Voltar ao menu principal

Romã

 

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS_HfwoOyvJ7RVbu76Upt6PZLwNyjtwQGwjWJe_vpY8oEnxKluheQ

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTh7ock3Ca2dyEQP4aHyr5fmrMNez8ys9VikscVpeMFiYNeXgaH

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSdJQBB2XDpyPZKN_VbhemURtYt4PlMYpcTCW30JVxAtUeQYCqe

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQL7dtM2PdaeYrpGOR8Bd9rDeFFb_Qz66fPFIVtXhPwY90OlI3V

Resultado de imagem para beneficios da romã para o homem"

O poderoso chá de casca de romã

Por Karla Precioso postado em 18/10/2011 às 13h00

Comentários (0)

 

Chá de casca de romã alivia a dor de garganta.

Diz a sabedoria popular que fazer gargarejo com chá de casca de romã alivia a dor de garganta. E é verdade. Os compostos fenólicos — antioxidantes que preservam estruturas biológicas como a membrana celular — presentes na fruta têm propriedades anti-inflamatórias e capacidde para aderir à mucosa, protegendo-a. O ideal é fazer o gargarejo à noite, um pouco antes de dormir, ensina a bioquímica Fernanda Jardini.

Quer mais? Tem! A fruta também protege os vasos sanguíneos, reduzindo as chances de infarto e derrame. Para aproveitar os benefícios, bata no liquidificador a casca, as sementes e a polpa com um pouco de água. Coe e beba em seguida. Outro jeito é friccionar os grãos numa peneira para extrair o suco ou consumi-los juntamente com as folhas verdes ou na salada de frutas.

 

A romã não atrai apenas sorte e fartura, prometidas pela simpatia popular a quem chupar seis sementes da fruta todo 6 de janeiro, Dia de Reis. Há evidências de que a ingestão diária do suco feito com a casca, as sementes e a polpa (sim, tudo junto!) ajuda a controlar a pressão arterial, reduzir o colesterol ruim (LDL) e prevenir o câncer de mama e de próstata. 

Segundo a bioquímica Fernanda Archilla Jardini, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), “ainda não foram realizados testes em humanos, mas as células tumorais in vitro tratadas com a bebida tiveram seu crescimento inibido”. Já os efeitos sobre a pressão e o colesterol estão comprovados desde 2001 por estudos do bioquímico norte-americano Michael Aviram, do Rambam Medical Center, em Haifa, Israel. 

Mais saúde para o corpo 
Diz a sabedoria popular que fazer gargarejo com chá de casca de romã alivia as dores na garganta. E é verdade. “Os compostos fenólicos – antioxidantes que preservam estruturas biológicas como a membrana celular – presentes na fruta têm propriedades antiinflamatórias e capacidade para aderir à mucosa, protegendo-a. O ideal é fazer o gargarejo à noite, pouco antes de dormir”, ensina a bioquímica Fernanda Jardini, estudiosa e apaixonada pela fruta. 

Mas é dentro da romã, nas sementes e na película esbranquiçada que as envolve, que estão guardadas as antocianinas (substâncias anticancerígenas) e os ácidos gálico, elágico e protocatequínico (poderosos antioxidantes). 

Mais: pesquisas apontam que esses ácidos protegem os vasos sanguíneos, reduzindo as chances de infarto e derrame. “Para aproveitar os benefícios, bata no liquidificador a casca, as sementes e a polpa com um pouco de água, coe e beba em seguida. Outro jeito é friccionar os grãos numa peneira para extrair o suco ou consumi-los juntamente com folhas verdes ou na salada de frutas”, ensina a especialista. 

Com informações da BONS FLUIDOS

11 Benefícios do Chá de Romã – Para Que Serve e Como Fazer

A romã é uma fruta nativa do Oriente Médio que por trás de sua grossa casca vermelha, que lembra uma laranja, possui uma polpa branca e carnuda cheia de pequenas sementes vermelhas. Esta fruta pode ser ingerida como um chá que oferece inúmeros benefícios para a saúde se for consumido regularmente.

O chá de romã pode ser feito com sementes de romã trituradas, flores de romã secas ou simplesmente adicionando um suco de romã concentrado a uma xícara de chá comum. Ele é composto por muitos nutrientes, além de ser naturalmente doce e ter uma tonalidade vermelho profundo.

Para que serve o chá de romã?

O chá de romã tem uma composição rica em potássio, fibras e flavonoides. Uma porção de romã fornece aproximadamente 12% da ingestão diária recomendada de vitamina C, 16% de vitamina K e 10% de folato. Além disso, os fitoquímicos encontrados na romã, incluindo taninos, são vitais na ação antioxidante.

Essa composição serve para melhorar a saúde do coração, prevenir certos tipos de câncer, prevenir doenças crônicas, ajudar a emagrecer e reduzir a inflamação, entre outros.

Benefícios

Como vimos, a fruta e o chá de romã contêm muitos nutrientes capazes de trazer diversos benefícios para a saúde. Veja abaixo:

1. Ajuda a proteger a saúde do coração

Os ingredientes ativos em romãs são capazes de reduzir a pressão arterial e reduzir os níveis de colesterol total. Essa condição é útil para reduzir a aterosclerose, ataques cardíacos, derrames e doenças coronárias.

