image002

Voltar ao menu principal

Guaraná

 

 

Guaraná em Pó melhora o treino e acelera o metabolismo

Descrição : Planta da família das sapindaceae. O nome Paullinia foi atribuído por Lineu ao género a que pertence o guaraná em homenagem ao médico e botânico alemão Simon Pauli. É também conhecido por uaraná, narana, guaranauva, guaranaina, guaraná cerebral e guaraná-da-amazônia.

Origem : Brasil, floresta amazônica.

Propriedades : De acordo com literatura existente, em 1763 o Bispo Dom João de São José de Queirós escreveu que, dado o mal-estar de alguns amigos e o seu mesmo, convidado a tomar Guaraná, o resultado foi fantástico no sentido de debelar febres, ser um diurético, portanto, ajudando no emagrecimento, pois evita a retenção de lêquidos no organismo, evita as enxaquecas, evita a fome, sendo que um caminhante ou um trabalhador sente-se em plena posse de suas energias mesmo se alimentando com distâncias, por longos períodos. O Dr. Theodor Peckholt, por volta de 1866, fez análises classificando as propriedades do Guaraná. Mas antes dessa data a propriedade chamada Guaranina já fora descoberta pelo químico Theodor von Martius.

Com o passar dos anos novos estudos foram feitos e médicos da Escola de Medicina Tropical de Liverpool, no inêcio deste século, sediados em Manaus, em suas pesquisas, ficou comprovado que, em quantidade mênima, o GuaranápossuÌa qualidades que poderiam ser comparadas às da morfina, motivo pelo qual seria considerado por alguns a planta que traz alegrias; essa propriedade seria a Beta-guaranina. Tem mais, por voha de 1931 confirmou-se tratar-se de um alcalóide que seria a Cafeína.

Indicações : Afrodisíaco, sendo que na realidade essa é a sua menor qualidade, porêm é preciso haver uma conscientização. O Guaraná como o Ginseng são plantas que, revigorando o organismo de maneira geral, traz uma revitalização que é a única responsável pela volta ou conservação da potência sexual.

Esgotamento físico ou mental, jejum e ao deitar-se proporciona a liberação das aç?es energéticas que agirá das mais diversas formas.

Na pré e pós menstruação - Com o uso do Guaraná o sexo feminino seria beneficiado devido ao tanino contido na planta, que evitaria problemas de cólicas, de corrimentos sempre tão constrangedores, pois estaria ativando a circulação e corrigindo esses males

Sistema cardiovascular - Justamente por causa da cafeína o guaraná possui propriedades que ativam a circulação, o que provoca a dilatação em algumas artérias e contração em outras, motivo pelo qual é excelente no tratamento de enxaquecas e também evitando as câibras, mal de quem tem problema de circulação, o que causa tremendas dores.

Principios Ativos : Em cada 100 gramas de sementes secas observou-se as seguintes qualidades no Guaraná: Cafeína 5,338 gramas, óleo fixo 2,950 gramas, ácido Tônico 5,902 gramas, ácido piro-guaraná2,750 gramas, Saponina 0,060 gramas, amido 9,350 gramas, Glicose 0,777 gramas, Fibra vegetal 49,125 gramas, água 7,650 gramas, Pectina, dextrina, sais, ácido mélico 7,470 gramas.

Parte utilizada: Sementes.

Contra-indicações/cuidados:
Muitos autores alertam quanto ao uso exagerado do Guaraná, demonstrando que esse abuso pode trazer diarreias, inclusive a diarreia sanguinolenta, dores intestinais, taquicardia, afetar o fÌgado, rins, estômago, dar tremores. Sabemos que todo exagero gera problemas.O Guaranánão não é uma exceção. Usado corretamente, de maneira homeopática, apenas nos beneficiará. Para aqueles que no afã de corrigirem um mal apenas em poucos dias, as consequências logo se farão sentir.

O mesmo perigo que o Guaraná poderá nos causar o nosso café do dia-a-dia também causa. Bom senso em tudo é uma receita infalível de boa saúde.

Seria bom que se lesse mais, se informassem mais e seguissem a filosofia dos orientais: por que tratar de uma doença se podemos evitar a doença? O Guaraná tomado de maneira correta estará preservando a nossa saúde de muitos males.

Modo de usar:

Cada pessoa possui uma reação no que se refere ao guaraná essa reação irá variar de pessoa para pessoa. Estando esclarecido esse item vamos saber o que uma dose maior ou menor dessa planta irá nos trazer.

