image002

Voltar ao menu principal

GENCIANA

 

GENCIANA


Nome científico: Gentiana lutea L.

Família: Gentianaceae.

Sinônimos botânicos: Asterias lutea, Swertia lutea.

Outros nomes populares: gencianela, genciana-amarela, gengiba, junciana, unciana e xaranzana (espanhol), genciana, gengiba, unciana, quina de pobre, genciana amarilla, genciana mayor (casteliano), xaranzana (australiano), genciana, gençana, argençana, jansana, arjansana (catalão), errosta (vasco), genciana, argençana, xensá (galego e português), yellow gentian, gentiane (ingles), gele gentiaan (Holandes), gelber enzian, bitter wurz (alemão), gentiane jaune, grande gentiane, genciana (francês), genziana, giansana (italiano).

Constituintes químicos: açúcares, glicosídeo (genciopicrina), amarogencianina, fenóis, alcalóides, xantonas, pectina.

Propriedades medicinais: antidiabética, antiemética, antiinflamatória, antimicrobiana, aperiente, colagoga, condicionante para os cabelos, venérea, digestiva, emenagoga, estimulante da circulação sangüínea, laxante, sialagoga, tônica estomacal, tônica para o fígado, vesícula biliar e todo o organismo, vermífuga.

Indicações: alergia, amenorréia, anemia, anorexia, artrite, azia, cálculo biliar, circulação, convalescência, debilidade muscular, diabete, diarréia, dor reumática, escrofulose, esgotamento, febre, flatulência, fraqueza geral, gastrite, gota, hiperglicemia, histeria, icterícia, indigestão crônica, náusea, problema digestivo, resfriado, verme intestinal, vômitos.

Parte utilizada: folhas, raízes.

Contra-indicações/cuidados: mulheres grávidas e lactantes e pessoas que sofrem de úlcera gastroduodenal, pessoas nervosas.
Dos elevada, pode causar dor de cabeça e vômito. Nas lactantes o princípio amargo pode transferir-se para o leite materno.

Modo de usar:
- extrato ou decocção ou infusão das chá das folhas e raízes: problemas digestivos, vermes intestinais, febre, dor reumática, gota, alergia, amenorréia, anemia, anorexia, indigestão crônica, circulação, resfriado, diabete, diarréia, esgotamento, flatulência, cálculo biliar, gastrite, azia, hiperglicemia, histeria, icterícia, náusea, escrofulose, vômito. Tomar meia hora antes das refeições. No caso de pó das raízes ou folhas tomar 1 g por dose.
- decocção de 1 a 2 g de raiz seca de genciana. Deixar ferver por 5 a 6 minutos. Desligar o fogo, tapar e deixar esfriar. Tomar meia hora antes das refeições. Pode adoçar com mel.

A genciana é conhecida popularmente através de diversos nomes, como, gencianela, genciana-amarela, gengiba, junciana, unciana, quina de pobre, genciana amarilla, argençana, jansana e gentiane jaune.

Seu nome científico é Genciana lutea L, é pertencente à família das Gentianaceae. É uma planta rica em propriedades medicinais e por isso é muito indicada para combater diversos tipos de doenças e problemas de saúde.

Características

É uma planta de caule ereto e liso. Possui folhas largas, grandes e ovaladas, suas flores têm a tonalidade de um amarelo intenso. A haste da planta é reta e alcança aproximadamente um metro de altura.

Seu sabor é extremamente amargo, sendo considerada uma das plantas mais amargas do planeta. É considerada pela fitoterapia como um tipo de amargo “puro”, isto é, que faz muito bem a saúde.

As partes utilizadas para a criação de chás, compressas, temperos de alimentos, produtos cosméticos e medicamentos são as folhas e as raízes da genciana. Seu habitat natural são as montanhas europeias.

Propriedades medicinais

·         Antidiabética;

·         Anti-emética;

·         Anti-inflamatória;

·         Antimicrobiana;

·         Periente;

·         Colagoga;

·         Condicionante para os cabelos;

·         Venérea;

·         Digestiva;

·         Emenagoga;

·         Estimulante da circulação sanguínea;

·         Laxante;

·         Sialagoga;

·         Tônica estomacal;

·         Tônica para o fígado;

·         Vesícula biliar e todo o organismo;

·         Vermífuga.

