image002

Voltar ao menu principal

 

ESPIRADEIRA

 

Resultado de imagem para Espirradeira chá"

Resultado de imagem para Espirradeira chá"

Resultado de imagem para Espirradeira chá"

Resultado de imagem para Espirradeira chá

OLEANDRO (ESPIRRADEIRA) – UMA PLANTA SUPER VENENOSA

Oleandro (Nerium oleander) é uma planta arbustiva como uma arvoreta (árvore pequena) da família Apocynaceae

 que dá umas flores cor-de-rosa que também podem ter outras cores, dependendo da sua forma de plantio que pode também ser branca ou vermelha. É originária do Mediterrâneo e partes do Norte da África onde era cultivada para fins ornamentais dando-nos uma ideia de qual o clima ela gosta (seco – ameno). Aqui no Brasil ela se alastrou em climas secos, vinda dos Estados Unidos. Também é conhecida como louro-rosa, adelfa, louro-da-índia, rododendro, cevadilha, flor-de-são-josé, espirradeira, etc.

É considerada por muitos estudiosos como uma das plantas mais venenosas do mundo. Uma folha mata um homem de 80 kg, imagina se uma criança mastigar um pedaço? É necessário cuidado ao se plantar no jardim. É encontrado vários glicosídeos em todas as partes da planta em análises fitoquímicas nas suas folhas, casca do caule, raízes, flores, sementes, etc. Estes Glicosídeos são cardioativos principalmente, agindo como estimulantes do coração se administrados em baixa quantidade, e depressor do coração se usado em altas. Mas apesar desses efeitos comprovados, não saia usando-o indiscriminadamente, pois ele já causou várias mortes de pessoas que fizeram o chá para aborto ou problemas no coração.

Antigamente ele era usado como chá das suas folhas para problemas no coração. Algumas mulheres também já usaram para abortivo. Realmente hoje em dia foram feitos testes em ratos e foi visto mesmo essa ação abortiva, expulsando fetos em até 24 horas de organismos mamíferos. No histórico há casos de pessoas que morreram ao se tentar usar como abortivo. Não se pode usar internamente essa planta, por isso seu uso caseiro foi substituído pela compressa usando as folhas em abcessos e tumores, pois isso acelerar a cura dessas doenças. A folha tem que estar machucada, pois é o sumo, ou melhor, o leite da planta que age na ferida.

Ao se consumir uma folha, a pessoa pode morrer e os sintomas que aparecem primeiro são esses: Dor de barrigadiarreiaqueimação na bocapulsação aceleradavertigem (tonturas e não saber onde se está), sonolênciafalta de arnáuseasvômitoscoma e morte. Na literatura científica há relatos de morte de pessoas que tomaram o mel produzido por abelhas que ingeriram o néctar produzido pelas folhas dessa planta.

As pessoas também acreditam muito em ditos populares, como um que dizem que essa planta age contra a ação do veneno da cobra se esfregado na pele o leite a partir das folhas machucadas, mas não é bom fazer isso. Em caso de picada de cobra, levar a cobra morta junto se puder (tendo cuidado para não se ferir na peçonha pois ela morta ainda pode inocular o veneno) e ir direto para o pronto socorro em um taxi, de preferência. Não ficar nervoso nem ansioso para o sangue não circular mais rápido. Mesmo assim depois da picada você tem de 4 a 16 horas, dependendo do seu nível de circulação sanguínea, para tomar o soro antiofídico e se salvar.