faixa40

Voltar ao menu principal

NOGUEIRA

 

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTStPrMd1CYeVQnergwcrxmR3xInVrGyaYKOFTauJT0s5sC3oYcKw

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTU-K6XkANDDWuEdR_wzlZQEetXEczz0_IFPmH-142Kume8f9wtfw

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQfZivr7fDgwOUuPnONFVC4_AKlzeiWJWI6JNE3i4Ao5mZGZ9lyiw

DESCRIÇÃO: A Nogueira-comum  é uma árvore que pode medir até 25 metros, da família Juglandaceae, nativa da Europa e da Ásia, cuja madeira é de ótima qualidade. Também conhecida como nogueira-do-Ceilão e nogueira-da-Índia, possui casca de cor acinzentada com folhas de um longo pecíolo. Suas folhas contêm um óleo aromático, além de possuir flores em amentos e frutos drupáceos, conhecidos como nozes são muito resistentes. 

INDICAÇÃO: O Chá de Nogueira => Trata o útero, bexigas, inflamações dos ovários, anemia, anginas, artritismo, dermatose, diabete, diarréia, fraqueza orgânica, gota, hemorróidas, icterícia, impureza do sangue, mal do Pott, mau-hálito, pele ressecada, reumatismo e transpiração.

USO EXTERNO: É um bom tratamento para feridas, erupções cutâneas e tumores. 

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água. 
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso. 

O Chá de Nogueira! Benefícios de Propriedades

Na idade média, o chá da folha de nogueira era muito usado para tratamento de sífilis Árvore da família Juglandaceae (Juglans regia L), sua origem iniciou na Europa e na Ásia, conhecida também como nogueira-da-Índia e nogueira-do-ceilão. Uma linda planta, com flores e frutos com uma casca firme e acinzentada, ficando preta ou marrom conforme seu processo de amadurecimento. O que é muito consumida é a noz deste fruto.

O que é muito curioso e não é por acaso, as nozes tem formato de um cérebro humano e na Roma antiga este alimento era muito usado para combater males da cabeça, crença que derivou da aparência da noz. Legal, né?

Na idade média, o chá da folha de nogueira era muito usado para tratamento de sífilis.

Nesta época ou desde os tempos antigos as Folhas de no

Inclusive já postei aqui falando sobre os benefícios e vantagens de inserir as Nozes em nossa alimentação.

Muito conhecida por suas propriedades medicinais, o chá de nogueira pode ser usado como auxiliar no tratamento de males do útero, bexigas, inflamações dos ovários, combate à anemia, anginas, artritismo, dermatose, diabetes, deficiências intestinais, picadas de abelha ou vespa, manchas na pele, cravos e espinhas, raquitismo, fraqueza orgânica, gota, hemorroidas, icterícia, impurezas no sangue, mau hálito, pele ressecada, reumatismo e dar coloração natural aos cabelos brancos.

Seu uso externo é eficaz no tratamento de feridas, erupções cutâneas e tumores. Entre seus princípios ativos encontram-se taninos, inosina, juglona, jugladina, minerais resinosos e pécticos.

Muito rica em propriedades adstringentes, antissépticas, cicatrizantes, tonificantes, vermífugas e hipoglicemiantes.

Para preparar o chá de nogueira, use a proporção de duas colheres de sopa de folhas de nogueira para cada litro de água. Aqueça a água até ferver, como as folhas, misture, tampa a panela e deixa descansar nó máximo cinco minutos. Coe e consuma de duas a três xícaras por dia.

Para tingir o seu cabelo naturalmente, deverá utilizar dois punhados da folha para a mesma qualidade de água. Deixe ferver por uns 15 minutos. Depois de frio e coado aplique no cabelo todo e deixe atuar por uns 20 a 30 minutos para que a nogueira transfira os seus tons escuros ao seu cabelo.

Desde os tempos antigos as mulheres usam as folhas de Nogueira para tingir os cabelos, assim como o café, mas aí temos assunto para uma nova matéria.

*Importante: Gestantes, lactantes, menores de 10 anos e pessoas com estomago sensível aos taninos, devem ficar atentos ao consumo deste chá

 



COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia

Pedido Fone: 43 3325 5103