faixa.jpg

Voltar ao menu principal

CURCUMÃ

 

Clique para fechar!

Zedoária – Curcuma zedoaria

 

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQjzEmy6PQxefqlyNrWek8Zev1Zb0zdQCmVd1ve5YdcWgpeEVTj

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSQBQa0hVH7j5KBGqjFApZ0FBhdt6wjNwWLI7anHxX8Lhml8CKN

 

Na medicina tradicional chinesa a cúrcuma (Curcuma longa) tem sido usada para ajudar na digestão e função hepática, aliviar dores da artrite, e regular a menstruação. Cúrcuma também tem sido aplicada diretamente sobre a pele para eczema e feridas. Hoje em dia, cúrcuma é utilizada para condições como azia, úlceras estomacais, e cálculo biliar. Também é usada para reduzir inflamação, e prevenir e tratar câncer.

A Curcuma (Curcuma longa) é uma planta medicinal também conhecida como Cúrcuma, Curcumã, Falso-Açafrão, Açafrão, Gengibre-Amarelo, Açafrão-da-Terra, Açafrão-da-Índia, Batatinha-Amarela, Turmeric Curcuma (inglês) e Jiang Huang (chinês). Pertence a família Zingiberaceae.

Usos Tradicionais: amenorréia, anemia, artrite, asma, cálculos biliares, câncer, candidiase, catarro, coágulos no sangue, colesterol alto, contusões, disenteria, dismenorréia, doença de vesícula biliar, doenças do coração, eczema, faringite, feridas, flatulência (gases intestinais), gastrite, hepatite, icterícia, inchaços, indigestão, irritação intestinal, náuseas, obesidade, psoríase, tosse, traumas, tumores uterinos.

Propriedades Medicinais: adstringente, analgésico, antibacteriano, anticoagulante, antifúngico, antiinflamatório, antioxidante, anti-séptico, aromático, colagogo, estimulante, tônico circulatório, tônico digestivo, emenagogo, hepato-tônico, vulnerário.

A Curcuma é uma fonte natural de curcumina (curcumin). A curcumina ajuda a estabilizar a microbiota do corpo, inibindo o desenvolvimento excessivo de bactérias no corpo. Melhora os locais de recepção de cortisol no corpo e suas propriedades antiinflamatórias são consideradas tão efetivas quanto as cortisonas (o cortisol é um hormônio corticosteróide produzido pela glândula supra-renal que está envolvido na resposta ao estresse; ele aumenta a pressão arterial e o açúcar do sangue, além de suprimir o sistema imune. A forma sintética, chamada de hidrocortisona é uma medicação principalmente usada para o combate a alergias e inflamações).

A Curcuma previne a agregação de plaquetas pelos vasos sanguíneos, o que pode conduzir a formação de coágulos perigosos para a saúde. Além disso, a Curcuma ajuda a proteger o fígado e é excelente para desintoxicar o mesmo de substâncias químicas tóxicas. A Curcuma longa ajuda a proteger o corpo dos efeitos da fumaça e outros poluentes. Estudos recentes tentam provar a eficácia da Curcuma longa contra a formação e progressão do câncer.

Na medicina popular, é usada em forma de cataplasma para tratar pé-de-atleta, contusões, psoríase, inchaços e feridas. A Curcuma longa é acrescentada em cosméticos, principalmente na Ásia.

Na culinária, a raiz é consumida crua no sul da Índia. É usada em feijões, grãos, molhos picantes, maioneses e outros alimentos. Às vezes é usada para adulterar o gosto do Açafrão, vez que sua cor é semelhante, porém, a Curcuma longa tem um sabor um pouco mais forte. Usada em quantias pequenas, age como um coloral amarelo na comida. Cozinhar a Curcuma junto com outros alimentos, ajuda na digestão de gorduras e proteínas. A Curcuma nos alimentos ajuda a preservá-los por mais tempo.

Algumas pessoas podem ter erupções cutâneas de pele ou fotossensibilidade ao usarem a Curcuma.

A Curcuma é nativa do sul da Ásia. O nome do gênero, Curcuma, é uma palavra de origem árabe, “kurkum”, que significa Açafrão, em referência a cor da Curcuma. O nome da espécie Turmeric, significa em latim “Medieval”. Na Índia se atribui a uma mulher com pele adorável e aveludada o consumo de Curcuma longa.

Pedido Fone 43 3325 5103