, especialmente, cor.
A baga do Sabugueiro é uma das fontes de riqueza para os agricultores nos países em que é aproveitada agrícola e industrialmente.


Como exemplo podemos dizer que foi graças a esta árvore e ao riquíssimo património plantado no concelho de Tarouca, que foi criada uma associação, com ela um Rancho folclórico com o objectivo de preservar a cultura popular, nomeadamente os trajes, danças, cantigas, usos e costumes do povo do Vale do Varosa, além da ocupação dos tempos livres dos jovens, retirando-os dos meios alienatórios que os podem levar à destruição.

 

Na Culinária

Servem para enfeitar saladas, doces, sempre usadas cruas e frescas.

Bebida de Flores de Sabugueiro

2 L de água

500 g de açúcar.

Sumo e raspa de um limão

Ferva a água com o açúcar, deixe esfriar, coloque o sumo e as raspas de limão e as flores de sabugueiro.

Deixe descansar por 24 h, coberto com um pano de linho ou uma fralda.

Coloque num vidro de 3 l de boca larga, ou num recipiente que possa ser hermeticamente fechado.

Acrescente 1 l de vinho branco ou cidra e deixe descansar por duas semanas.

Esta bebida pode ser servida como suco, e inclusive misturada com frutas e água

 

Uso Medicinal!

As propriedades do sabugueiro são admiradas desde os tempos de Hipócrates (século 5 a.C.), considerado o maior médico da antiguidade.

Esse arbusto ajuda nas inflamações, é anti diarreico, óptimo para crianças com doenças como o sarampo e a catapora, pois baixa a temperatura do corpo e é anti-febrífugo. É indicado para tratamentos com os órgãos femininos, pois é um auxiliar maravilhoso para a artemísia.

A fruta quando seca e tostada, moída e preparada como café, é excelente para interromper a diarreia.

As folhas machucadas podem ser aplicadas nos casos de queimaduras, retirando rapidamente a dor.

O chá das flores secas do sabugueiro é utilizado contra resfriados, gripes, anginas e nas enfermidades eruptivas, como sarampo, rubéola, varíola e escarlatina, por provocarem rapidamente a transpiração.

O chá das cascas, raízes e folhas é indicado para combater a retenção de urina (efeito diurético) e o reumatismo. Além disso, o chá da frutinha purifica o sangue e limpa os rins.

 

Uso Energético

Não existe nada mais maravilhoso que um banho de imersão com flores de sabugueiro.

O sabugueiro é indicado para pessoas que estão sempre temendo perder o controle das situações. Para quem tem movimentos involuntários de origem nervosa.

Diz-se que limpa a aura e prepara para coisas novas e criativas

Para que serve o Sabugueiro e como preparar o Chá

TUA SAÚDE  PLANTAS MEDICINAIS

Para que serve o Sabugueiro e como preparar o Chá

O Sabugueiro é um arbusto com flores brancas e bagas pretas, também conhecida como Sabugueiro-da-europa, Sabugueirinho ou Sabugueiro-negro, cujas flores podem ser utilizadas para preparar um chá, que pode ser usado como auxiliar no tratamento da gripe ou resfriado.

Esta planta medicinal tem com nome cientifico Sambucus nigra e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres.

Para que serve e quais as propriedades

As flores do sabugueiro têm propriedades expetorantes, estimulantes da circulação sanguínea, estimulantes da produção de suor, antivirais e anti-inflamatórias tópicas.

Assim, o sabugueiro pode ser utilizado para ajudar no tratamento de gripe e resfriado, febre, tosse, rinite, sintomas alérgicos, feridas, abscessos, acúmulo de ácido úrico, problemas renais, hemorroidas, hematomas, frieiras e reumatismo.

