Descrição: Descrição: Descrição: C:\Users\Ervas\Desktop\Ervas Londrina\index_arquivos\image002.jpg

Voltar ao menu principal

Imburana

 

 Formas de Pagamento

 


Veja detalhes do pagamento

 

 Descrição: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRutghAsRZ9ORn-MVz6_Jnsr5bdTe5SL1BqdxnizA5V4y7G43jqCw

Descrição: http://www.onordeste.com/administrador/personalidades/imagemPersonalidade/7d8494bcb3befc19ef5828f2fd10f068521.jpg

IMBURANA-DE-CHEIRO

Nome científico: Amburana cearensis (Allemao) A. C. Sm.

Família: Fabaceae.

Sinônimos botânicos: Amburana acreana (Ducke) A.C. Sm., Amburana cearensis var. acreana (Ducke) J.F. Macbr., Amburana claudii Schwacke & Taub., Torresea acreana Ducke, Torresea cearensis Allemao, Torresea cearensis F. Abl.

Outros nomes populares: amburana, amburana-de-cheiro, cerejeira-rajada, conduru, cumaré, cumari, cumarú, cumaru-das-caatingas, cumaru-de-cheiro, cumaru-do-ceará, cumaru-do-nordeste, cumbaru, cumbaru-das-caatingas, emburama, imburana, imburana-de-cheiro, umburana; cerejeira (inglês, espanhol, francês, italiano); tonka.

Constituintes químicos: cumarina.

Propriedades medicinais: aromática, anticoagulante, antiinflamatória, broncodilatadora, cardiotônico, diaforético, estimulante, estomáquico, febrífugo, narcótico, peitoral.

Indicações: afecções pulmonares, asma, astenia, balsâmica das vias respiratórias, broncodilatadora, bronquite, cólicas intestinais e uterinas, febre, gripe, hemorragias, inflamação, resfriado, tosse.

Parte utilizada: sementes, casca.

Contra-indicações/cuidados: Não encontrados na literatura consultada.

Modo de usar:
Uso externo:
- decocção de 2 colheres de sopa de cascas em um litro d'água (ferver durante 10 minutos);
- banhos em crianças para baixar a febre;
Uso interno:
- pílulas;
- xarope pelo cozimento da casca e das sementes;
- pó das sementes amassadas.

Imburana

Trata-se de uma árvore regular, medindo até 15 metros de altura e 50 centímetros de diâmetro. Apresenta casca grossa, suberosa, gordurosa, aromática, de cor vermelho-pardacenta e que se desprende em finas lâminas. As folhas são alternas, irregularmente pinadas, compostas por 11-15 folíolos alternos, peciolados, ovados, arredondados no ápice e na base e inteiros. Flores brancacentas ou branco-amareladas, aromáticas. O fruto é uma vagem achatada a qual contém uma ou duas sementes aladas, rugosas, ovóides, duras, de superfície lisa, externamente cinza-clara e rajada de preto.

Nome Científico: Amburana cearensis (Fr. All.) A. C. Smith Sinonímia: Torresea cearensis Fr. All.; Amburana Claudii Schw. et Taub.

Nome Popular: Imburana, Amburana, Cerejeira, Cumarú-do-Ceará, Cumaré, Cumarú-das-caatingas, Imburana-de-cheiro, Umburana, Amburana-de-cheiro, Cerejeira-rajada e Cumarú-de-cheiro, em português; Palo Trébol e Roble, na Argentina.

Família Botânica: Leguminosae Papilionoideae.

Parte Utilizada: Casca e Semente.

Princípios Ativos: São pouco conhecidos, há a citação da presença de Óleo Volátil.

Indicações e Ações Farmacológicas: Popularmente a casca separada ou misturada com as sementes constitui um ótimo peitoral, usado contra resfriados, tosses, bronquites, asma e quaisquer afecções pulmonares. A semente serve mais para perfumar a roupa e produzir sabonetes.

Toxicidade Contra indicações: Não há referências nas literaturas consultadas.

