faixa40

Voltar ao menu principal

PARA TUDO

 

https://curapelasplantas.com.br/wp-content/uploads/2017/11/paratudo2.jpg

 

Resultado de imagem para PARATUDO cha"

Resultado de imagem para PARATUDO cha"

 

Resultado de imagem para PARATUDO cha"

PARATUDO

Postado poradmincurapelasplantas

 

Nome cientificoGonphrena officinalis, Gomphrena arborescens L.

Sinonímia: Flôr-do-diabo, paratudinho, perpétua, raiz-do-padre-salerma, raiz-do-padre-sabino, perpétua-do-mato, panaceia.

Composição Química:

Encontrados nas suas raízes (xilopódios): saponinas, ecdisterona (também encontrada na Pffafia spp)


Dados para Cultivo

Propagação: Planta nativa, rizomas (muito difícil propagação).

Espaçamento: Planta nativa.

Época de Plantio: Planta nativa.

Época Colheita: Parte aérea: verão; flor: fevereiro-abril, rizoma: ano todo (melhor inverno seco).


Preparo e Conservação

Extrato Peso/Volume: 15


Uso Medicinal

Uso Principal:

Dr. Abdalla a recomenda, na forma de decoto das folhas e/ou raiz, como específica para cura da reto-colite crônica, e nas colites em geral.

Uso Normal:

A planta toda (folhas e raiz (rizoma)) é usada popularmente como: antitérmica, anti-diarreia, febrífuga, tônica amarga, aromática, eupéptica, emenagoga, sendo empregada contra dispepsia e envenenamentos em geral, colites, enterites, fraqueza geral e febres intermitentes. As inflorescência são usados na forma de chá por infusão internamente, na dismenorreia.

Uso Normal:

Paratudo pode ser substituído nas formulações pela planta: Pau-amargo (ver dados desta planta pois não está ainda catalogada neste site).

Características:

Planta pequeno porte, secando quase completamente no período do inverno seco, bem adaptada no cerrado do Centro-oeste, com folhas cobertas com pelos avermelhados e suaves ao toque, cor verde, ramos avermelhados, flor de beleza deslumbrante, contendo inúmeros órgãos reprodutores e protetores, com diversas tonalidades do vermelho amarelado.
Raiz semelhante ao do ging-seng sendo provavelmente da família das fáfias. É uma planta muito importante e está em processo de extinção (já é muito difícil de ser encontrada, devendo portanto ser investido grandes esforços na sua domesticação).
Planta herbácea ou subarbustiva, ereta, pouco ramificada, com xilopódio basal, de 20-40 cm altura, nativa dos campos cerrados ou campos rupestres do Brasil Central, Minas Gerais e São Paulo, principalmente as regiões de altitude.
Folhas simples inteiras, densamente revestidas por pelos longos e amarelados, de 4-7 cm de comprimento, flores pequenas, de cor alaranjada dispostas em inflorescência globosa terminais semelhante a capítulos. Ocorre em cerrados altos a Gomphrema macrocephala que se diferencia pela coloração rósea avermelhada da sua inflorescência.

Pau Para Tudo – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, o Pau Para Tudo possui ricas propriedades que beneficiam a saúde do corpo humano. Árvore pequena de flores hermafroditas. Suas amêndoas, apesar de tóxicas, são indicadas para diarreias, disenteria, impaludismo, escrófulas, clorose e debilidade geral do organismo. Afrodisíaca, e muito indicado contra diabetes. No interior, também é utilizada nas mordeduras de cobras venenosas.

Pau Para Tudo é uma planta medicinal, também conhecida como Pau amargo, Quassia ou Quina, muito utilizada como tratamento natural de problemas de estômago, infecções e inflamações. O seu nome científico é Quassia amara L. e pode ser usado na forma de folhas secas, lascas da madeira, pó ou óleo essencial, para consumo na forma de chás ou para aplicar sobre a pele.

Propriedades do Pau Para Tudo:

A casca interna de Pau Para Tudo pode ser usada para o preparo de um chá cujo aroma é agradável, além de coloração avermelhada. Possui dois fitoquímicos que auxiliam no tratamento de várias doenças: o lapachol e beta-lapachona. Entre suas Principais propriedades se encontram suas ações:Tônica; Fungicida; Vermífuga; Estimulante; Estomáquica; Hemostática. Então, confira os Benefícios do Pau Para Tudo Para Saúde:

Benefícios do Pau Para Tudo Para Saúde:

Os benefícios do Pau Para Tudo incluem a ação contra alterações do apetite, dificuldades digestivas, dispepsia, infestações provocadas por vermes. Esta planta é encontrada em lojas de produtos naturais e algumas farmácias de manipulação.

Também é muito útil para tratar as seguintes condições de saúde:

O Pau tentente tem diversos benefícios para a saúde, dentre eles:

Tratamento de úlceras estomacais, já que melhora o revestimento da mucosa do estômago;

Redução da prisão de ventre, pois o movimento peristáltico do intestino;

Facilita a digestão e estimula o apetite, devido ao seu efeito tônico para o estômago;

Controle da glicemia, melhorando os perfis glicêmicos no diabetes;

Tratamento de infecções como malária e leishmaniose, facilitando a recuperação;

Vermífugo, com ação contra parasitoses como giardíase e oxiuríase;

Ação antibacteriana;

Atividade contra o câncer parece ser promissora, sobretudo com efeitos contra a leucemia;

Efeito energético e antitérmico.

O extrato preparado com caule e cascas do Pau Para Tudo também tem ação inseticida contra certos insetos e ácaros, também podendo ser utilizada no couro cabeludo para tratamento de piolhos.

Além disso, muitas pessoas utilizam o Pau Para Tudo como forma de ajudar no emagrecimento, devido aos seus efeitos digestivos e antioxidantes.

Como Usar o Pau Para Tudo:

As folhas do Pau Para Tudo são as partes mais utilizada na realização de chás, entretanto, as raspas da madeira ou raízes também podem ser utilizadas, principalmente para a confecção de extratos e compressas.

Chá de Pau Para Tudo: adicionar 2 colheres de sopa de Pau Para Tudo para um litro de água e cozinhar durante 10 minutos. Quando começar a ferver, retirar do fogo e deixar repousar durante 10 minutos. Beber 2 ou 3 xícaras por dia.

Além disso, as farmácias de manipulação também podem confeccionar extratos já separados, pós ou óleos essenciais que facilitam o consumo das propriedades da planta.

Efeitos Colaterais do Pau Pra Tudo:

Apesar do Pau Para Tudo não ser uma planta considerada tóxica, é possível que o consumo excessivo possa causar irritabilidade do estômago, náuseas e vômitos.

Além disso, o seu uso constante pode alterar a fertilidade, devido a sua ação na redução dos espermatozódes nos homens e hormônio estrogênio nas mulheres.