Indicações

·         Alergia;

·         Amenorreia;

·         Anemia;

·         Anorexia;

·         Artrite;

·         Azia;

·         Cálculo biliar;

·         Circulação;

·         Convalescência;

·         Debilidade muscular;

·         Diabete;

·         Diarreia;

·         Dor reumática;

·         Escrofulose;

·         Esgotamento;

·         Febre;

·         Flatulência;

·         Fraqueza geral;

·         Gastrite;

·         Gota;

·         Hiperglicemia;

·         Histeria;

·         Icterícia;

·         Indigestão crônica;

·         Náusea;

·         Problema digestivo;

·         Resfriado;

·         Verme intestinal;

·         Vômitos.

Aumento de apetite

A genciana é recomendada principalmente em tratamentos de distúrbios digestivos, incluindo, anorexia, bulimia e depressão. Sua raiz, quando ingerida por meio de chá, proporciona o aumento de apetite.

O amargo proporcionado pela planta aumenta a vontade de se alimentar, proporcionando uma melhora significativa em diversos tratamentos. Vários estudos já estão sendo desenvolvidos com o objetivo de aprovar o efeito positivo e significativo da raiz de genciana.

Contraindicações

Não é recomendável ingerir a genciana durante os meses de gravidez e lactação. Pessoas com hiperacidez estomacal devem evitar ingerir a planta. Além disso, devem evitar o chá de genciana pessoas com úlceras gastroduodenais e com síndrome de Zollinder-Elison.

Efeitos colaterais: Cefaleia, dispepsia, náusea e vômitos.

Ingerir em demasia a genciana pode ocasionar em irritações gastrointestinais.

Chá de genciana

– 1 colher de chá de raízes e folhas de genciana;
– 1 xícara de água.

Ferva a água junto com as raízes e folhas de genciana, em seguida desligue o fogo e deixe o chá descansar por cinco minutos. Coe e beba em temperatura morna de duas a três vezes por dia.

Em caso de diabetes não acrescente açúcar.

Chá gelado de genciana com suco de maçã

·         1 colher de chá de raízes e folhas de genciana;

·         1 xícara de água;

·         1 maçã sem casca picada;

Ferva a água junto com as raízes e folhas de genciana, em seguida desligue o fogo e deixe o chá descansar por cinco minutos. Espere esfriar, coe e coloque no liquidificador junto com a maçã picada. Beba o chá gelado durante as refeições.

Os 10 Benefícios do Chá de Genciana Para Saúde

Os Benefícios do Chá de Genciana Para Saúde são diversos. Além disso, o Chá de Genciana contém vários nutrientes que são essenciais para saúde do corpo em geral. A Genciana é uma planta medicinal, também conhecida como GencianelaGenciana-amarela, Gengiba, Junciana ou Unciana, muito utilizada no tratamento de problemas digestivos. O seu nome cientifico é Gentiana lutea e pode ser comprada em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação.

genciana é uma planta rica em propriedades medicinais e por isso é bastante recomendada nos tratamentos de vários tipos de doenças e problemas de saúde. Então, confira agora Os 10 Benefícios do Chá de Genciana Para Saúde.

Benefícios do Chá de Genciana Para Aumentar o Apetite: O chá de genciana é indicado especialmente em tratamentos de distúrbios digestivos, contendo, anorexia, bulimia e depressão. Sua raiz, quando consumida por meio de chá, favorece a elevação de apetite. Além disso, o amargo promovido pela erva eleva a vontade de se alimentar, favorecendo uma melhora significativa em inúmeros tratamentos. Diversos estudos já estão sendo desenvolvidos com o objetivo de aprovar o efeito positivo e significativo do chá de genciana.

Benefício do Chá de Genciana Tem Ação Anti-Séptico e Antiespasmódico: O Chá de Genciana possuem propriedades anti-sépticas e antiespasmódicas que podem aliviar as cólicas musculares das mulheres durante a menstruação. Devido às propriedades anti-sépticas presentes nesta erva, também é usado no tratamento de erupção cutânea, contusões e feridas.

