Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: C:\Users\Ervas\Desktop\Ervas Londrina\index_arquivos\image002.jpg

Voltar ao menu principal

Romã

 

Descrição: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS_HfwoOyvJ7RVbu76Upt6PZLwNyjtwQGwjWJe_vpY8oEnxKluheQ

Descrição: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTh7ock3Ca2dyEQP4aHyr5fmrMNez8ys9VikscVpeMFiYNeXgaH

Descrição: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSdJQBB2XDpyPZKN_VbhemURtYt4PlMYpcTCW30JVxAtUeQYCqe

Descrição: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQL7dtM2PdaeYrpGOR8Bd9rDeFFb_Qz66fPFIVtXhPwY90OlI3V

O poderoso chá de casca de romã

Por Karla Precioso postado em 18/10/2011 às 13h00

Comentários (0)

 

Chá de casca de romã alivia a dor de garganta.

Diz a sabedoria popular que fazer gargarejo com chá de casca de romã alivia a dor de garganta. E é verdade. Os compostos fenólicos — antioxidantes que preservam estruturas biológicas como a membrana celular — presentes na fruta têm propriedades anti-inflamatórias e capacide para aderir à mucosa, protegendo-a. O ideal é fazer o gargarejo à noite, um pouco antes de dormir, ensina a bioquímica Fernanda Jardini.

Quer mais? Tem! A fruta também protege os vasos sanguíneos, reduzindo as chances de infarto e derrame. Para aproveitar os benefícios, bata no liquidificador a casca, as sementes e a polpa com um pouco de água. Coe e beba em seguida. Outro jeito é friccionar os grãos numa peneira para extrair o suco ou consumi-los juntamente com as folhas verdes ou na salada de frutas.

 

A romã não atrai apenas sorte e fartura, prometidas pela simpatia popular a quem chupar seis sementes da fruta todo 6 de janeiro, Dia de Reis. Há evidências de que a ingestão diária do suco feito com a casca, as sementes e a polpa (sim, tudo junto!) ajuda a controlar a pressão arterial, reduzir o colesterol ruim (LDL) e prevenir o câncer de mama e de próstata. 

Segundo a bioquímica Fernanda Archilla Jardini, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), “ainda não foram realizados testes em humanos, mas as células tumorais in vitro tratadas com a bebida tiveram seu crescimento inibido”. Já os efeitos sobre a pressão e o colesterol estão comprovados desde 2001 por estudos do bioquímico norte-americano Michael Aviram, do Rambam Medical Center, em Haifa, Israel. 

Mais saúde para o corpo 
Diz a sabedoria popular que fazer gargarejo com chá de casca de romã alivia as dores na garganta. E é verdade. “Os compostos fenólicos – antioxidantes que preservam estruturas biológicas como a membrana celular – presentes na fruta têm propriedades antiinflamatórias e capacidade para aderir à mucosa, protegendo-a. O ideal é fazer o gargarejo à noite, pouco antes de dormir”, ensina a bioquímica Fernanda Jardini, estudiosa e apaixonada pela fruta. 

Mas é dentro da romã, nas sementes e na película esbranquiçada que as envolve, que estão guardadas as antocianinas (substâncias anticancerígenas) e os ácidos gálico, elágico e protocatequínico (poderosos antioxidantes). 

Mais: pesquisas apontam que esses ácidos protegem os vasos sanguíneos, reduzindo as chances de infarto e derrame. “Para aproveitar os benefícios, bata no liquidificador a casca, as sementes e a polpa com um pouco de água, coe e beba em seguida. Outro jeito é friccionar os grãos numa peneira para extrair o suco ou consumi-los juntamente com folhas verdes ou na salada de frutas”, ensina a especialista. 

Com informações da BONS FLUIDOS

Links Patrocinados

 

Pedido Fone 43 3325 5103

Pedido