Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: C:\Users\Ervas\Desktop\Ervas Londrina\arnica_arquivos\image002.jpg

Voltar a pagina principal

RINS RUIM

 

Descrição: Remédios naturais para os rins

Descrição: 03 - Aipo

Descrição: remedios-aturais-rins-quebrapedra. MCarlos

Descrição: Chás que ajudam a tratar problemas nos rins

Chás que ajudam a tratar problemas nos rins

Os rins são órgãos vitais no organismo humano. Para entender quão importante eles são, pense neles como um filtro, que irá filtrar toxinas, bactérias e outras substâncias que não são boas para o organismo, encaminhando-as para que sejam eliminadas através da urina. No entanto, caso não sejam bem cuidados, os rins podem perder a capacidade de exercer suas funções, ou obter problemas que causam muitas dores – como a famosa pedra no rim.

Ao sentir qualquer dificuldade urinária ou desconfiança de problema renal, é fundamental e urgente que se busque o auxílio médico de um especialista, mas a sábia medicina natural também pode ter importante papel nesse tratamento, com diversos chás responsáveis por aliviar e tratar problemas renais. Conheça alguns eficientes e populares chás para este fim

Chá de quebra pedra

Sem sombra de dúvidas, em boa parte do Brasil, o chá de quebra pedra é o mais indicado para dores renais, cistites e infecções urinárias. O motivo é que ele possui uma grande propriedade diurética, que estimula a eliminação de líquido, e consequentemente das bactérias, toxinas e até mesmo cálculos renais que estejam causando incômodo. É importante frisar que para que a “pedra” no rim possa ser expelida de maneira natural, ela deve ter determinado tamanho constatado por exames médicos e avaliados por um médico de confiança.

Os rins são os órgãos encarregados de filtrar as toxinas e os minerais encontrados no sangue, por isso são tão importantes para o corpo.

Sem os rins funcionando corretamente, todo o organismo poderia colapsar em pouco tempo, por esse motivo, devemos nos preocupar com a saúde desses órgãos e primar para que exerçam corretamente sua função.

Como podemos prevenir doenças nos rins?

Uma das maneiras mais fáceis, econômicas e naturais de prevenir que os rins sofram de várias doenças é consumir água, aproximadamente 8 copos por dia, com a finalidade de mantermos o corpo suficientemente hidratado para prevenir possíveis infecções nos rins e no aparelho urinário.

Outra maneira muito fácil, além de deliciosa, de hidratar o organismo é consumindo melancia, fruta considerada como um poderoso diurético e recomendada como um remédio natural para os cálculos renais.

E ainda, para prevenir os cálculos renais, podemos tomar a infusão dos talos de aipo (ou salsão), ou consumir o talo do aipo nas saladas.

Bebidas alcoólicas devem ser evitadas na medida do possível, dessa maneira poderemos prevenir cálculos e infecções, e nos asseguramos de que os rins estarão saudáveis por muitos anos.

Alguns alimentos devem ser evitados, principalmente aqueles que contenham altos níveis de oxalato, tais como beterraba, espinafre, acelga, soja, gérmen de trigo, amendoim e o chocolate.

Como combater os cálculos renais?

Dentre as doenças que podem afetar o bom funcionamento dos rins, estão os temidos e dolorosos cálculos.

Porém, afortunadamente, existem os benefícios de alguns remédios naturais, que podem combater a esse problema.

Um desses remédios naturais é a mescla de azeite de oliva com suco de limão e um toque de vinagre de maçã.

Esses ingredientes devem ser muito bem misturados, e assim que a dor provocada pelos cálculos comece a incomodar, tomamos uma colher de chá de hora em hora, até que a dor desapareça.

Outra forma de acabar com os cálculos renais é tomar o suco de granadilha, conhecida também como passiflora, várias vezes ao dia.

Também podemos contar com a raiz de dente-de-leão, uma opção eficaz para limpar o aparelho urinário e ajudar a eliminar os cálculos renais.

Nesse caso tomamos pelo menos duas ou três infusões ao dia desta raiz, isso será mais do que suficiente para manter os rins saudáveis.

Outro dado importante é que o magnésio substancia essencial para nosso organismo, evita a produção de cálculos renais, ajudando a evitar a dor causada pelos mesmos.

Consumindo aproximadamente 300 mg diários de magnésio, teremos mais do que o suficiente para alcançarmos nosso objetivo inicial, que é cuidar bem dos rins.

Serão uma boa ideia consultar e aprender quais são os alimentos que podem nos oferecer as quantidades necessárias deste mineral, e claro, inclui-los em nossa alimentação diária, para manter os cálculos bem longe de nossos rins.

 

Mas por que funciona na prevenção e alivio dos sintomas? Essa planta é uma verdadeira salvação para os ureteres, pois age na região como antiespasmódica, relaxante muscular e anestésica, além de ser diurética. 

Mesmo não quebrando literalmente os cálculos renais, ela torna o canal mais relaxado e a expulsão mais fácil.

 

Como preparar?

Muito simples. Precisaremos apenas de 10 g das folhas secas de quebra pedra (2 colheres de sopa aproximadamente) e 1 litro d’água.

Com os ingredientes à mão, fervemos as folhas por cerca de 10 minutos em 1 litro d’água. O consumo deve ser de 2 a 3 xícaras por dia.

Cuidados

Não devemos prolongar o consumo do chá por mais de 20 dias, apesar de seus benefícios, pode ser tóxico e prejudicial.

