Voltar ao menu principal

GRAMA

Resultado de imagem para grama planta medicinal" 

 

Resultado de imagem para grama planta medicinal"

Resultado de imagem para grama planta medicinal"

       Resultado de imagem para grama planta medicinal"             

Chá tem efeito contra pedras nos rins e infecções do aparelho urinário

A semelhança com o pé de galinha gerou o nome popular dessa planta "Capim-pé-de-galinha", cujas propriedades medicinais são de diurética e sudorífica. As indicações mais importantes são para catarro das vias urinárias, que é infecção nesse órgão.

É indicado para combater pedras nos rins, infecções do trato urinário: uretrite, uretrite, oligúria, urolitíase e da vesícula biliar, assim como doenças do fígado (bile distonia, colecistite, hepatite).

Pode ser usada contra doenças do aparelho geniturinário (cistite) e outras patologias como a gota, hipertensão arterial, edema, excesso de peso acompanhado por retenção de líquidos.

O Capim-pé-de-galinha pode ser encontrado em toda a Região Norte e serve também para controlar a erosão em solos não cultivados, assim como alimentação de animais.

Por ser uma planta hospedeira de agentes patogênicos que atacam diversas cultivares, seu pólen causa alergias e a febre do feno.

Chá de grama trata cistite, uretrite e cálculo urinário

Além das funções relacionadas à problemas de saúde, esta planta pode ainda ser usada em tratamentos estéticos.

A natureza proporciona diversos elementos que contribuem para a saúde e beleza do corpo humano, um exemplo disso é a Agropyrum repens, nome científico para a grama comum.

Pertencente à família das Gramíneas, esta planta pode ser encontrada nas zonas tropicais e subtropicais da América. E além de seu uso ornamental, também pode ser aplicada com uso medicinal.

Propriedades medicinais e efeitos benéficos

Anti-inflamatória, Antisséptica, Depurativa, Diurética, Emoliente;, Sudorífico.

Diante destas propriedades, pode-se dizer que grama comum é utilizada para combater problemas no organismo humano bem comuns, a exemplo da febre, artritismo e gota. Também é indicada para graves complicações, como os cálculos urinários, cistite e uretrite. Além das funções relacionadas à problemas de saúde, esta planta pode ainda ser usada em tratamentos estéticos, no caso da celulite.

Como usar a grama comum?

Consiga 30 g das raízes desta planta e prepare uma infusão junto com meio litro de água fervida. Deixe a mistura tampada por, aproximadamente, 10 minutos. Após o tempo determinado, coe o chá e tome aos poucos durante todo o dia. O ideal é não ultrapassar quatro xícaras por dia deste remédio natural, mas o consumo pode ser distribuído pelo dia.

Contraindicações e efeitos colaterais

Apesar de natural, o chá da grama não deve ser usado por grávidas, lactantes e nem crianças menores de 12 anos. Isto porque, as gestantes que utilizam esta substância podem acabar atrapalhando o desenvolvimento do feto, o líquido pode alterar o sabor e os nutrientes do leite materno e no caso das crianças, seus respectivos organismos ainda não estão totalmente preparados para receber os princípios ativos desta planta.

Já com relação aos efeitos colaterais, ainda não há registro quanto a este ponto. Porém, é necessário que o paciente consulte um médico especialista antes de qualquer automedicação, seja ela natural ou não. Além disso, se faz importante respeitar as dosagens corretas deste chá