Os componentes antioxidantes presentes nesta fruta ajudam a evitar o acúmulo de colesterol ruim e, assim, mantêm as artérias livres de qualquer coágulo, porque as romãs têm a capacidade de tornar o sangue mais fino.

2. Ajuda a prevenir o câncer

Existem poderosos flavonoides e antioxidantes no chá de romã que são conhecidos por neutralizar células potencialmente cancerosas antes que elas se espalhem. A combinação de suco de romã com chá normal pode tornar esses efeitos ainda mais poderosos. Há também estudos que descobriram a presença de ácido púbico em romã, que é um tipo de ácido graxo que atinge as células do câncer de mama, matando-as de forma eficaz.

As romãs também ajudam a reduzir as chances de câncer de próstata nos homens, pois elas inibem o crescimento de células cancerosas da próstata. Outros produtos químicos à base de plantas presentes nas sementes de romã também podem proteger o corpo de quaisquer células cancerígenas, dessa forma entende-se que ao consumir o chá de romã, você estará experimentando todos esses benefícios.

3. Reduz a inflamação

O consumo regular do chá de romã tem sido associado a uma redução na resposta imune do organismo, que pode reduzir a inflamação desnecessária no corpo. Isso também pode ajudar a aliviar os sintomas de condições comuns, como artrite, gota e dores de cabeça crônicas. A artrite é uma doença crônica causada por inflamação articular grave.

Romãs têm antioxidantes que ajudam a acalmar o corpo e reduzir a inflamação. Vários testes que foram realizados em animais mostraram uma diminuição significativa na artrite induzida por colágeno. Existem estudos que mostram que a romã pode ajudar a prevenir a produção de enzimas que destroem a cartilagem que o corpo produz quando sofre de artrite.

4. Ajuda o corpo a combater o envelhecimento das células

O chá de romã é rico em antioxidantes, que são substâncias que ajudam o corpo a combater e impedir o envelhecimento das nossas células. Antioxidantes são extremamente necessários para um funcionamento saudável e equilibrado de seus órgãos vitais e existem muitas doenças que podem ser evitadas com um consumo adequado dessa substância.

Eles combatem os radicais livres que têm um efeito adverso em nossos organismo e ajudam a construir uma escudo que protege o corpo tanto externa quanto internamente. Os antioxidantes das romãs são três vezes mais potentes que a quantidade de antioxidantes presentes no vinho tinto e no matcha. De acordo com o Centro de Recursos de Saúde e Nutrição da ACAI, eles são relevantes para impulsionar o sistema imunológico, e além de combater e diminuir o risco de câncer, podem ajudar a prevenir o diabetes.

5. Pode ajudar a prevenir o diabetes

Estudos realizados com a romã mostraram que os açúcares presentes não tiveram impacto negativo nos parâmetros do diabetes, pelo contrário, eles ajudaram a reduzir o risco de aterosclerose relacionada a doença. Alguns outros compostos importantes em romãs, como os ácidos elágico, gálico e ursólico, apresentaram propriedades antidiabéticas.

Além disso, os açúcares das sementes também possuem polifenóis

 antioxidantes únicos que podem ajudar a prevenir a diabetes tipo 2. Porém, antes de consumir, fale com o seu médico e entenda se o consumo é seguro para o seu caso.

6. Ajuda a aumentar a saúde digestiva

O chá de romã feito com as sementes pode aumentar a saúde digestiva, isso porque elas contêm vitaminas do complexo B. Essas vitaminas ajudam seu corpo a converter gordura, proteína e carboidratos em energia. As sementes também contêm fibras, outro nutriente essencial para a digestão, que previnem e tratam também a constipação.

Isso sem falar das propriedades anti-inflamatórias, que podem ajudar outros problemas gastrointestinais, como a colite ulcerativa. Porém, é preciso estar ciente que a romã é um alimento ácido e pode agravar certos problemas digestivos, como azia, refluxo ácido, ou até mesmo úlceras de estômago e boca.

7. Contribui para uma pele saudável

Os antioxidantes encontrados nas sementes de romã são compostos capazes de combater aos radicais livres. Isso pode ajudar a melhorar a aparência da pele, bem como diminuir os efeitos do estresse oxidativo, ajudando a eliminar rugas, manchas de idade e cicatrizes na pele, além de melhorar a elasticidade para manter a aparência mais jovem.

Além disso, as romãs são ricas em vitamina C, um nutriente importante para a pele e também podem aumentar a capacidade de proteger a pele do sol. Isso pode ser útil no tratamento do melasma. Ingerir diariamente também pode ajudar a tratar a rosácea, graças às propriedades anti-inflamatórias da fruta, que inibe a atividade inflamatória dos mastócitos humanos.

8. Pode ajudar a perder peso

A combinação do chá de romã com um chá regular pode potencializar o trabalho do metabolismo, dando a ele um grande impulso, o que pode ajudar a melhorar a queima de gordura passiva. Isso significa mais calorias sendo queimadas todos os dias e uma contribuição relevante para o emagrecimento, se você estiver tentando perder alguns quilos extras.

