0

 

Voltar ao menu principal

PINHEIRO

Pinheiro-silvestre                                

 

https://www.plantaseraizes.com.br/wp-content/uploads/2019/04/cha-pinheiro-768x538.jpg

Resultado de imagem para pinheiro cha"

Resultado de imagem para pinheiro cha"                    

Pinheiro-silvestre

O pinheiro-silvestre é uma planta aliada contra as infecções no sistema respiratório, e tem como origem a região euro-asiática. Conheça os seus benefícios

O pinheiro-silvestre (Pinus sylvestris) é uma planta aliada contra as infecções que acometem o sistema respiratório. Tem como origem a região euro-asiática e é uma árvore de tamanho grande, variando de 10 a 30 metros de altura. As folhas são aciculadas, rígidas e de cor verde azulada, ainda possui inflorescências masculinas de cor de enxofre e as femininas são as pinhas ou cones.

Sua composição se destaca por ter um conteúdo de óleo essencial, princípios amargos , resina e vitaminas. E pode ser usada em vapores, elaborados com as partes da planta secas, trituradas e utilizadas em forma de infusão. Além disso, pode ser encontrada em cápsulas, e para aplicação externa existem pomadas e géis. Os produtos feitos à base do pinheiro-silvestre podem ser adquiridos em farmácias de manipulação ou em lojas especializadas em mercadorias naturais.

Quando deve ser feito o uso do pinheiro-silvestre?

Esta planta possui diversas propriedades, entre elas estão a de expectorante, antisséptica, mucolítica, broncodilatadora e antimicrobiana. Por apresentar essas ações, o pinheiro-silvestre é um excelente remédio para combater infecções respiratórias, aliviando resfriados, bronquite, sinusite, faringite e rouquidão, e para acalmar a tosse seca e irritativa.

Já o óleo essencial, também presente na planta, atua sobre o epitélio bronquial e exerce um efeito irritante, aumentando a produção de secreções bronquiais e facilitando a expectoração dessas substâncias. Também detém o poder de tratar infecções urinárias, como é o caso da cistite. Além de todas essas ações benéficas à saúde humana, o uso externo, de produtos provindos dessa árvore, é capaz de desinflamar e acalmar as dores reumáticas.

Formas de usar o pinheiro-silvestre

Para tratar problemas respiratórios

Se você pretende usar essa planta com a finalidade de tratar infecções respiratórias, duas dicas podem ser levadas em consideração. A primeira delas é feita com um chá de pinheiro-silvestre. Utilize duas colheres de sopa da planta em um litro de água e leve ao fogo. Espere ferver,  quando estiver pronto coloque a cabeça sobre o recipiente e inale os vapores.

A outras forma é utilizando gotas do óleo essencial. Para isso, é necessário colocar apenas duas gotas de óleo de pinheiro-silvestre em um litro de água fervente. Depois inale os vapores, durante 10 minutos.

Para aliviar dores reumáticas

Os banhos feitos a partir da decocção com um punhado de brotos ou algumas gotas da essência da planta, em dois litros de água, são um excelente remédio para eliminar as dores provocadas pelo reumatismo. Deixe a mistura ferver por meia hora e a despeje dentro de um recipiente. Mergulhe as partes afetadas e aproveite os resultados em um breve período.

Precauções e efeitos colaterais para o uso do pinheiro-silvestre

Quem faz o uso dos tratamentos à base desta planta deve se certificar que não tem alergia a ela, pois esse pode ser um dos efeitos colaterais causados por esse remédio caseiro. Além disso, mulheres grávidas ou em períodos de amamentação, crianças com idade inferior à 6 anos e pessoas que possuem asma, não devem usar as infusões e nem tomar banho com os elementos dessa árvore.

Pinheiro e seus benefícios

O pinheiro é provavelmente a árvore mais conhecida no mundo, possuindo muitas espécies ao redor do globo e estando presentes em quase todos os países, pelo fato de se adequar bem a diversos climas.

Essa é a árvore símbolo do Natal, que várias famílias compram uma versão artificial em miniatura para decorrer nesse dia festivo.

Como é o pinheiro?

https://plantaseraizes.com.br/wp-content/uploads/2019/04/pinheiro-silvestre-min.jpgO pinheiro tem uma estrutura lenhosa e é separada por várias sessões de ganhos.

As folhas são longas e finas e têm a cor verde-escura.

Essa cor fica com elas durante o ano todo, pois os pinheiros não apresentam grandes mudanças em relação a isso.

Os ramos são grossos e duros, e as folhas terão um formato diferente dependendo da espécie.

O pinheiro-manso tem forma arredondada, e o pinheiro europeu tem o formato de uma coroa irregular.

Os pinheiros são árvores que produzem uma grande quantidade de resina, que é usada principalmente na indústria.

Além disso, a madeira do pinheiro pode ser usada como uma ferramenta flexível e maleável para a carpintaria.

E por último, na medicina, nós podemos usar o seu aroma fresco e descongestionante para várias aplicações.

Benefícios do pinheiro para a saúde

Apesar de existir vários remédios que tratam de nossas doenças e desconfortos, uma parcela da população prefere acreditar nos benefícios dos remédios naturais, que não foram tocados pelo homem.

De fato, os remédios naturais existem, funcionam e devem ser usados, pois são uma alternativa mais barata e às vezes melhor para tratar todos esses desconfortos.