Num copo de caldo de laranjas coloca-se uma colher de chá, de pó de Guaranáe toma-se pela manhã, em jejum, um pouco antes da primeira refeição.

Dizem que os índios tomam o Guaranávárias vezes ao dia em doses homeopáticas mas nunca indo além de dois ou três gramas.

Outra coisa que merece atenção. O Guaranáem pó não se dissolve totalmente, então o vasilhame em que foi preparado deve ser agitado com uma colher, senão o pó fica depositado no fundo.

Ao comprar o Guaraná quer seja em pó, em comprimidos ou em bastão, devemos procurá-lo em estabelecimentos de gabarito, de muita idoneidade, pois onde há dois seres humanos sempre há o perigo da fraude.

Os índios, de forma não muito higiénica, esfregam o bastão de Guaranána língua seca do peixe pirarucu a fim de extraírem o pozinho que tomam.

Em determinadas tribos indígenas usam esfregar o bastão de Guaranáno osso do pirarucu, dentro de uma cuia que já contenha água a fim de prepararem sua beberagem que depois é tomada por todos na mesma cuia, havendo um certo cerimonial nessa maneira de proceder.

O primeiro a tomar seria o dono da casa, em seguida as pessoas mais importantes e depois os familiares do sexo masculino voltando a cuia para o dono da casa com um restinho bem no fundo que ele tomaria terminando o cerimonial.

Guaraná em Pó melhora o treino e acelera o metabolismo

1. Aumentar o rendimento do treino

O pós de guaraná aumenta a disposição e  estado de alerta, o que gera uma maior dedicação na hora de treinar. Além disso, ele retarda a sensação de fadiga, especialmente em exercícios de longa duração, permitindo que uma maior dedicação e esforço no treino ou na competição.

2. Favorecer a perda de peso

O uso de pó de guaraná ajuda a reduzir o peso por ser rico em cafeína e antioxidantes que aceleram o metabolismo e favorecem o uso da gordura como combustível para o corpo. Além disso, ele tem um efeito de redutor da fome, afastando a vontade de comer entre as refeições.

No entanto, é importante lembrar que esse efeito é potencializado quando o pó de guaraná é utilizado juntamente de uma dieta equilibrada e da prática regular de atividade física.

Guaraná em Pó melhora o treino e acelera o metabolismo

3. Aumentar a concentração para estudar

Por conter cafeína e substâncias como teobromina e teofilina, o pó de guaraná ajuda a aumentar a concentração, o raciocínio e o estado de alerta para uma maior dedicação nos estudos e atenção durante provas.

No entanto, é importante que o pó seja consumido apenas durante o dia, pois seu consumo durante a noite pode acarretar insônia.

4. Melhorar o humor

O pó de guaraná estimula a produção dos hormônios dopamina e serotonina, que estão ligados ao aumento da sensação de bem estar, melhorando o humor. Isso se deve tanto à presença de cafeína quanto ao seu alto teor de antioxidantes, que melhoram o funcionamento do sistema nervoso central.

5. Controlar colesterol e triglicerídeos

O pó de guaraná é rico em flavonoides e saponinas, substâncias com forte poder antioxidante que ajudam a reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, e alguns estudos mostram o seu benefício também no controle dos triglicerídeos.

Além disso, ele é rico em pectina, uma fibra que estimula uma maior eliminação de gordura nas fezes, o que também ajuda reduzir o colesterol. 

Guaraná em Pó melhora o treino e acelera o metabolismo

Quantidade recomendada

A dose de pó de guaraná recomendada para obter seus efeitos benéficos sem riscos à saúde varia de acordo com o peso, mas deve ser entre 0,5 g e 5 g para indivíduos adultos saudáveis, não sendo recomendado seu uso para crianças, mulheres grávidas e idosos.

Efeitos colaterais do consumo excessivo

O consumo excessivo de pó de guaraná pode trazer efeitos colaterais ligados ao excesso de cafeína, que provoca sintomas como ansiedade, inquietação, alterações de humor, tremores, perda de apetite, tensão muscular e palpitações cardíacas.

Esses efeitos são devido ao alto teor de cafeína consumido através do pó de guaraná, e são conhecidos como cafeinismo. Para solucionar o cafeinismo, deve-se parar o consumo do guaraná e de outros alimentos ricos em cafeína, como café, refrigerantes de cola, chás e chocolate. Veja mais sobre a overdose de cafeína