Voltar ao menu principal

Manjericão

 

Resultado de imagem para chá de marnjerição  para que serve"

  • Nome Científico: Ocimum basilicum
  • Nome Popular: Manjericão, alfavaca, alfavaca-de-jardim, alfavaca-doce, basilicão, basílico, manjericão-de-molho, manjericão-doce, manjericão-grande, erva-real, alfavaca-cheirosa, alfavaca-d’américa, manjericão-branco, manjericão-de-folha-larga
  • Família: Lamiaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Índia
  • Ciclo de Vida: Perene

O manjericão é uma planta herbácea, aromática e medicinal, conhecida desde a antiguidade pelos indianos, gregos, egípcios e romanos. Ele é envolto de cultura espiritual e simbologismos, sendo, inclusive, considerado sagrada entre alguns povos hindus, por representar Tulasi, esposa do deus Vishnu. Está relacionado com sentimentos de ódio, amor e luto, mas com certeza é mais amplamente conhecido pelos seus poderes culinários.

O manjericão apresenta caule ereto e ramificado, e atinge cerca de 0,5 a 1 metro de altura. Suas folhas são delicadas, ovaladas, pubescentes e de cor verde-brilhante. As inflorescências são do tipo espiga e compostas por flores brancas, lilases ou avermelhadas. Sua polinização é cruzada e os frutos são do tipo aquênio, de coloração preto-azulada. Ocorrem mais de 60 variedades diferentes de manjericão, com variações na cor, tamanho e forma das folhas, porte da planta e concentração de aroma.

As folhas do manjericão apresentam sabor e aroma doce e picante característico. Elas são utilizadas secas ou frescas na preparação de diversos pratos quentes ou frios, e estão intimamente relacionadas à gastronomia italiana, onde são matéria prima principal de pestos e molhos. O manjericão combina-se perfeitamente com pratos que levam tomate, azeite, limão, carnes vermelhas, massas e queijos. Ele também é produzido em larga escala para a extração de óleo essencial, que é utilizado na indústria de alimentos, bebidas, perfumaria e outros produtos.

Deve-se cultivá-lo sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Pode ser plantado em vasos, ou diretamente em canteiros adubados. Suas pequenas flores atraem abelhas e o lugar ideal para o plantio do manjericão é próximo a cozinha, onde ficará disponível ao cozinheiro. Não tolera frio, geadas ou calor excessivo. Aprecia o clima subtropical, tropical e mediterrâneo. Não suporta muitas colheitas subseqüentes, exigindo o replantio. Multiplica-se facilmente por estacas de ponteiro, postas a enraizar na primavera ou por sementes.

Medicinal
  • Indicações: Infecções da pele e vias respiratórias, rachaduras nos mamilos, bronquite, cólicas, febres, flatulência, insônia, problemas digestivos, reumatismo.
  • Propriedades: Analgésica, antitérmica, antiséptica, digestiva, emenagoga, expectorante, sedativa.
  • Partes usadas:  Folhas.

13 Benefícios do Manjericão – Para Que Serve e Propriedades

Você sabia que, além de muito saboroso, os benefícios do manjericão são diversos e importantíssimos para a sua saúde e para o seu corpo? Você verá a seguir tudo o que esse poderoso tempero tem para oferecer e dicas de como consumi-lo para obter o máximo em resultados.

O consumo de Manjericão está sendo cada vez mais associado a uma série de benefícios à saúde. Mas para que serve o Manjerição? Quais são suas propriedades para boa forma e saúde? Além de sua função gastronômica, como tempero utilizado frequentemente em diversos alimentos, ele ainda protege o corpo a ataques bacterianos, estimula a memória, melhora a pele e a visão e alivia o estresse. Conhecida desde a Grécia Antiga, a especiaria desempenha ainda as funções de desintoxicante, antisséptico e ajuda a reestabelecer o organismo de todo o tipo de infecção.

Nativa da Índia e de outras áreas tropicais da Ásia, a erva contém uma grande variedade de óleos essenciais, tais como eugenolcitronelollinalolcitrallimoneno e terpineol. Estes compostos são conhecidos pelas propriedades do manjericão anti-inflamatórias e anti-bacterianas.

Além disso, o Manjericão também oferece nutrientes essenciais para o corpo e a mente, como as vitaminas A, C e K, além de manganês, cobre, cálcio, ferro e gorduras omega-3. É uma ótima fonte de magnésio, que proporciona melhor fluxo sanguíneo.

Ótimas Opções de Uso

Para que você possa ter todos os benefícios que serão citados a seguir, é claro que você precisará ingerir o manjericão. Para isso, você pode tentar diversas receitas com manjericão, como por exemplo, receitas de ratatouille lightreceitas low carb com frango desfiado e receitas low carb com ricota para poder experimentar e escolher a que você gosta mais.