Benefício do Chá de Genciana Para Fígado Saudável: chá de Genciana também podem tornarfígado mais saudável, estimular a função hepática e auxiliar na regeneração das células enquanto aumenta o fluxo de bile. Esta erva também é eficaz para prevenir o crescimento de vírus que podem causar mau funcionamento do fígado. Esta não foi uma surpresa para os herbalists, já que esta erva tem sido utilizada desde tempos antigos para melhorar a digestão e estimular o apetite

Benefício do Chá de Genciana Para Tratar Diarreia: Muitas pessoas recebem diarreia pelo menos uma vez por ano. Geralmente dura pelo menos dois dias. A diarreia é um dos problemas agudos que podem levar à morte se não for tratado imediatamente. Os sintomas incluem cólicas, fezes aquosas, náuseas e vômitos, inchaço, fino e perda de fezes e sensação urgente de ter uma evacuação intestinal.

Os sintomas graves incluem febre, perda de peso, muco ou sangue nas fezes. A erva de genciana é usada para tratar a diarreia para que possa resgatá-lo imediatamente durante o tempo crítico. Esta erva é eficaz na prevenção da diarreia , bem como os sintomas associados a ela.

Benefício do Chá de Genciana Para Tratar Azia: A azia é a irritação do esôfago devido ao ácido do estômago. Os sintomas de azia ou refluxo ácido são tosse crônica e dor torácica. Isso cria um desconforto ardente no abdômen e abaixo do osso do peito. Existem muitos fatores que podem provocar azia , como estresse, obesidade, certos medicamentos e alimentos específicos. A genciana é um dos remédios caseiros efetivos para o tratamento da azia . Outras formas de tratar azia são a mudança de estilo de vida, dieta e medicamentos.

 

Benefício do Chá de Genciana Para Combater a Anemia: A anemia é uma condição de saúde quando um tem níveis insuficientes de ferro no corpo. O ferro não suficiente diminui o número de glóbulos vermelhos, o que significa que o sangue não pode transportar oxigênio suficiente para todos os órgãos e tecidos.

chá de genciana ajuda a estimular o crescimento de leucócitos e glóbulos vermelhos no corpo, enquanto melhora o sistema imunológico. As raízes de genciana são eficazes para estimular o sistema digestivo, o que pode facilitar o absorção de ferro pelo organismo. Também é importante tomar alimentos ricos em ferro enquanto tratam com genciana

Benefício do Chá de Genciana Para Aliviar Espasmos Musculares: O chá de Genciana trata os espasmos musculares, pois o chá de genciana tem potássio, magnésio. Os espasmos podem afetar diferentes tipos de músculos que levam a diferentes sintomas. Por exemplo, os espasmos do músculo esquelético são causados ​​por desidratação, sobre a fadiga e anormalidades eletrolíticas. Os espasmos podem ser dolorosos e geralmente breves e é a maneira comum do corpo dizer que as células musculares precisam de mais água, potássio, magnésio, cálcio, sódio e glicose.

Benefício do Chá de Genciana Para Prevenir o Câncer: Consumir o chá de genciana pode reduzir o risco de adquirir células cancerígenas. Como o chá de genciana é rica em propriedades antioxidantes importantes, ela pode combater os radicais livres enquanto protege as células saudáveis. Ainda há uma necessidade de realizar mais pesquisas sobre os efeitos das raízes de genciana em pacientes com câncer.

Benefícios do Chá de Genciana Para Melhorara a Circulação: chá de Genciana têm efeito terapêutico e estimulantes que podem melhorar a circulação sanguínea. As pessoas que estão muito ocupadas com o trabalho no escritório / escola ou aqueles que não têm tempo suficiente para uma corrida podem se beneficiar das raízes de genciana para uma melhor circulação sanguínea.

Ele pode energizar o sangue e circular para todas as partes do seu corpo, fortalecendo todo o sistema cardiovascular. Esta erva também é usada para revitalizar os tecidos cansados, como muitas pessoas relataram sentir menos letárgico depois de consumir raízes de genciana.

Benefício do Chá de Genciana Para Tratar a Febre: Outro grande benefício do Chá de genciana é a sua eficácia no tratamento da febre causada pelas mudanças climáticas. Também é eficaz para tratar tosse, resfriados e outros sintomas relacionados. Fornece ao corpo os antioxidantes e nutrientes necessários para combater esses problemas.

Efeitos Colaterais do Chá de Genciana: Os efeitos colaterais do chá de genciana incluem dor de cabeça e vômitos, quando consumida em excesso.