Caso sua eficácia seja lenta, é recomendável consumir o chá por três semanas, realizar uma pausa de uma semana para voltar a consumi-lo novamente.

Além disso, gestantes, mulheres em período de lactância e crianças não devem consumir o chá.

Por fim, é necessário saber que devemos cuidar de cada um dos órgãos, para melhorarmos nossa qualidade de vida e prolongarmos nossos dias, a fim de continuarmos a desfrutar dos benefícios que só a natureza pode nos proporcionar.

Dez alimentos que fortalecem os rins

Descrição: Dez alimentos que fortalecem os rins

Descrição: mirtilos

Descrição: aipo para emagrecimento

Descrição: dieta do morango para emagrecer

 

Os rins são um dos órgãos mais importantes de nosso corpo. Seu trabalho é  prevenir muitas enfermidades e manter um bom funcionamento geral do organismo. Entre suas funções mais importantes está a eliminação, por meio da urina , de  toxinas contidas no sangue e  de  resíduos que nosso corpo não necessita.

Muitos fatores podem adoecer nossos rins e, como consequência, começamos a ter certas doenças renais que, inclusive, podem se converter em algo grave. Por isso, é muito importante ter hábitos saudáveis para manter uma boa saúde dos órgãos e assim garantir que suas funções sucedam sem nenhum problema.

Um dos fatores que mais influenciam na saúde renal é a alimentação. Apesar de existirem alimentos que podem afetar a saúde dos rins, por sorte, também há alimentos que ajudam a fortificá-los e a deixá-los saudáveis. A seguir , vamos indicar quais  alimentos  devem ser incluídos na sua dieta, caso você queira fortalecer os rins.

Beterraba

A beterraba é um alimento repleto de propriedades diuréticas e desintoxicantes bastante favoráveis à  saúde renal. Por ser rico em potássio, esse  alimento é recomendável para fortalecer e limpar tanto os rins quanto o fígado e a vesícula biliar.

Para aproveitar seus benefícios é recomendado preparar um suco de beterraba com cenoura ou também se pode incluir nas saladas e diferentes pratos.

 Mirtilos

 

Os mirtilos são um desintoxicante renal, que também possuem efeito limpador da bexiga. Suas propriedades fortalecem o funcionamento dos rins e previne infecções, já que evitam o desenvolvimento de bactérias.

Recomenda-se beber suco de mirtilos preferencialmente antes do café da manhã.

 Cereais integrais

Conhecidos por ser uma grande fonte de fibra, esses alimentos também promovem  a eliminação de toxinas e resíduos Os cereais ajudam a diminuir a retenção de líquidos e graças a tal ação, acabam por desintoxicar os rins.

Aipo

 

Alimento formado por água, sais minerais e vitaminas como Alfa-tocoferol  ou vitamina E, betacaroteno, ou provitamina A , vitamina C, folatos, entre outros. Por apresentar  compostos e propriedades diuréticas, é recomendado para limpar naturalmente os rins e promover a eliminação de resíduos. Pode ser preparado  como suco, infusão ou inclui-lo em saladas.

Cebola

Rica em flavonoides, especialmente um chamado quercetina, a cebola é um poderoso antioxidante que favorece órgãos como os rins e o coração. Com suas  propriedades também regula o metabolismo e ajuda a eliminar as toxinas que o corpo não necessita.

Morangos

 

Os morangos são poderosos antioxidantes que ajudam a proteger as estruturas do corpo celular e previnem os danos oxidativos. Incluir mais morangos na dieta favorece a saúde dos rins, evita  as inflamações e  ajuda a limpá-lo naturalmente, dado que promovem a eliminação de resíduos do organismo.

Melancia

A melancia é um dos melhores alimentos para fortalecer os rins e combater enfermidades das vias urinarias. Esta fruta, além de ser deliciosa,  é composta por  93% de água  e contém somente 20 calorias a cada 100 gramas. É, ademais, um potente antioxidante e uma fonte rica de vitaminas e sais minerais como o potássio e o magnésio. Grande aliada dos rins, a melancia  é recomendada para tratar e prevenir incômodos como cistite, litíase renal, uretrite e retenção de líquidos.

Abacaxi

Descrição: receitas com abacaxi

O abacaxi é um dos diuréticos mais poderosos e por suas propriedades é um grande aliado ao fortalecer os rins. Essa exótica fruta é uma fonte rica de vitamina C, potássio e enzimas bromelina que,  juntas, ajudam a combater as infecções, diminuem a inflamação, estimulam a digestão e reduzem o risco de sofrer de cálculos renais.

Batatas

As batatas são um alimento cheio de vitaminas e minerais que ajudam a prevenir e a tratar os cálculos renais. A iguaria  é conhecido por ser uma fonte de amido, potássio, magnésio, cálcio, fósforo, vitaminas B, vitamina C,  componentes que atuam poderosamente para fortalecer os rins, dissolver os cálculos renais e purificar  esse importante órgão.

Para consumi-la é recomendável ferver as batatas com casca ou preparar uma bebida com sua casca . Também é possível comer a  casca crua ou assada.

Agrião

Descrição: agrião

O agrião tem propriedades diuréticas que o tornam um bom remédio para limpar os rins. A planta previne e  evita a formação de pedras nos rins e na vesícula, combate a retenção de líquidos e favorece a eliminação de toxinas. Para consumi-la, a melhor forma  é extrair o suco do agrião e beber sem adição de açúcar.