Voltar ao menu principal

Resultado de imagem para malmequer CHÁ" 

 

Resultado de imagem para malmequer CHÁ"

Resultado de imagem para malmequer CHÁ"

Resultado de imagem para malmequer CHÁ"                   

MALMEQUER (Calendula officinalis).
Família das Compostas. O Mal-me-quer é o nome de várias espécies de ervas (Aspilia montevidensis, que apresentam capítulos florais envoltos por flores linguladas; a Calendula, que é o Chrysan-themo coronarium, crisântemo-de-coroa (do grego trysos, ouro, e anthos, flor). É planta anual, vinda de Portugal, onde é muito comum, e cultivada em nossos jardins, onde se tornou vulgar nos canteiros públicos. Raia amarelo-claro, cilíndrica e cabeluda, haste direita, angular, ramosa; folhas ovais ou lanceoladas, imitando a forma de espátula; flores grandes, de cor amarela carregada, longas, solitárias, com aroma brando e pouco agradável, e sabor a princípio adocicado e depois amargo. As sementes, ligeiramente curvas, têm a forma de barquinha. As folhas, lançadas sobre o carvão, ardem como o nitro. Durante os grandes calores, deprendem-se das flores faíscas elétricas. A Calendula é empregada largamente na Medicina: é anti-ictérica, antiscor-bútica, anti-oftalmica, excitante, emenagoga, antispasmódica, antisséptica, etc.

Os 10 Benefícios da Malmequer Para Saúde

Os Benefícios da Malmequer Para Saúde são muitos e variados. Além disso, a Malmequer possui ricas propriedades medicinais que promovem e beneficiam a saúde do copo humano. A planta de aspecto subarbustico, formando tufos de 50 a 90cm de altura. É viscosa e está revestida por uma resina segregada pelos pelos secretores que cobrem as folhas e as brácteas dos capítulos.

As flores se desenvolvem solitárias na extremidade da ramificação, são semelhantes às do girassol e apresentam odor balsâmico e sabor amargo persistente.

Também identificada como calêndula, é conhecida como Malmequer, pois, assim como a Margarida, é muito usada na brincadeira do “bem me quer, mal me quer”, que consiste em arrancar, uma por uma, as pétalas da flor, questionando se o seu amor ainda lhe quer. A última pétala é a que vai indicar se a resposta é sim ou não.

Malmequer são flores popularizadas por suas propriedades cicatrizantes e anti-sépticas e, embora seja o nome utilizado pela medicina para designar a planta, é também uma designação comum na Botânica a diversas espécies de uma determinada família que possui mais de 20.000 espécies subdivididas em aproximadamente 1.100 gêneros.

É uma herbácea originária das Ilhas Canárias e região Mediterrânea, com 40 a 60 cm de altura, que possui flores pequenas e muito duráveis. Sua coloração gira em torno de tons amarelos e alaranjados.

Floresce anualmente e é cultivada para flores de corte, em jardins ou em canteiros, com terra bem preparada e incorporada a um bom material orgânico. É resistente a baixas temperaturas do inverno. Suas delicadas flores são pequenas, reunidas em ramos, simples ou dobradas, bastante duradouras, com várias tonalidades.

Propriedades da Malmequer:

Malmequer possui ricas propriedades como: Adstringente; Analgésica; Anestésica; Antibacteriana; Antiabortiva; Antiespasmódica; Antifúngica; Anti-inflamatório; Bactericida; Calmante; Cicatrizante e Febrífuga. Então, confira agora os Benefícios da Malmequer Para Saúde:

Benefícios da Malmequer Para Saúde:

1. Melhora a Saúde da Pele:

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, a planta é frequentemente usado em preparações medicinais para curar erupções cutâneas, queimaduras, pequenos cortes, arranhões, picadas de insetos e outras irritações de pele suave.

Esta erva também contém propriedades regenerativas naturais, o que torna o remédio perfeito para tratar pequenos cortes e feridas. Aplicando esta salve erva nos lábios rachados torna mais suave e suppler instantaneamente.

2. Melhora a Saúde dos Cabelos:

A caspa é uma das principais causas de queda de cabelo. Outra causa é danificado couro cabeludo. Propriedades extraídas da Malmequer podem curar ambas as condições, dando o seu cabelo a chance de crescer mais forte. Suas propriedades regenerativas ajudar os folículos pilosos crescem em abundância, dando-lhe uma juba mais grosso.