image002

Voltar ao menu principal

MARIA PRETA

 

Imagem relacionada

 

Resultado de imagem para MARIA PRETA CHÁ

 

Resultado de imagem para MARIA PRETA CHÁ

Resultado de imagem para MARIA PRETA CHÁ

MARIA PRETA

PLANTA MARIA PRETA: PROPRIEDADES MEDICINAIS E BENEFÍCIOS Início » Plantas Você já ouviu falar sobre Maria preta? Provavelmente já deve ter visto essa planta perdida no meio do mato.
Ela é classificada como uma planta medicinal, e é conhecida por vários nomes tais como: Maria-pretinha; Erva-de-bicho; Erva-moura; Erva-de-mocó; Guaraquinha; Pimenta-de-cachorro; Pimenta-de-rabo; Pimenta-de-galinha; Maria-milagrosa e muitos outros. Maria preta é uma planta do gênero e espécie Solanum americanum, pertencente à família das solanáceas. Ela é nativa das Américas, com ocorrência entre o sudoeste dos Estados Unidos e o sul do Peru e Paraguai. É uma planta muito comum no Brasil. Essa espécie encontra-se naturalizada em todas regiões tropicais e subtropicais, sendo considerada como nativa do Hawaii ou como uma introdução remota devido aos povos polinésios.

Sedativa; Antiespasmódica; Analgésica; Expectorante; Diurética; Depurativa; Cicatrizante; Emoliente; Antirreumática; Anti-hipertensiva; Diaforética; Antiartrítica; Estimulante do apetite; Calmante; Anti-inflamatória; Febrífuga; Reconstituinte; Mineralizante; Afrodisíaca. Como pudemos ver a Maria preta possui inúmeras propriedades, trazendo-nos muitos benefícios para a saúde. Veja também: Uso Medicinal da Fedegoso BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE
A Maria preta é uma planta medicinal que traz muitos benefícios para a nossa saúde, vamos conhece-los: Combate ao inchaço: ela possui propriedades diuréticas como vimos acima, desse modo, a Maria preta combate o inchaço causado pela retenção de líquido. Essa planta ajuda a estimular a eliminação de excesso de líquido através da urina. No entanto, é extremamente importante não exagerar no consumo, para não eliminar mais liquido que o necessário correndo o risco de ter uma desidratação. É aconselhável ingerir bastante água.

Efeito depurativo: a Maria preta atua com um desintoxicante, ajudando na eliminação de toxinas encontradas e acumuladas no organismo. Alivio a dor: possui propriedades analgésicas, por essa razão essa planta contribui com a amenização da dor. Ajuda a dormir: quem sofre com problemas de insônia, pode se beneficiar ao utilizar essa planta, graças ao seu efeito calmante. Ajuda na vida sexual: por possuir propriedades afrodisíacas, a Maria preta atua como um estimulante sexual. Aumento de peso: assim como muitas pessoas sofrem para perder peso, outras também sofrem para tentar ganhar peso, assim quem estiver abaixo do peso, pode obter vantagens com essa planta, pois ela possui propriedades aperientes, ou seja estimula o apetite. MARIA PRETA AUXILIA NO TRATAMENTO DE DOENÇAS A Maria preta pode também ser utilizada externamente, auxiliando no tratamento de condições como inflamações, furúnculos, queimaduras, psoríase, abcesso, eczema, acne, dermatite, erisipela, erupção cutânea, leucorreia, pústulas, vaginite, micose, áreas intumescidas, etc. A aplicação das folhas de Maria preta ainda pode ajudar a tratar pano branco, úlceras e feridas. O consumo dessa planta pode ajudar com o tratamento de asma, anemia, amigdalite, cirrose, diarreia, cólicas, deficiência de vitamina C, meningite, gastrite, excitação nervosa, terror noturno, afecção urinária, gastralgia (cãibra do estomago, dor nervosa), crises hepáticas, distúrbios digestivos, espasmos da bexiga, distúrbios ginecológicos e hemorroidas. As folhas da Maria preta são compostas por nutrientes como manganês, proteínas, fósforo, ferro e boro. Conheça a planta Wasabi! COMO UTILIZAR A MARIA PRETA Os frutos maduros da Maria preta podem ser utilizados no preparo de geleias, sorvetes, mousses, coberturas e recheios de bolos e tortas. Possui um sabor muito agradável, lembrando um pouco a amora. Já suas folhas podem ser cozidas e acompanhar receitas de ovos fritos, fica muito saboroso. Você pode ingerir essa planta através de chás, e aproveitar todos os seus benefícios, vamos conhecer uma receita fácil para fazer em casa: