Voltar ao menu principal

LIMÃO

      n/d                          

Como fazer chá de limão - Chá Benefícios

Chá de limão Para Febre (RECEITA COMPLETA) | Dicas de Saúde

Chá de limão, gengibre e hortelã que seca barriguinha é dica de ...                   

Ele tem preço popular e é encontro com bastante facilidade em todas as regiões do Brasil. Porém, não se engane, segundo a maioria dos especialistas, o limão é uma das frutas de um poder curativo impressionante a ponto de ter poder curativo em mais de 150 enfermidades.


O limão é um potente limpador do organismo, tem ação desintoxicante, além de ser rico em minerais como potássio, magnésio, cálcio e fósforo. O potássio é essencial para a vida e apresenta altos benefícios para o tratamento da hipertensão arterial.


Para se ter uma ideia da importância deste fruto, basta lembrar que no Brasil tem uma especialista que há mais de 10 anos vem dedicando toda a sua vida a este fruto, que é Conceição Trucom. Química e especialista em medicina natural, entende que o limão é um fruto sagrado.


Em entrevista à TV Gazeta, Conceição Trucom ensinou que, na realidade, a principal atividade do limão é assimilação dos diversos nutrientes encontrados nos alimentos. A combinação do limão, com os nutrientes das outras frutas, no organismo se transforma em nitrato.


Se a pessoa coloca o limão no suco verde que é rico em clorofila, contendo couve e maçã, o ferro, potássio e magnésio é potencializado devido a presença do limão. O limão também é laxante e assim o limão ajuda o organismo a se liberar de toda a toxina presente no organismo.

 

Quanto à terapia do limão, ela realmente é infalível. O problema é que muita gente sem conhecimento tem banalizado esta cura. Mas, ao tomar o sumo do limão em jejum, o fato é que ele vai fazendo uma espécie de varredura no intestino. E assim, se a pessoa tiver algum ferimento interno, o limão vai cicatrizando instantaneamente.
Entretanto, Trucom faz uma alerta. O limão a ser usado nesta terapia deve ser fresco e maduro. Caso contrário, o tratamento pode ficar comprometido. A terapia do limão consta em tomar o suco de um limão no primeiro dia, dois no segundo, e ir aumento o número até o 10º dia. Depois, a quantidade vai baixando até chegar a uma unidade diária, quando tem fechado o ciclo do tratamento.


O limão também é um fruto excelente para a cura da diarreia. Trucom esclarece que o limão é antibiótico. A presença alcalina do organismo mata as bactérias. Também, ao alcalinizar o organismo, vai acontecer a reconstrução de todo o organismo humano que ficou fragilizado devido os malefícios da diarreia.
Assim, quando a pessoa está com uma diarreia, uma receita infalível é água de coco com algumas gotinhas de limão. O coco é um alimento perfeito. O paciente não precisa ficar preocupado em se alimentar, como forma de se recuperar da doença, pois o que a pessoa precisa é remineralizar o corpo. Assim, basta tomar água de coco com o limão. Trucom também adianta que esta receita serve também para crianças.

 Quanto à forma de se reconhecer se o limão está realmente maduro, o fruto apresenta algumas características. O limão deve estar brilhoso, a casca rugosa e ao apalpar está um pouquinho duro. Uma dica matadora é observar se aquela estrelinha que está no “olho” do limão, onde pega o fruto à planta está no local. Então, com a ponta da unha aperta um pouco e ele sai facilmente.

LIMÃO MAIS BIACARBONATO – Em seu site “Doce Limão”, Conceição Trucom faz um alerta ao uso do limão com bicarbonato. Ela chama de lixo eletrônico que as pessoas estão espalhando na internet. Ela entende que a terapia tem fundamentação, mas que ela deve ser feita sob o acompanhamento do médico. No caso, o limão com o bicarbonato vai neutralizar a acidez, atacando o câncer e com isto evitando o campo de crescimento de fungos. É um tratamento de choque, que corre risco, mas é válido em face de que visa controlar seu crescimento.

Mas, o risco está nesta automedicação descontrolada, que é feita em casa sem o controle de um especialista. Trucom alerta, de que não é brincadeira, o bicarbonato com limão pode provocar muitas consequências nefastas, só sendo válida para em caso de tratamento de choque, dentro de um protocolo hospitalar e com o conhecimento médico. Assim, o médico vai acompanhar como o corpo do paciente está reagindo ao tratamento.

Entretanto é preciso ter conhecimento do que seja esta mistura de bicarbonato com limão. O ácido cítrico do limão com o bicarbonato de sódio vai formar um citrato. Então isto vai mineralizar, mas só que é “mono-mineralizar” e isto representa que o organismo vai ficar aturado de sódio. Mas, a mineralização do organismo envolve mais de 70 substâncias.

 

Além de Trucom, outros especialistas apontam o limão como um fruto com grande potencial de cura. Entre eles está Perkins Jerome, que tem seu livro traduzido para o português em publicação da editora Rigel. O livro discorre sobre as diversas propriedades do limão e lembra que ele é reconhecidamente medicinal em quase todo o mundo.

