image002

Voltar ao menu principal

INCENSO

Resultado de imagem para imcenso erva"

 

Resultado de imagem para imcenso erva"

Resultado de imagem para imcenso erva"

Resultado de imagem para imcenso erva"

INCENSO Nome Científico: Tetradenia riparia Família: Lamiaceae Outros Nomes Populares: pau-de-incenso, falsa-mirra, lavândula, limonete e pluma-de-névoa. Usos: antifúngico, antimicrobiano45. Possui moderada atividade antimalárica46 . Parte Utilizada: folhas47 . Plantio: Cresce a sol pleno, com solo bem drenado e com compostagem. A quantidade de água regada no inverno deve ser menor que a no verão48 . Princípios Ativos: Terpenos (monoterpenos, diterpenos e sesquiterpenos) 46 e flavonoides47 . Modo de Preparo: A infusão das folhas pode tratar gastroenterite. A decocção e infusão também podem ser utilizadas para tosse, dores de garganta e como antimalárico49 .

Observações: • Tetradenia riparia é uma planta empregada na medicina popular do país africano Ruanda. É conhecida popularmente como umuaravumba, e é cultivada ao redor das casas. As folhas são utilizadas, popularmente, como remédio para doenças como malária, angina, doença tropical de pele, gastroenterites, gonorréia, diarréia, abscessos dentários, dores de cabeça, bronquites, tosses, úlceras, esterilidade feminina, doenças renais, febres e outras. No Brasil, a espécie Tetradenia riparia foi introduzida como planta ornamental exótica e é cultivada em parques, jardins residenciais e hortos, distribuídas pelo Estado de São Paulo47 . • Esta planta não está na lista de plantas medicinais e/ou fitoterápicos regulamentados pela Anvisa. Suas informações foram retiradas apenas de artigos científicos.

Faça você mesmo: incenso natural contra as vibrações negativas

Ervas e flores têm propriedades positivas podendo trazer calma, alegria e um aroma refrescante para a casa. Aprenda a fazer o seu próprio incenso!

Quer melhorar as energias do lar para que o ano realmente flua e as intenções positivas possam reinar em sua casa? As ervas podem ser grandes aliadas. A prática de queimar ervas sagradas em rituais é algo praticado por muitas culturas em todo o mundo. As ervas e as flores possuem diferentes propriedades positivas, assim você pode escolher de acordo com as suas necessidades. Se preferir não queimar, as ervas também servem como sachês, liberando aromas agradáveis. Veja a seguir como fazer um incenso natural:

Você vai precisar de:

Tomilho (relaxante e edificante)

Orégano (a palavra vem dos termos gregos “oros” e “ganos”, que significam “montanha” e “alegria”, respectivamente)

Rosa (tranquilidade, calma)

Alecrim (fragrância refrescante, clareza, aumenta a vigilância)

Lavanda (calmante, relaxante)

Algodão natural ou corda de canhamo

Tesoura

Como fazer:

1. Junte as ervas escolhidas como se fosse um arranjo de flores. Depois, enrole-as com a corda natural e deixe bem firme – é importante apertar bastante porque elas encolhem um pouco depois de secas.

3. Quando estiver pronto, acenda uma das extremidades com um fósforo ou isqueiro como se fosse um incenso. Deixe-o em uma área bem ventilada e afastado de objetos inflamáveis, como cortinas e roupas.

Dica: Cada indivíduo tem diferentes sensibilidades e alergias a plantas, ervas e flores. Consulte seu médico antes de usar produtos à base de plantas, especialmente se estiver grávida, amamentando ou usando qualquer medicação.