image002

Voltar ao menu principal

FAVA DE STO.  INÁCIO

 

http://www.fadelhomeopatia.com.br/img/thumb_principais_51.jpg

http://biologo.com.br/plantas/fichas/Pterodon_emarginatus.jpg

http://www.dicionarioinformal.com.br/image/f/687.jpg

http://www.fadelhomeopatia.com.br/img/thumb_principais_52.jpg

Nomes comuns: Fava de Santo Inácio
Área encontrada: Nativa das Índias Orientais, da china e das Filipinas.
Partes usadas: Sementes.
Principais usos: Problemas emocionais; desgostos agudos, por exemplo, por consternação ou relacionamentos desfeitos, dores de cabeça, tosse e dor de garganta; enfermidades com sintomas mutáveis e contraditórios.

História: O medicamento homeopático feito com as sementes da Ignatia Amara aplica-se principalmente a problemas emocionais. Os nativos da ilhas Filipinas usavam as sementes como amuletos para evitar ou curar doenças. Os jesuítas espanhóis levaram as sementes para a Europa no séc. XVII. Na medicina ortodoxa, as sementes foram usadas no tratamento da gota, epilepsia e da cólera. As sementes contem estricnina, um veneno potente, que atua no sistema nervoso.

Outra definição

Ignatia amara (fava de Sto. Inácio)

Definição:

PMD; histeria; globus; emotiva instável e contraditória; exageros e suspiros; exaustão por luto; perda na família; astenia; insônia; fotofobia; aversão ao fumo; hemicrânia; epilepsia nas crianças.

§  é o remédio das grandes contradições: a zoada do ouvido melhora com a música; as hemorróidas melhoram com o andar; a dor de garganta ao engulir; a sensação de vácuo no estômago não melhora com o comer; a tosse se agrava com o tossir; a tristeza e o pesar causam o riso espasmódico; há desejo sexual e impotência; sede durante o calafrio; ausência de sede com febre; as cores da face mudam com o repouso.

§  variabilidade de humor, mudando facilmente da alegria para a tristeza; ora amável, ora colérica.

agravação com café, tabaco, álcool, movimento, odores fortes.

melhoria pelo calor, leve pressão, engulir, andar.

nos grandes hiperemotivos: C4 5 12;  30 200 500 1000. Traumas psíquicos: C200.

tomar pela manhã.