Voltar ao menu principal

Resultado de imagem para mangaba cha"

 

Resultado de imagem para mangaba cha"

Resultado de imagem para mangaba cha"

Resultado de imagem para mangaba cha"

Mangaba
Hancornia speciosa

Os Benefícios da Mangaba para Saúde são diversos 

 

 A Mangaba não é encontrada facilmente em todo o território brasileiro. A sua presença é mais comum nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, no norte de Minas Gerais e nos arredores da floresta Amazônica. O sabor doce característico do fruto da Mangabeira é acompanhado de um aroma delicioso. A carne é branca, geralmente macia e fibrosa. Além do sabor, a fruta oferece muitos benefícios ao organismo e é recomendada para um cardápio saudável.

 

 

 Deve ser consumida apenas quando estiver madura, quando atinge uma coloração amarelada com mistura de tons em vermelho. Possui um sabor e aroma bastante atrativos e característicos e todo o fruto pode ser utilizado, desde sua polpa até sua casca e folhas, além da raiz e dos troncos da árvore mangabeira. Todas as partes da planta podem ser aproveitadas para chá, sendo assim, sua folha e casca além dos talos da árvore podem ser utilizados para fins medicinais.

 

 Já seu fruto, além de ser consumido naturalmente, é muito utilizado pela indústria alimentícia para fabricação de sorvetes, geleias além de polpas e sucos.

Confira os Benefícios da Mangaba para a Saúde:

 

   Para Combater Dores e Infecções: Algumas partes da Mangabeira são usadas na medicina popular: a pele tem propriedades adstringentes, o látex é utilizado para contusões, inflamações, diarreia, tuberculose, úlceras e herpes. Uma infusão das folhas de Mangaba diminuem a dor menstrual.

 

  Pressão Arterial: O chá de folhas da Mangaba pode ser usado no tratamento de pacientes hipertensos devido à ação que regula e mantém a pressão arterial em bons níveis.

 

 B Tratar Resfriados: Por possuir altos índices de Vitamina C, a Mangaba pode ser utilizada para alivio dos sintomas de gripe e resfriado, além de auxiliar no aumento da imunidade.

 

  Para o Coração: Pelo conjunto dos seus nutrientes, a Mangaba é ótima para manter nosso sistema cardiovascular funcionando corretamente, sendo assim um excelente protetor para o coração.

 

  Para Visão: A Mangaba é rica em Vitamina A, a Vitamina A se relaciona amplamente à boa visão, sendo necessária aos olhos para reconhecer pequenas quantidades de luz. Além disso, a vitamina A protege os olhos dos constantes ataques dos radicais livres, de modo que degeneração dos olhos ao longo do envelhecimento se dá de modo mais lento.

 

  Para uma Vida Ativa: A Vitamina B1 é um dos princípios ativos encontrados na Mangaba, Um dos principais benefícios da vitamina B1 (tiamina) é o seu envolvimento na ativação do sistema de enzimas que auxiliam na oxidação do açúcar, a principal fonte de energia para o corpo humano.

 Para  o Sistema Imunológico: Outro nutriente que é encontrado em grande quantidade na Mangaba é a Vitamina C. O efeito mais conhecido da Vitamina C também não pode deixar de ser mencionado. Mesmo que a Vitamina C não seja uma substância mágica que previne totalmente doenças como a gripe, suas funções na manutenção de um sistema imunológico forte são importantíssimas.

 

  Para Combater a Anemia: O Ferro é um dos principais componentes da hemoglobina, e ele é encontrado em grande escala na Mangaba. A falta do mineral faz com que o organismo produza menos células vermelhas, o que irá caracterizar o quadro de anemia.

 

  Para o Emagrecimento: A Mangaba é uma fruta rica Em complexo B. As vitaminas do complexo B podem auxiliar no emagrecimento, por melhorar o organismo e, consequentemente, o metabolismo dos alimentos, fazendo com que o corpo gaste melhor os nutrientes e as possíveis reservas corporais.

 

  Para o Tratamento de Úlceras: As fibras encontradas na Mangaba ajudam a combater úlceras que são lesões na mucosa que podem acometer todo o trato gastrointestinal.  As refeições ricas em fibras alimentares insolúveis e solúveis possivelmente estimulam positivamente os fatores de proteção da mucosa e reduzem hormônios que estimulam a secreção gástrica (como a gastrina), potencialmente auxiliando em menores lesões na mucosa.

Cha de magaba!! Benefícios e propriedades

 

  Rica em vitamina C, a fruta possui ainda teor de proteína entre 1,3 e 3%, além de ser rica em ferro, cálcio, vitaminas A, B1 e B2. Seu uso é eficaz na regulação da pressão arterial, uma vez que possui ação vasodilatadora e, além disso, pode ser usada ainda para tratar gripes, problemas renais, cólicas menstruais, diabetes e colesterol alto. A infusão, feita com as cascas da mangaba, pode ser usada para curar problemas do fígado e do baço, além de icterícia. Possui ação anti-hipertensora, anti-ulcerogênica, digestiva e laxante.

 

Como consumir?

 

 O fruto pode ser consumido in natura, sempre maduro, além de ser usado para produzir geleias, compotas, licores, vinhos, sorvetes e outros alimentos. O leite da mangaba, fornecido pelo tronco e pelas folhas da mangabeira, possui também propriedades medicinais, usadas contra a tuberculose e úlcera. Pode ser consumida ainda na forma do chá das cascas.

 

Chá de mangaba, como preparar?

 

 O chá pode ser preparado com a proporção de duas colheres de sopa de casca de mangaba para cada meio litro de água. Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo. Deixe ferver e, ao começar a borbulhar, adicione as cascas. Deixe no fogo por dez minutos, desligando em seguida. Tampe e deixe a mistura em repouso por mais dez minutos e coe. O ideal é consumir de duas a três xícaras por dia bem gelado.

 

  

 Uso medicinal:

 

 O tronco e as folhas da mangabeira ainda fornecem um látex conhecido como "leite da mangaba". Tal leite tem propriedades medicinais, sendo utilizado no combate a tuberculose e para o tratamento de úlceras e de osteoporose / recuperação de fraturas.

 Atenção !! Contraindicações:

 

  Não deve ser consumida verde.

 Quando verde, contém um suco leitoso que quase embriaga e pode matar.

 Esse leite venenoso é conhecido como manguaicy.