 

Também o doutor norte-americano David Jockers chama a atenção do limão para a limpeza do organismo. Ele lembra que as toxinas são encontradas em qualquer parte do organismo (sangue, órgãos e tecidos) e quando a pessoa ingere o limão, ele atua diretamente onde as toxinas se encontram, combatendo e ajudando a expulsá-las. Na intoxicação gastrointestinal, ou em digestão lenta, problemas com o fígado e vesícula, o limão intervém ajudando a normalizar as funções que foram aliteradas.

Assim, a água com limão é um grande aliado do sistema imunológico. O doutor David Jockers explica que a água misturada com limão contém ácido cítrico, que ajuda a limpar e prevenir os depósitos de cálcio que se acumulam nas artérias. Ao se acumularem eles podem provocar uma enfermidade cardiovascular. Mas, é importante lembrar que não deve adicionar açúcar na água com o limão, nem adoçantes. Tem de ser puro.

 

Confira 8 benefícios da água com o limão:


1) Ajuda na digestão e remove as toxinas do aparelho digestivo.
2) Em casos de sentir náuseas, acidez ou indigestão, a água com limão ajuda a neutralizar esses sintomas.
3) Ajuda o sistema imunológico a se tornar mais forte, graças à contribuição da vitamina C.
4) Contém ácido ascórbico, composto por propriedades anti-inflamatórias.
5) O suco do limão é um remédio eficaz na obesidade, mas antes de começar uma dieta exclusiva, o paciente deve beber muita água.
6) Equilibra o pH, por ser um dos alimentos mais alcalinos. O limão, ao ser ingerido, é metabolizado pelo organismo e se torna alcalino.
7) Ajuda para refrescar o hálito e aliviar as dores de dentes e gengivites.
8) A água com limão ingerida com as refeições reduz o índice de glicose no sangue. Isto ajuda o corpo a diminuir a sensação de fome, mantendo-o saciado por muito mais tempo.

 

Algumas indicações de uso interno:

 

. Asma; Enfisema (paralelamente com a terapia do limão, deve erradicar-se os regimes hiperprotéicos);

. Infecções pulmonares, Tuberculose pulmonar e óssea, Bronquite crônica, Constipações e Gripes;

. Afecções Cardiovasculares, Varizes e Flebites;

. Fragilidade capilar; Dermatites várias, Prurido, Eczema e Despigmentação;

. Hiperviscosidade sanguínea (fluidificante sanguíneo);

. Doenças infecciosas (coadjuvante no tratamento de mononucleoses, leucocitoses, blenorragias, sífilis, etc.);

. Paludismo e Piorréia alvéolo dental;

. Febres (infusão de folhas de limoeiro e/ou cascas do fruto, podendo juntar-se o suco);

. Gastrites, Dispepsias e Aerofagias (também se podem mastigar finas lascas da casca do citrino);

. Úlceras de estômago e do duodeno, Esofagite de refluxo;

. Insuficiência hepática e pancreática; Icterícia e congestão hepática (utilização e quantidades adaptados a cada caso);

. Desinteria, Diarréias, Febre tifóide e Hemorróidas;

. Colites, Meteorismo e Parasitas intestinais (ralar a casca do limão e fervê-la em água, com ou sem açúcar);

. Fortalecedor da visão, Glaucoma e Hipertensão ocular;

. Hemorragias, Hemofilia e Escorbuto;

. Astenia, Anemias e Desmineralizações (aumenta a capacidade imunológica);

. Amamentação, Obesidade e Disfunções metabólicas (reequilibrante);

. Hipertensão arterial; hipotensão arterial (regulador da pressão);

. Afecções do sistema nervoso (fortalece e equilibra. As flores do limoeiro são também muito benéficas);

. Diabetes, Leucemia (preventivo), Cancro (preventivo), Enfarte (preventivo) e Tromboses; embolias (preventivo);

. Escleroses, Arteriosclerose, Doenças reumáticas e Artrites;

. Descalcificações, Linfatismo e Ascites;

. Retenções urinárias e Litíase urinária e biliar;

. Prevenção de epidemias, Antitóxico; Antivenenos;

 

Algumas Indicações de uso Externo:

 

. Conjuntivites; Fortalecedor da visão e Tonificante ocular (banhando os olhos, de manhã, ao levantar, com água acidulada por algumas gotas de limão);

. Cefaleias (neste caso, colocar compressas embebidas em sumo na fronte e nas têmporas);

. Febre do feno, Sinusites e Anginas;

. Hemorragias nasais (epistaxis) e Otites;

. Estomatites, Glossites, Aftas e Sifílides bucais;

. Blefarites, Terçóis e Herpes;

. Dermatoses (erupções, furúnculos, etc), Feridas infectadas e Picadas de insetos;

. Verrugas, Seborréia facial, Tônico e adstringente facial;

. Unhas quebradiças e Pés sensíveis (friccionar com sumo ou polpa);

. Queda do cabelo (fazer lavagens e fricções do couro cabeludo com o sumo puro);

. Tonificante corporal (juntando suco de limões espremidos à água do banho).