O pinheiro é um dos produtos naturais que tem benefícios para o nosso corpo e a nossa mente, e abaixo você encontra os principais deles.

Elimina o estresse

O estresse é um empecilho para centenas e mais centenas de pessoas, impedindo que elas desfrutem da vida como deveria.

Você pode caminhar por 15 minutos em um lugar onde há muitos pinheiros, para que assim alivie o estresse. E não é enganação.

Foram feitos estudos sobre isso no ano de 2007, mas, se não há forma de você caminhar em lugares como muitos pinheiros, talvez por não haver pinheiros na sua região, o que você pode fazer é usar o óleo essencial de pinheiro no seu travesseiro, para que sinta o cheiro sempre que deitar para dormir.

Dessa forma, você vai ter uma boa noite de sono.

Dores musculares

Outra coisa muito incômoda que muita gente sofre no dia a dia são as dores musculares, seja por causa de um treino pesado, de um esforço que a gente não está acostumado a fazer ou simplesmente uma dor que surgiu por qualquer outro motivo.

Você pode se beneficiar desse tipo de dor ao realizar massagens usando o óleo essencial de pinheiro, pois o pinheiro é uma árvore benéfica para os nossos músculos.

Bronquite

A bronquite é um problema de saúde que pode até mesmo se tornar perigoso em algumas ocasiões. Por isso, é ideal manter a saúde em dia para que você possa controlar os sintomas da bronquite e, com isso, não passar mal.

Para se beneficiar com esse remédio caseiro, é muito simples. Você ainda vai precisar de água e um pouco de óleo essencial de pinheiro.

Para realizar o remédio você pode colocar apenas três gotas de óleo essencial de pinheiro em uma panela com água fervente.

O próximo passo é aspirar o vapor que subirá da panela, porque isso será muito benéfico para você que sofre de bronquite.

Esse remédio também pode ser feito com a intenção de tratar a sinusite. Dessa forma, você consegue aliviar os sintomas que são tão incômodos em pessoas que sofrem com isso.

Faça o uso desse remédio caseiro de pinheiro para a sinusite e nos diga se você sentiu alguma melhora.

Lembre-se de ter cuidado para não se queimar com a panela quente. Você deve fazer esse tratamento porque funciona, mas sempre precisa ter cuidado.

Envenenamento por fósforo

Preste atenção, pois essa dica pode salvar uma vida! O pinheiro é bom para tratar o envenenamento por fósforo.

Se alguém foi envenenado por fósforo na sua casa e você quer tratar disso logo, para não causar mais problemas, pode beber um chá feito com muitos gomos de pinheiro.

O chá deve ser feito da forma como você está habituado com os nossos artigos. É certeza que você conseguirá aliviar a condição dessa pessoa rapidamente.

Reumatismo e gota

A essência de terebintina, um item que pode ser extraído de árvores como o pinheiro é eficaz no tratamento de doenças como o reumatismo e a gota.

Se você sofre disso ou conhece alguém se sofre com isso, uma boa alternativa é você ou a pessoa consumir um pouco de essência de terebintina. Você vai melhorar rapidamente.

Febre

A febre é uma doença que nos deixa desesperados, não é verdade? Sabemos que ela quando está muito forte pode causar muitos problemas, levar a situação a uma gravidade extrema, e por isso é essencial diminuir a febre, seja com banhos mornos, remédios específicos ou uma espécie de chá de casca de pinheiro.

Para fazer esse chá, você precisa cozinhar 10 gramas de casca de pinheiro por cada litro de água.

Depois, você deve coar e beber várias vezes ao dia. Lembre-se que, se a febre estiver muito alta, é ideal que você vá ao médico, pois ele é mais indicado para tratar de problemas graves assim.

Úlceras da pele

A decocção com cascas de pinheiro, a mesma que foi ensinada logo ali em cima, pode ser útil para tratar úlceras na pele e outras lesões.

Para se beneficiar desses problemas, você apenas precisa lavar as ulcerações com alguma frequência até melhorares.

Tosse e outros problemas de saúde

Se você precisa de benefícios para aliviar a tosse, catarro ou o resfriado, pode se beneficiar com o chá de pinheiro.

Para isso, você apenas precisa infundir de 5 a 10 gramas de pinheiro em um litro de água.

Esse remédio precisa ser bebido 3 vezes por dia para ter os efeitos esperados.

Com o consumo desse chá, você receberá todos os benefícios que precisa para melhorar logo dessas condições de saúde tão ruins.

Retenção de líquidos

A retenção de líquidos é um problema de saúde em que o nosso corpo aprisiona uma parte dos líquidos que consumimos, deixando em excesso em nosso corpo.

Esse excesso de líquidos precisa ser expulso, e o consumo do chá de pinheiro pode ser útil nisso.

Contraindicações

Mas nem tudo são flores. O consumo de pinheiro pode trazer alguns danos a determinados tipos de pessoas.

Ou seja, para essas pessoas o consumo do pinheiro é contraindicado, não deve ser feito sem o conhecimento e a aprovação do seu médico.

Você não deve consumir se estiver grávida, amamentando, se for uma pessoa com menos de 6 anos de idade, se sofre de gastrite, hérnia de hiato ou úlceras digestivas, constipação, anemia ferropriva — deficiência de ferro — e não é recomendado que você tome um banho de sol ao consumir ou aplicar esse produto, pois pode fazer mal para você.