Como usar

As partes utilizadas do sabugueiro são as suas flores, que podem ser utilizadas para preparar um chá:

Chá de sabugueiro

Para preparar o chá de sabugueiro, é necessário:

Ingredientes

·         1 colher de sopa de flores secas de sabugueiro;

·         1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar 1 colher de sopa de flores secas de sabugueiro em uma xícara de água fervente e deixar em infusão por 10 minutos. Coar e tomar 3 xícaras do chá ao dia.

Além disso, o chá pode ser usado para fazer gargarejos em caso de garganta inflamada e irritada ou no caso de presença de aftas.

Existem ainda pomadas com extrato de flores de sabugueiro na composição, que estão indicadas para o tratamento de rachaduras causadas pelo frio, hematomas, hemorroidas e frieiras.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do sabugueiro podem incluir reações alérgicas variadas. Além disso, os frutos do sabugueiro se consumidos em excesso podem ter um efeito laxativo.

"Seu nome científico é Sambucus nigra, mas é conhecido popularmente como sabugueiro da Europa ou sabugueirinho. As flores do sabugueiro têm coloração branca e um aroma agradável.

De acordo com a farmacêutica Cristina Peitz de Lima, coordenadora do curso de pós-graduação em Nutrição Clínica com ênfase em Fitoterapia da Unibrasil, esta planta é utilizada com fins medicinais desde o século 13, especialmente por camponeses europeus, devido as suas propriedades sobre o aparelho respiratório.

Ela acredita que a popularização do sabugueiro, nos dias de hoje, é devida a seus benefícios em estados gripais e por conferir energia e tranquilidade emocional.

>>Fumante escreve obituário como alerta no dia de sua morte: “eu era um idiota”

Somado a isso, a médica nutróloga, Marcella Garcez Duarte, da Associação Brasileira de Fitoterapia, lista outras das aplicações da planta para uso medicinal.

Por ser rico em vitamina C, a planta fortalece o sistema imunológico e mantém pele e cabelo saudáveis. Foto: Reprodução.

Dessa forma, o sabugueiro pode ser utilizado em quadros febris, visto que é um poderoso antitérmico; ajuda a tratar problemas renais, reumatismo, prisão de ventre e evita o envelhecimento precoce.

Por ser rico em vitamina C, a planta fortalece o sistema imunológico e mantém pele e cabelo saudáveis.

Segundo a médica, o sabugueiro é procurado, geralmente, por pessoas portadoras de doenças crônicas que buscam tratamentos mais naturais, menos agressivos e com menos efeitos colaterais que os convencionais.

Ela alerta, entretanto, que a fitoterapia médica é uma terapia complementar e não alternativa às condutas consagradas. Os fitoterápicos no Brasil são regulamentados como medicamentos e devem ser prescritos e consumidos como tal.

“Existem pessoas que procuram a fitoterapia por conta própria, principalmente para o consumo de chás e infusões, porém devem estar atentas a efeitos indesejados e riscos dos mesmos”, destaca a nutróloga Marcella Garcez Duarte. Neste sentido, a nutróloga orienta que gestantes, lactantes, pessoas com disfunções gastrointestinais e crianças, sem orientação médica, evitem o consumo da planta.

Onde encontrar?

Normalmente, o sabugueiro é consumido na forma de chá e as flores podem ser encontradas em empórios e ervanários.

Nas farmácias de manipulação, o sabugueiro é comercializado como fitoterápico, na forma de xaropes, comprimidos ou cápsulas. Também é encontrado como pomada feita com extrato das flores.

Em Curitiba, a erva de sabugueiro para chás pode ser encontrada no Mercado Municipal. O valor médio é de R$ 30 para 100 gramas do produto.

Como usar?

Para preparar um chá de sabugueiro, misture duas colheres de sopa das flores em um litro de água. O ideal é consumir de duas a três xícaras ao dia, preferencialmente com orientação médica."

Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/saude-e-bem-estar/cha-de-sabugueiro-e-poderoso-remedio-natural-contra-gripes-e-resfriados/

Copyright © 2019, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Pedido Fone 43 3325 5103

Pedido