Voltar ao menu principal

LARANJA FOLHA

Para que serve a Laranja-amarga                               

chá de folha de laranja

receitas de chá de folha de laranja

                   

Chá de folha de laranja: saiba para que serve e como fazer

Esse chá natural é fácil de preparar e é um bom aliado para manter a saúde forte

Aromático, suave e gostoso, o chá de folha de laranja já era utilizado como remédio no tempo das avós e até antes delas, não só para combater doenças mas também para aumentar a imunidade. Aprenda a fazer esse remédio natural e conheça os benefícios que ele oferece à saúde.

Benefícios para a saúde

A laranja é uma das frutas mais populares no Brasil e também em diversos outros países. Ela é muito suculenta, conhecida por sua riqueza de vitamina C e outros nutrientes importantes para a saúde. Mas e quanto às folhas de laranjeira, no que elas contribuem com a saúde? Veja a seguir.

Calmante e relaxante

O chá de folha de laranja oferece um efeito calmante e relaxante para o organismo. É uma boa pedida para quando precisar aliviar o estresse e a ansiedade, ajudando também a pegar no sono com mais facilidade.

Fortalecimento da imunidade

Se na fruta da laranja há uma riqueza de vitamina C, nas suas folhas também há. A vitamina C é essencial para o fortalecimento do sistema imunológico, então esse chá pode ser consumido para essa finalidade, dentro de um estilo de vida saudável para complementar a nutrição vinda de outros alimentos saudáveis.

Melhora a saúde do sistema digestivo

A folha de laranjeira tem propriedades digestivas que ajudam a combater diarreia ou prisão de ventre, regulando as funções gastrointestinais. Mais uma vez, vale ressaltar que o chá sozinho não vai obter efeitos de cura para problemas nesse sistema do corpo, mas é um bom aliado.

Ajuda na retenção de líquidos

Os chás de qualquer tipo são diuréticos, mas algumas plantas também oferecem essa propriedade, como a folha de laranjeira. Então, fazer uso desse chá dentro de uma rotina com alimentação saudável e prática de atividade física vai ajudar a eliminar os líquidos retidos que causam inchaço e mal-estar.

Como fazer

Fazer o chá de folha de laranjeira é muito simples, só precisa das folhas frescas e de água. Mas também pode adicionar outros ingredientes para deixar mais saboroso e também para aproveitar seus benefícios à saúde. Veja duas sugestões:

1. Chá simples

Apenas com água e folhas de laranja é possível obter o chá, mas com o pau de canela o sabor vai ficar com um toque especial. Essa opção não é ideal para conseguir dormir melhor, já que a canela acelera o metabolismo.

Ingredientes

Água: 1 litro;
Folhas de laranjeira jovens: 5 unidades frescas;
Pau de canela: 1 unidade (opcional).

Modo de preparo

Lave bem as folhas da laranjeira. Use folhas orgânicas para evitar o consumo de agrotóxicos;

Coloque as folhas e a canela em uma jarra de vidro temperado;

Ferva a água e despeje na jarra com as folhas;

Deixe em infusão por 10 minutos, coe e beba ao longo do dia;

Essa receita perde o efeito depois de 8 horas, então beba o chá nesse período. Pode ser morno ou frio. Tome sem adoçar ou use mel.

2. Com hortelã e mel

A hortelã também oferece excelentes benefícios à saúde, além de deixar o chá mais gostoso e aromático.

Ingredientes

Água: 1 litro;
Folhas de laranja: 5 unidades;
Hortelã fresca: ½ xícara de folhas;
Mel: a gosto.

Modo de preparo

Leve a água ao fogo com as folhas de laranja e as folhas de hortelã, deixe ferver por cerca de 3 minutos;

Após esse tempo, desligue o fogo e acrescente o mel;

Tampe e deixe entrar em infusão por, aproximadamente, 15 minutos. Sirva quente ou gelado.

Cuidados a ter

Se for gestante ou paciente que faz uso de antidepressivos, não é recomendado tomar o chá de folha de laranja sem a permissão do médico. Da mesma forma, antes de iniciar qualquer tratamento de saúde, deve falar com o médico sobre o uso desse chá para que ele diga se está liberado ou não, caso possa haver alguma reação entre o chá e a medicação.

De modo geral, não há outras contraindicações, mas ainda assim prefira beber uma ou duas xícaras ao dia, sem exagero. Caso sinta algum efeito colateral, pare de usar.