image002

Voltar ao menu principal

JUA

 

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQULmdhjuC7Iw0tfuMivEtGtnIzY-sh4llPgmSqHmVY480TrDUk

http://principalessencias.com.br/images/jua.jpg

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQCOzqzjitp4v0vUrmWwG5__rmbiN-MZ_zkR-6CkFrwN7MkZbcZew

Resultado de imagem para chá JUa  para que serve"

JUÁ

Ziziphus joazeiro

Descrição : Planta da família das Rhamnaceae. Também conhecida como joá, joazeiro, juá-de-espinho, juazeiro, jurubeba, jurupeba, raspa-de-juá, juá-fruta, enjuá, enjoaá, juá-mirim, laranjeira-do-vaqueiro. Joazeiro. Arvore alta, de até 10m de altura, muito bonita, frondosa, espinhosa. Esgalhada desde o solo, produzindo sombra para o gado e para o homem do sertão. Folhas coriaceas, lustrosas, elípticas; Flores pequenas, axi-lares, em caches, amarelo-esverdeadas, em formato de  . O fruto e globoso, amarelo, comestiível com pedunculo orlado, lembra uma pitomba, porem menor, branco por dentro, doce, com 1 semente dura que se parte em duas metades.Conserva-se verde durante as secas, cresce lentamente e vivem mais de 1 00 anos. Ha mais de 100 espécies e aparece em todas as regiões tropicais do mundo, sendo estas especies tambem utilizadas na medicina popular de todos os paises onde cresce. 
Parte utilizada: folhas, frutos, casca, raiz.
Habitat: E native da caatinga nordestina. Aparece em areas secas da  , Bolivia, Paraguai. 
História: Árvore muito respeitada pelos caboclos, serve de alimento para o gado na seca, fornece frutos para alimentacao humana, medicamento e madeira muito duravel para a movelaria, cabos de ferramentas agrfcolas, entaIhes e carvão.
Princípios Ativos: ácido betulínico, ácido oleamólico, amido, anidrido fosfórico, cafeína, celulose, hidratos de carbono, óxido de cálcio, proteína, sais minerais, saponina, vitamina C. 

Propriedades medicinais: adstringente, antiinflamatória, anti-gripal, caspa, cicatrizante, desopilante, expectorante, favorece o crescimento e evitar a queda dos cabelos, febrífuga, higienizante, sudorífero, tônico capilar. Frutos: ricos em vitamina C. 

Indicações: caspa, febre, gengivite, má digestão, mal do estômago, órgãos sexuais, placa bacteriana, queda de  , vias urinárias. 

Contra-indicações/cuidados: gestantes, nutrizes e crianças. Por conter saponina, a planta é considerada tóxica e deve-se ter cuidado em seu consumo. 

Modo de usar: 
- fitocosmética (fabricação de): shampoos, loções (doenças de pele), produtos de higiene bucal;
 
- decocto de folhas e entre cascas: lavar o couro cabeludo, gargarejo (gengivite etc.), males do estômago;
 
-
 decocção da raiz: má digestão, febres e problemas nos órgãos sexuais e das vias urinárias. 
- frutos consumidos “in
  ou na fabricação de geléias e doces. 

Chá de juá: benefícios e propriedades

A juá é uma planta que possui as folhas, frutos, cascas e raiz boas para tratar diversos problemas de saúde

Repleta de benefícios e propriedades para a saúde, a juá é uma planta que possui as folhas, frutos, cascas e raiz propicias para o consumo humano.

A planta medicinal também é conhecida por joazeiro, joá, juazeiro, juá-de-espinho, jurupeba, jurubeba, juá-fruta, raspa-de-juá, enjoaá, enjuá, juá-mirim, joazeiro e laranjeira-do-vaqueiro.

O consumo da planta serve como adstringente, cicatrizante, higienizante, desopilante, expectorante, antigripal, anti-inflamatória, combate e previne a febre, estimula a produção do suor e serve como tônico capilar, pois favorece o crescimento e evitar a queda dos cabelos e combate a caspa.

Os frutos da juá, que muito lembram uma pitomba, mas menor e branco por dentro, são excelentes fontes de vitamina C, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico do organismo.

A planta possui inúmeros princípios ativos como amido, anidrido fosfórico, ácido betulínico, ácido oleamólico, amido, celulose, cafeína, óxido de cálcio, proteína, sais minerais, saponina, vitamina C, hidratos de carbono e  anidrido fosfórico.

O uso da juá é indicado para pessoas que sofrem de problemas como febre, gengivite, má digestão e outras doenças no estômago, alguns problemas nos órgãos sexuais e vias urinária, além da placa bacteriana.

A decocção das folhas e cascas da juá podem ser usadas no couro cabeludo, para tratar caspas; como gargarejo, para tratar gengivite e a ingestão para tratar males no estômago.

Já a decocção feita a partir da raiz da planta ajuda a combater a má digestão, problemas nos órgãos sexuais e vias urinárias e ajuda a reduzir a febre.

A ingestão do juá é contraindicada para crianças menores de 12 e anos. Devido a presença de saponinas, o consumo da planta também deve ser evitado por gestantes e mulheres que estão em processo de amamentação.

Referência :

A Cura pelas Ervas e Plantas Medicinais Brasileiras - Ricardo Lainetti e Nei R. Seabra de Britto - Editora Ediouro. 1979.
Plantas que Curam - Cheiro de Mato. Sylvio Panizza - IBRASA. 1997.
CIAGRI - Banco de plantas medicinais, aromáticas e condimentares da Universidade do Estado de São Paulo.
Plantamed - Grande cadastro de plantas e ervas medicinais.

 

Pedido Fone: 43 3325 5103