Voltar ao menu principal

Mulungu

 

 http://1.bp.blogspot.com/_A1EPs8BSZOY/TDDBFPrihyI/AAAAAAAAAEI/-3P6iv0raLg/s320/mulungu.jpg

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcShTdnBvbJghn0Qtal6v_12NEs3HuhbZXBmKgfRvPbUC-3XvMCf  http://2.bp.blogspot.com/_jQSMCeL58aM/TFTVAyyEmDI/AAAAAAAAN3k/WXGBruSLrH0/s1600/08mulung.jpg http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcShTdnBvbJghn0Qtal6v_12NEs3HuhbZXBmKgfRvPbUC-3XvMCf

 http://www.jardimsempreverde.com.br/restrito/images/35a5988d8049b086c9fa71aa1df6f8ee.jpg

Resultado de imagem para chá de molungo  para que serve"

A árvore do mulungu é conhecida por dois nomes botânicos: Erythrina mulungu e Erythrina verna. Árvore muito bonita, tem as flores com uma cor parecida com a do coral laranja. É conhecida como uma das mais poderosas plantas de crescimento expontâneo.
  
   No Brasil o mulungu é usado há muito como sedativo natural. Diz-se que a erva consegue estabilizar o sistema nervoso central. Em tempos de stress é usada para equilibrar e acalmar os nervos. É também usada como antioxidante; para tonificar, equilibrar e fortalecer o fígado.
   O uso do mulungu pode influenciar positivamente a regulação dos ritmos cardíacos. Também pode ajudar a reduzir a tensão arterial. As substâncias químicas existentes no mulungu têm sido estudadas extensivamente. Estas englobam grandes quantidades de flavonóides, triterpenos, e alcalóides.
   Dois estudos indicam ainda que um destes alcalóides, a erisodina, pode ser útil como droga antinicotina, pois foi demonstrado que esta actua como antagonista competitivo e bloqueia os receptores de nicotina.
   O principal remédio natural vendido no mundo inteiro hoje em dia contra o stress e a ansiedade, e como sedativo em geral, é a kava kava. Esta planta, todavia, tem sido sujeita a relatórios negativos nos últimos anos a respeito de possíveis contra efeitos no fígado. Como o mulungu tem os mesmos efeitos calmantes e reguladores do stress (se não melhores), e tem um efeito positivo no fígado, é indicado como o novo substituto da kava kava.

Uso
   Cerca de meia chávena de uma decocção normal da raiz (por dia) deve ser suficiente e seguro.
Uma decocção é normalmente feita com 1 colher de chá de erva em pó ou com 2 colheres de chá de erva cortada por cada 250 ml de água a ferver. Depois cobre-se a panela ou reduz-se a chama ao mínimo, para que a mistura ferva lentamente durante 20 minutos. Após isto deixa-se arrefecer, coa-se, e consome-se.

Aviso
• O mulungu é um sedativo e pode causar sonolência.
• Na medicina tradicional a planta é usada para baixar a pressão arterial. Estudos clínicos com animais constataram efeitos hipotensivos. Recomenda-se, pois, para quem tomar medicamentos para reduzir a pressão arterial (ou se tiver a tensão baixa), o uso do mulungu com a devida precaução e a monitoração regular da tensão.

 

Para que serve o chá de Mulungu e como preparar

O mulungu, também conhecida como canivete, bico-de-papagaio e corticeira, é uma planta medicinal muito eficaz no tratamento de problemas psicológicos relacionados com o estresse, deixando a pessoa mais tranquilo para desempenhar as tarefas diárias, devido à sua ação calmante, tranquilizante e sedativa.

O seu nome científico é Erythrina mulungu e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais sob a forma de planta ou tintura.

Propriedades e para que serve o Mulungu

O mulungu possui diversas propriedades, podendo ser utilizada para diversos fins, como:

·         Tratamento de estados emocionais como histeria, neurose, ansiedade, agitação, depressão, ataque de pânico, epilepsia e compulsão devido às suas propriedades antidepressivas, hipnótica, sedativa e tranquilizante;

·         Tratamento de doenças do fígado, devido a sua propriedade hepatoprotetora;

·         Diminuição da pressão, por ter efeito hipotensivo e diurético;

·         Diminuição dos sintomas da bronquite asmática, devido à sua propriedade antiasmática e expectorante;

·         Tratamento de infecções e inflamações, como cistite ou gengivite, por exemplo, por causa das suas propriedades antibacteriana e anti-inflamatória.

Além disso, o Mulungu possui propriedades analgésicas, narcóticas, antiespasmódicas e tônicas. 

Devido à sua capacidade calmante e tranquilizante, o mulungu é muito utilizado para tratar os distúrbios do sono, como a insônia, por exemplo. Veja outros remédios caseiros para curar a insônia.

Como usar

A parte utilizada do mulungu é a sua casca, que pode ser encontrada na sua forma natural ou em pó. As sementes desta planta não devem ser usadas, uma vez que possuem substâncias tóxicas que podem causar sérios danos ao organismo.

Uma das maneiras de se utilizar o mulungu é através de uma infusão:

Ingredientes

·         4g de casca de Mulungu;

·         1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a casca de mulungu na água e deixar ferver por 15 minutos e tomar o chá ainda morno, de preferência 3 vezes ao dia. Evitar tomar por mais de três dias seguidos. Outra opção de consumo é por meio do chá de mulungu. Veja como é feito o chá de mulungu para acalmar.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do mulungu incluem sedação, sonolência e paralisias musculares. Além disso, o mulungu é contraindicado para pessoas que usam medicamentos anti-hipertensivos, pois podem baixar muito a pressão e causar hipotensão.