9. Ajudam a manter um alto nível de energia ao longo do dia

Muitas vezes escolhemos tomar bebidas energéticas e outras bebidas artificiais prejudiciais para nos ajudar a manter a energia. O chá é capaz de receber os nutrientes da romã e contém açúcares e vitaminas que ajudam a manter um alto nível de energia ao longo do dia.

Os carboidratos ajudam a fornecer muita energia para o corpo e aproximadamente 90% das calorias da romã são provenientes dos carboidratos presentes na fruta.

10. Ajuda o corpo a obter uma quantidade considerável de vitaminas

O nosso organismo precisa de vitaminas, e algumas delas são recebidas através da alimentação. Atualmente, existem muitos suplementos vitamínicos que são feitos convencionalmente para ajudar a lidar com as deficiências dessas vitaminas, mas algumas podem ser obtidas através de romã.

Vitamina C, vitamina e vitamina K são algumas presentes na fruta e a ingestão da romã inteira ou do suco adicionado ao chá de romã ajudará a obter uma quantidade adequada de nutrientes que o corpo precisa diariamente.

11. Sementes de romã fortalecem o sistema imunológico

Os poderosos antioxidantes presentes nas sementes de romã fortalecem o sistema imunológico. Estudos mostraram que eles podem efetivamente combater bactérias e vírus que de outra forma afetam a saúde humana.

Estudos estão sendo realizados para entender como a romã pode ajudar a tratar várias outras doenças associadas a um sistema imunológico debilitado, como por exemplo doenças respiratórias, como bronquite e infecção na garganta.

Além disso, como a romã é rica em nutrientes, ajuda a combater a fadiga e a exaustão. O ferro ajuda a melhorar a saúde do sangue e também ajuda a manter uma contagem normal de plaquetas.

Como fazer o chá de romã?

O chá de romã pode ser feito de várias maneiras. Você pode usar as sementes trituradas, as flores secas ou o suco de romã, que pode ser feito e misturado a outro chá de sua preferência. Veja como fazer:

1. Suco de romã

·         Preparo do suco:O chá de romã pode ser feito com suco já pronto, comprado em uma loja ou supermercado, mas se tiver a fruta fresca disponível vale a pena fazer o seu próprio suco, pois não haverá conservantes. Para o suco fresco quebre a romã em uma tigela com água, assim as sementes serão depositadas no fundo da tigela enquanto a casca branca irá flutuar até o topo. Basta separar a casca para liberar as sementes. Coe as sementes para tirar a água e coloque-as no liquidificador. Pulse o liquidificador até que as elas estejam bem descascadas. Despeje em uma peneira, esprema a polpa para liberar o suco em uma tigela ou jarro.

·         Preparo do chá com o suco de romã: Você pode combinar o suco de romã com outro chá de sua preferência, como chá preto e verde. Para um efeito calmante, considere o chá de camomila. Você também pode tentar combiná-lo com hortelã ou capim-limão. Sinta-se à vontade para experimentar. Prepare o chá como de costume e adicione o suco de romã ao chá. A quantidade de suco irá variar dependendo do seu sabor e do tipo de chá que você usa. Adicione um adoçante se o sabor for um pouco amargo para suas preferências.

2. Chá de romã com flores secas

Ao usar as flores secas para preparar o chá, basta misturar 1/4 xícara de flores secas com 1 xícara de água fervente por aproximadamente 3 ou 4 minutos, depois coe e sirva quente.

3. Chá de romã com sementes

Para fazer o chá com as sementes esmagadas, siga as instruções abaixo.

Adicione 3 xícaras de sementes de romã ao liquidificador. Coloque 1 xícara de açúcar (opcional) e misture bem. Despeje a mistura em um recipiente para fins de armazenamento. Para preparar o chá coloque uma colher desse preparo em uma xícara, encha com água quente e misture bem. Adicione mel a gosto, se necessário.

Cuidados importantes

O chá de romã é muito benéfico para a saúde, mas pode ser perigoso se for bebido em excesso. Por exemplo, consumir muito desse chá pode causar complicações na gravidez , assim como náusea, tontura, dores de cabeça e vômitos.

As mulheres grávidas e que amamentam devem evitar o chá de romã, pois não há informações confiáveis ​​suficientes sobre a segurança do uso. Verifique com o seu médico.

Como vimos, a romã demonstra ser uma fruta altamente nutritiva, rica em potássio, fibras, flavonoides, vitamina C, vitamina K e folato. Uma vez que o chá é preparado com o suco, flores secas ou sementes, ele recebe esses nutrientes, o que contribui com a nossa saúde cardíaca, protege o organismo contra o câncer, age como um anti-inflamatório capaz de melhorar doenças como artrite e gota, além de fortalecer o sistema imunológico tratando doenças respiratórias, como bronquite e infecção na garganta, entre outros.

Inclua esse chá na sua alimentação regularmente e experimente todos os seus benefícios.

Pedido Fone 43 3325 5103

Pedido