Dosagem e Modo de Usar: Não há referências nas literaturas consultadas.


Referências Bibliográficas:

• CORRÊA, M. P. Dicionário das Plantas Úteis do Brasil. IBDF. 1984.

• LORENZI, H. Árvores Brasileiras, vol.: 01, 3ª edição, Plantarum, 2000.

Nome Cientifico: Amburana cearensis

Nome Popular: Umburana de cheiro, cumaru, cumaré, cumaru das catingas, umburana,
Utilidade
A casca e a semente são utilizadas com frequência na medicina popular no tratamento de bronquites, asma, gripes e resfriados, na forma de chá fervido (decocto) ou de banho com o cozimento das cascas para tratar dores reumáticas.

Analises Fitoquímico
O estudo fitoquímico mostrou que as sementes fornecem cerca de 23% de um óleo fixo constituído principalmente de glicerídeo dos ácidos: palmítico (18,6%), linoléico (7,1%), oléico (53,!%), esteárico (8,0%) e 4% de cumarina com pouco de 6-hidroxicumarina.  Contém também uma proteína capaz de inativar a tripsina e o fator de coagulação XII.

Propriedades
Nas cascas foram encontrados, cumarina, isocampferidio e traços de outros flavonoides, enquanto na madeira foram encontrado a cumarina, 3-4 dimetoxicinamato de metila, ácido vanilico, afrormosina, 8-0metilretusina, 2,4-metilenocicloartenol e beta-sistoterol.

Comprovação
Ficou comprovado que a cumarina e a fração de flavonoide, o seu extrato hidroalcoólico de suas cascas e a cumarina administrado por via oral, apresentaram uma atividade anti-inflamatória no ensaio do edema de pata induzido pela carragenina, em ratos, mas não interferiram sobre o edema quando quando foi usado o agente indutor dextrano.

Forma de utilização
Esta planta pode ser usada na forma de cozimento (decocto) feito com 50 gramas de casca bem picada (meia xícara das medias) com água em quantidade suficiente para dar um copo, fervendo-se a mistura em recipiente coberto com tampa.
O cozimento depois de coado, pode ser tomado na dose de uma colher das de sopa até seis vezes ao dia, ou usado para fazer o xarope, juntamente com a mesma quantidade de açúcar e fervendo-se a mistura até dissolve-lo totalmente.

Como Utilizar
Para o tratamento da tosse, bronquite e asma toma-se uma colher das de sopa seis vezes ao dia.
Criança tomam metade desta dose.

Descrição: http://img2.blogblog.com/img/icon18_edit_allbkg.gif 

Um comentário:

Descrição: http://lh5.googleusercontent.com/-iA3EsA8nOsY/AAAAAAAAAAI/AAAAAAAAABA/Z5POKzwH_xw/s35-c/photo.jpg

Eliana Parra12 de dezembro de 2015 13:49

AQUI EM MINHA CIDADE EU APRENDI A USAR A SEMENTE PARA O ESTOMAGO OU FIGADO RUIM. PEGA-SE 3 SEMENTES, COLOCA EM UMA PANELINHA E LIGA O FOGO. SEGURE A PANELA MAIS ALTO UM POUCO, PARA TOSTAR A CASQUINHA DA SEMENTE SEM QUEIMÁ~LA, VC VAI ESCUTAR UM ESTALINHO. COLOQUE-AS EM SEGUIDA EM CIMA DE UM PANO PARA ESFRIAR. DEPOIS RETIRE A CASCA E AMASSE TODAS COM UM PILAOZINHO. MISTURE O PÓ COM UM POUCO DE AGUA E TOME. É TUDO DE BOM PARA O ESTOMAGO OU FIGADO RUIM. AS VEZES SE NÃO RESOLVER DE PRIMEIRA, FAÇA MAIS UMA OU DUAS VEZES NO ESPAÇO DE 12 HORAS OU MAIS. È GARANTIDO. VC FICA NOVISSÍMO.

Obs: Já encontra em pó nas lojas de produtos naturais. Nos temos na Lojinha.