Além das receitas, você também pode optar pelo chá de manjericão que, inclusive, é uma das formas mais rápidas e práticas de se absorver tudo o que o manjericão tem para lhe oferecer.

E, por fim, você ainda poderá optar por outros temperos que têm benefícios similares aos do manjericão e que são muito saborosos para você adicionar na sua dieta.

Os Maiores Benefícios

Vamos conhecer os principais benefícios do manjericão para a saúde? É hora de entender para que serve esse alimento especial.

1. Tratamento de resfriados

Um dos benefícios do manjericão é a melhora do sistema imunológico. Suas folhas são utilizadas no tratamento de resfriados. É recomendável mastigá-las para o alívio de resfriados e gripes. As fortes propriedades do manjericão antibióticas protegem o organismo contra bactérias e as infecções causadas por elas. Outro tempero muito conhecido e que vale a pena conhecer é o gengibre, que tem vários benefícios similares.

2. Alívio de tosse

O Manjericão é ingrediente de xaropes e expectorantes. Dores de garganta também podem ser aliviadas com um gargarejo com água fervida com folhas da planta. A erva é ainda eficaz para outros problemas respiratórios, tais como asma e bronquite.

3. Melhorar o sistema imunológico

A melhora do sistema imunológico também é um dos benefícios do manjericão. Estudos mostram que vários componentes químicos da planta aumentam a produção de anticorpos em até 20%. Ao fortalecer o sistema imunológico a planta protege contra asma, alergias, artrite, câncer, gripes e resfriados. Para melhores resultados, recomenda-se dar preferência à folha fresca e não seca. Há também outras plantas que ajudam muito na melhora do sistema imunológico

4. Anti-estresse

As folhas de Manjericão também são apontadas por diminuir o estresse. Especialistas recomendam mascar 10 a 12 folhas de Manjericão, duas vezes por dia, para prevenir o estresse e os problemas decorrentes deste mal.

5. Melhora da visão

A Vitamina A presente no manjericão possui propriedades antioxidantes, altamente benéficas à saúde ocular. Apenas 100g de manjericão fresco correspondem à dose diária recomendada de Vitamina A ao organismo.

6. Melhorar a pele

Outros benefícios do manjericão são a prevenção do surgimento de acnes e aceleração o processo de recuperação de feridas na pele. O seu extrato ajuda a eliminar as bactérias presentes na derme, que resultam no entupimento dos poros, a principal causa da acne.

Propriedades do manjericão reduzem a inflamação da pele e são utilizadas no tratamento de outros problemas, como micose, psoríase e picadas de insetos. A erva é considerada excelente na prevenção e tratamento do câncer de pele.

7. Melhora a saúde bucal

Estudos apontam que as propriedades do Manjericão também são eficazes no combate ao mau hálito e doenças periodontais.

8. Elimina pedras nos rins

O Manjericão tem poderoso efeito no funcionamento dos rins. Para otimizar o órgão, é indicado o consumo de 6 folhas frescas com água, em jejum. Para quem sofre de pedras nos rins é bom misturar suco extraído de manjericão com mel e tomar a mistura diariamente durante aproximadamente 6 meses. O procedimento facilita a eliminação das pedras nos rins pela urina. A planta ainda é benéfica para a cura de diversos problemas urinários. Você também pode conferir algumas dicas para prevenir a pedra nos rins que podem ser muito úteis na sua vida.

9. Tratar problemas de estômago

O consumo de Manjericão também faz bem para o sistema digestivo. O suco extraído de suas folhas pode tratar dores de estômago ou cãibras. Seu chá ainda é utilizado para tratar outros problemas comuns de estômago, como prisão de ventre, indigestão, pilhas e acidez. Suas propriedades medicinais ajudam ainda a curar úlcera gástrica e úlcera péptica, além de melhorar o funcionamento do fígado.

10. Alívio de dor de cabeça

Mais um dos benefícios do Manjericão é sua função de relaxante muscular. A planta pode ser mastigada, ingerida como chá ou ainda ser aplicada como óleo diretamente no corpo para aliviar a tensão nos músculos e as dores de cabeça.

11. Sistema cardiovascular

Os poderosos componentes antioxidantes encontrados na erva ajudam a baixar o nível de colesterol e reduzir as chances do desenvolvimento da doença da artéria coronária. Propriedades do manjericão como o magnésio auxiliam relaxando os músculos e melhorando o fluxo sanguíneo no organismo.

12. Sistema respiratório

A erva também favorece a saúde respiratória, pois ajuda a melhorar o desempenho dos pulmões. Os óleos essenciais de Manjericão são bons para curar a bronquite e congestão dos pulmões. A planta também é muito útil no tratamento da tuberculose.

13. Sistema nervoso

A melhoria das funções cerebrais ainda é outro dos benefícios do manjericão, uma vez que ele normaliza os níveis de neurotransmissores no cérebro. O seu extrato funciona como um tônico cerebral e ajuda a aguçar a memória.