Descrição: Descrição: Descrição: C:\Users\Ervas\Desktop\Ervas Londrina\index_arquivos\image002.jpg

Voltar ao cardápio principal

ERVA MACAÉ

 

Descrição: erva macaé macaé planta medicinal erva de macaé planta macae 

Descrição: https://sp.yimg.com/xj/th?id=OIP.M91c716fb146600545dd1f9e56a9f95abo0&pid=15.1&P=0Descrição: Canto Verde - Plantas Medicinais

·         Descrição: https://sp.yimg.com/xj/th?id=OIP.M6c528114df92e108952a911b567e8a4co0&pid=15.1&P=0

Descrição: https://sp.yimg.com/xj/th?id=OIP.M212064f95e56b865baa4bec45969ca0do0&pid=15.1&P=0

Descrição: https://sp.yimg.com/xj/th?id=OIP.M8dc95dd0aaa6cacc8f44eda859f2c848o0&pid=15.1&P=0

ERVA DE MACAÉ (Rubim) - Leonurus sibiricus - L.

Partes Usadas: Parte aérea

 

Origem do Produto: Brasil

 

Descrição: Planta originária da Sibéria e da China, hoje com vasta distribuição no mundo. No Brasil, é encontrada em quase todas as regiões, mas raramente forma densas colônias. É uma planta herbácea anual, ereta, robusta, que se propaga através de sementes na primavera, prefere solo bem-escoado, terra úmida em local ensolarado ou sombra parcial. Leonurus vem do grego "leon", leão, e "oura", cauda, motivado pelo aspecto da parte terminal da planta. "Sibirucus" significa da Sibéria, região de onde a planta é oriunda.

 

Indicação: Diurética que estimula a circulação e o útero, abaixa a pressão sanguínea, regula a menstruação e elimina toxinas. Também é efetiva contra infecções bacterianas e fungais. A erva é usada interiormente para problemas de visão relacionados ao fígado, menstruação dolorosa e excessiva, sangramento pós-parto, edema, problemas renais, pedras renais, eczema, e abscessos.  Não deve ser dada às mulheres grávidas.

 

Como Fazer: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

 

Como Beber: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia

PLANTAS MEDICINAIS: MACAÉ

Nome popular

MACAÉ

Nome científico

Leonurus sibiricus L.

Parte usada

Folha, flor

Propriedades terapêuticas

Estomáquica, febrífuga, anti-reumática, eupépica

Indicações terapêuticas

Vômito, gastrinterite, bronquite, coqueluche

Informações complementares MACAÉ (Leonurus sibiricus)
Indicações:
Estomáquico, febrífugo, anti-reumático, eupépico, contra vômitos e gastrinterite. As flores são usadas para bronquite e coqueluche.

Infusão - 20 g de folhas ou flores secas em 1/2 litro de água, tomar 3 vezes ao dia.
Uso externo - friccionar as folhas sobre as partes afetadas (anti-reumático).
Xarope - colocar um punhado das folhas e flores picadas em 1 xíc. de cafezinho de água fervente, abafar, coar, adicionar 2 xíc. (café) de açúcar, homogeneizar. Para adultos fornecer uma colher (sopa), 3 vezes por dia, crianças devem tomar uma colher de chá 3 vezes ao dia.
Tintura - misturar duas xíc. (café) de álcool de cereais e 1 xíc. (café) de água com um punhado da erva picada, deixar em maceração por 7 dias, agitar sempre, coar, armazenar em vidro escuro. Tomar 1 colher (chá) diluída em água. Pode ser aplicada em articulações inflamadas.
Outros usos: insetífugo