Descrição: http://ervasdoencas.com/index_arquivos/image002.jpg

Voltar ao menu principal

Erva Passarinho

 

 

Descrição: http://1.bp.blogspot.com/-t5PU05ytAAk/Tg4BcL4QtbI/AAAAAAAAEDo/i6kOMeA2rsw/s320/erva_de_passarinho.jpg

 

Descrição: Phoradendron affine - <b>Erva</b>-de-

Descrição: Phoradendron affine - <b>Erva</b>-de-

Descrição: de <b>erva</b>-de-<b>passarinho</b>

Phoradendron affine - Erva-de-passarinho

Nomes populares

Erva-de-passarinho, exerço, visgo, passarinheira, enxerto-de-passarinho, tetipoteira

Nome científico

Phoradendron affine (Pohl ex DC.) Engl. & Krause.

Basionônio

Sinônimos

Família

Santalaceae

Tipo

Nativa, não endêmica do Brasil.

Descrição

Planta perene, parasita, polimorfa, delicada, bastante ramificada, de ramos mais ou menos cilíndricos e raminhos quadrangulados e engrossados abaixo dos nós, contendo um único par de catafilos na base do primeiro entrenó dos ramos secundários.

Característica

Floração / frutificação

Dispersão

Zoocórica

Hábitat

Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pampa, Pantanal e Mata Atlântica,

Distribuição geográfica

Norte (Pará, Amazonas), Nordeste (Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Alagoas), Centro-Oeste (Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul), Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro), Sul (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul) (CAIRES, 2010).

Etimologia

Propriedades

Fitoquímica

Fitoterapia

É utilizada pelos índios Guarani como medicinal.

Fitoeconomia

Injúria

É também uma planta parasita daninha, que infesta árvores frutíferas e ornamentais. As sementes são dispersadas pelos pássaros, e ao caírem sobre um galho, germinam e formam um imenso tufo vegetativo que pode levar a planta à morte.

DESCRIÇÃO: Struthanthus flexicaulis pertence à família Loranthaceae e é considerada uma das hemiparasitas brasileiras mais comuns, com ampla 
distribuição nas áreas de cerrado do Brasil Central . Esta espécie possui ramos longos e flageliformes, que se enrolam na copa das hospedeiras e emitem novos ramos que parasitam as plantas vizinhas. As plantas do gênero Struthanthus são conhecidas como erva-de-passarinho, que ataca geralmente as plantas lenhosas e as árvores, principalmente os de laranjeiras e goiabeiras. Sugando sua seiva e podendo causar até sua morte se não for retirada. A parasita recebeu esse nome porque se espalha com a ajuda de passarinhos: eles ingerem as sementes que são eliminadas mais tarde, junto com as fezes. 

INDICAÇÃO: O Chá de Erva de Passarinho => Afecções respiratórias, bronquite, doenças do útero, dor no peito, hemoptise, hemorragia, pleurisia, pneumonia, pontada. 

COMO FAZER: Em um litro de água fervente 2 colheres de sopa da Erva, deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos. 

COMO BEBER: Tomar 2 a 3 xícaras ao dia.

 

Pedido Fone: 43 3325 5103