Voltar ao menu principal

MARAPUAMA

 

Chá de marapuama - Benefícios e propriedades

Resultado de imagem para chá de marapuama  para que serve"

Resultado de imagem para chá de marapuama  para que serve"

Resultado de imagem para chá de marapuama  para que serve"

Chá de marapuama – Benefícios e propriedades

Com o nome científico de Ptychopetalum uncinatum, a planta marapuama é originária da floresta amazônica e, embora desconhecida por boa parte da população brasileira, é utilizada há muitos anos pelos índios, que descobriram seu potencial medicinal de grande eficiência e a utilizam para diversas finalidades. É comum encontrar seus arbustos espalhados pelo país, em especial na região Norte, identificando-a por suas pequenas flores brancas de perfume penetrante e forte. Regionalmente a marapuama pode ser conhecida como muiratã, muirapuama, pau-homem e liriosma.

A planta marapuama possui muitos ácidos em sua composição, como lignocerico, araquídico, behenico e campesterol, além de alcalóides, óleos essenciais, fitoesteróis e éter.

Propriedades e benefícios

As principais propriedades da planta marapuama são antidisentéricas, antirreumáticas, relaxantes, tônicas, vermífugas e afrodisíacas. No entanto, os benefícios que ela pode proporcionar para o organismo de quem a consome são vários, como:

·         Reduzir a fadiga e o estresse;

·         Aumentar a libido;

·         Melhorar a circulação sanguínea;

·         Estimular o bom funcionamento da memória;

·         Auxilia no tratamento de depressão;

·         Trata disfunções intestinais;

·         Reduz a impotência sexual;

·         Elimina a fraqueza;

·         Elimina os vermes que possam estar no organismo;

·         Diminui a celulite e o inchaço;

·         Reduz a queda de cabelo;

·         Auxilia o tratamento de reumatismo;

·         Evita e trata a disenteria;

·         Previne o aparecimento de gripes e resfriados;

·         Aumenta a energia do indivíduo;

·         Fortalece a musculatura;

·         Age contra a debilidade causada por algumas doenças;

·         Auxilia no tratamento de artrose;

·         Ameniza problemas cardíacos.

Efeitos colaterais e contraindicações

Embora possua muitos benefícios comprovados, a planta marapuama também possui alguns registros de possíveis efeitos colaterais, como ejaculação precoce, palpitações e mãos trêmulas.

Seu uso é contraindicado para gestantes, lactantes, indivíduos com sofram de hipertensão e distúrbios cardíacos.

Antes de iniciar qualquer tratamento – seja ele farmacêutico ou natural – busque orientação médica e siga a posologia que lhe for recomendada. A manutenção de sua saúde sempre deverá ser acompanhada por um bom profissional.

Modo de preparo

Você encontrará em farmácias e lojas de produtos naturais as cascas picadas e secas da marapuama. Leve ao fogo duas colheres de sopa das cascas, juntamente com um litro de água. Deixe ferver por 20 minutos, então tampe e aguarde amornar. Quando a temperatura estiver ideal para consumo, coe e beba o chá de marapuama entre duas e três vezes por dia.

Marapuama (Ptychopetalum olacoides)

A árvore da marapuama cresce na Amazónia, Brasil. A parte utilizada da árvore é a casca da raiz. O significado de marapuama é "madeira potente". 
Durante séculos, os Brasileiros usaram a marapuama como afrodisíaco. Alguns homens brasileiros untam os seus orgãos genitais com esta substância para ajudar a erecção.
Também é usada como remédio contra a impotência.
Para além disso, diz-se que a marapuama ajuda a manter as articulações em bom estado e é útil em situações de stress.

Efeitos

Marapuama é um afrodisíaco. O seu efeito estimula e aumenta a potência. Algum tempo após a sua ingestão, a maior parte das pessoas sente um tremor nas costas e uma sensação sensual por todo o corpo. A pele e os órgãos genitais ficam mais sensíveis. Muito apropriado para melhorar a tua vida amorosa.

Uso

Ferve 1-2 colheres de sopa em meio litro de água por 15 minutos para obteres duas chávenas de chá. Os efeitos notar-se-ão cerca de meia hora mais tarde.

Para um efeito mais forte, mistura 30 gramas de marapuama com meio litro de licor numa garrafa de vidro. Deixa repousar por 2 semanas, abanando a mistura todos os dias. Alguns pequenos tragos serão suficientes.

Em vez de beberes a mistura também podes pô-la numa tigela de vidro até que esta evapore e dela apenas reste um extracto concentrado. Podes fazer bolinhas desse extracto e colocá-las debaixo da tua língua.

Para um efeito menos forte ferve 2 a 3 colheres de sopa em 250ml de água. Podes beber a mistura, mas também podes aplicá-la nos orgãos genitais para estimular o sistema nervoso central.
 

Quando misturas marapuama com damiana, obténs um forte efeito afrodisíaco, erótico e ébrio. Mistura uma colher de sopa de marapuama e meia de pó de damiana num copo com água quente e bebe uma hora antes de desejares o efeito.
 
Se usares o pó mistura 1 a 2 colheres de chá num copo com água ou sumo. Em vez de beberes também podes comer com iogurte.

Pedido Fone: 43 3325 5103