faixa40

Voltar ao menu principal

PALMAROSA

 

palmarosa

Resultado de imagem para palmarosa"

Resultado de imagem para palmarosa"

Resultado de imagem para palmarosa"

Palmarosa

A palmarosa é um planta ideal para o tratamento de problemas nervosos, epidérmicos e digestivos. Conheça melhor os benefícios!

Cymbopogon martinii é o nome científico da planta mais conhecida por palmarosa. Pertencente a família das Poaceae, esta erva possui diversas propriedades benéficas ao corpo. Contudo, ela não pode ser utilizada de forma interna.

Por esta razão, é extraído um óleo essencial do broto das folhas desta planta, o qual carrega a maioria dos princípios ativos da rosha grass, nome pelo o qual a palmarosa também é chamada.

Ácido acético, citronela, ácido hidrociânico e vanilina, são alguns dos principais componentes desta planta. Junto a outras substâncias, a palmarosa consegue ser ideal para o tratamento de problemas nervosos, epidérmicos e digestivos.

Propriedades e benefícios da palmarosa

Esta planta possui diversas propriedades relacionadas ao bem-estar da pele, como adstringente, antisséptica, regeneradora celular, antifúngica, aromática, cicatrizante, bactericida e hidratante. Além destas, apresenta também outros efeitos a exemplo da ação calmante, febrífuga, estimulante, refrescante, relaxante, tônica e afrodisíaca.

Desta forma, trata-se de um remédio natural ideal para eliminar a acne, o ressecamento da pele, dermatites e micose. Atua como digestiva, pois estimula o processo de digestão dos alimentos, diarreias, gastrenterite, infecções intestinais e outros distúrbios que acometem o estômago. Outra grande contribuição da palmarosa é o combate à anorexia, doença grave que afeta muitas pessoas em todo o mundo.

Modo de utilizar

Como já foi dito anteriormente, esta planta não pode ser utilizada de forma interna. Portanto, a sua utilização fica restrita ao uso externo, em forma de pomada, creme hidratante, desodorante corporal ou óleo essencial. Neste último caso, por exemplo, pode ser aplicado como massagem, banhos, aromatização e escalda-pés.

Além de todos estes cuidados, é preciso atentar para uma outra restrição, tendo em vista que de nenhuma maneira a palmerosa pode ser usada durante a gravidez ou no período de amamentação. Crianças menores de 12 anos também devem evitar o contato com o produto.

Conheça o óleo essencial de PALMAROSA

ÓLEO ESSENCIAL DE PALMAROSA:
O PODEROSO CLAREADOR DE MANCHAS!

A Palmarosa (Cymbopogon martini) é um capim originário da Índia. Possui aroma floral agradável, lembrando o raro (e caro) óleo de rosas. Isso por ser um óleo rico em um componente chamado geraniol (70 a 90%), comum a estes dois óleos essenciais. Além do delicioso aroma, pesquisas mostram que o óleo essencial de Palmarosa apresenta ação antimicrobiana, antivirótica e antifúngica. Atua contra o cansaço físico, ajuda no equilíbrio do sistema nervoso e regula a oleosidade da pele. É estimulante de regeneração celular, sendo excelente para uso em pele madura e no tratamento de acne. Também é usado como calmante e antisséptico, mas o seu maior benefício é como clareador de manchas da pele. Confira a receita de máscara facial clareadora que preparamos para você!

MÁSCARA FACIAL PARA CLAREAMENTO DE MANCHAS

Uso:  1 vez por semana
Produtos e quantidades necessárias:
10g de Argila Branca
5ml de mel
1 gota de óleo essencial de Palmarosa Harmonie  – Efeito: Clareia manchas.
1 gota de óleo essencial de Hortelã Pimenta Harmonie – Efeito: Clareia manchas e promove tonicidade à pele.
1 gota de óleo essencial de Patchouli Harmonie  – Efeito: Regeneração e Hidrata profundamente a pele.
1 gota de óleo essencial de Lavanda Harmonie  –  Efeito: Regenera e controla a oleosidade da pele.
Preparo da Máscara:
Em um recipiente de vidro ou de porcelana acrescente as gotas de óleos essenciais indicados acima, o mel e a argila branca e misture bem até formar uma pasta homogenia.

Modo de usar:
Lave o rosto com água abundante.
Aplique a máscara na região desejada e massageie levemente por 15 minutos.
Deixe a máscara por mais 10 minutos e retire com água fria.

Resultado:
Clareamento visível em cada sessão;
Além do clareamento de manchas, esta receita proporciona tonicidade à pele;
Observação: Respeite a concentração de óleo essencial indicada.
Evite exageros e danos a sua pele.
1 gota a mais pode causar queimação, ardência, vermelhidão na pele.

Contraindicação: Gestantes; Pele sensível (aumentar diluição).

Curiosidades:
– O óleo essencial de Palmarosa é extraído da grama fresca ou seca, colhida antes de produzir flores. É cultivado no Nepal, Brasil, Índia e América Central.
– Costumava ser chamado de “óleo de gerânio turco”, devido a grande quantidade de geraniol lhe dar um aroma de rosa. Frequentemente é usado para adulterar o óleo essencial de rosa.
– É definido pelos Aromaterapeutas como o “Óleo da sensibilidade”. Estimula a criatividade, acalma fortes emoções auxilia a superar mágoas. Ensina a agir com suavidade e flexibilidade.