image002

Voltar ao menu principal

 

CUPUAÇU

 

Resultado de imagem para CUPUAÇU chá"

Resultado de imagem para CUPUAÇU chá"

Cupuaçu

Resultado de imagem para CUPUAÇU chá"

 

13 Benefícios do Cupuaçu – Para Que Serve e Propriedades

 

O cupuaçu é extremamente popular na América do Sul e especialmente no Brasil. Alguns especialistas dizem que ele ainda será mais popular do que o açaí, já que os benefícios do cupuaçu são maiores que os do açaí e possui maior facilidade de crescimento, sem destruir florestas tropicais.

A fruta é típica da região da Amazônia e pode chegar a medir até 25 cm, apresenta um formato oval e sua árvore possui 15 metros de altura. Ela pode ser consumida de diversas formas, oferecendo inúmeros benefícios.

Benefícios do cupuaçu para a saúde e boa forma

Vejamos a seguir como as propriedades do cupuaçu proporcionam benefícios para saúde e boa forma. Então, para que serve o cupuaçu afinal?

1. Ajuda na função metabólica

Em alguns países, o cupuaçu é vendido como comprimido ou pó, como nos Estados Unidos. Como ele auxilia na função metabólica, ele é um suplemento extremamente eficaz para a perda de peso e de gordura corporal.

Esse processo acontece pois seus micronutrientes aumentam os níveis de energia, o que consequentemente aumenta a perda de gordura e evita que ela seja armazenada.

Outro ponto positivo é que os benefícios do cupuaçu são comparados aos efeitos da cafeína, mas por não ter cafeína em sua composição, o cupuaçu é considerado ainda mais saudável. Além disso, uma de suas funções primárias é de estimular o sistema imunológico.

2. Melhora o funcionamento do intestino e dores abdominais

Os benefícios do cupuaçu ao funcionamento do intestino se dão graças às vitaminas e minerais em sua composição, que estimulam o sistema gastrointestinal.

Antigamente, as sementes de cupuaçu eram usadas nas aldeias indígenas para pessoas com dores abdominais ou para mulheres com dor de parto. Eles mastigavam a semente com o intuito de melhorar essas dores. Outro fato cultural usado por índios era o suco da fruta, que era abençoado por xamãs e dados a mulheres grávidas e recém-casados que desejavam ter filhos.

Por conta desse fato, até atualmente a fruta é utilizada para pessoas com dores abdominais.

3. Fornecedor de Energia

Assim como o açaí, o cupuaçu é um ótimo alimento para ser usado antes de alguma atividade física para gerar uma boa quantidade de energia.

Por aumentar o nível de energia, o cupuaçu auxilia em uma maior queima de calorias. Ele possui o efeito semelhante da cafeína, como dito anteriormente, e ainda mais saudável. Uma boa dica é misturar o açaí com o cupuaçu, gerando maior energia com o sabor ficando inigualável.

4. Auxílio na perda de peso e redução de gordura

vitamina C, presente na fruta, auxilia na perda de peso e de gordura corporal naturalmente pois produz a carnitina, uma substância que transporta as células de gordura para as mitocôndrias, onde há a transformação de gordura em energia.

Quando os níveis de vitamina C do corpo diminuem, não há a produção de carnitina suficiente, havendo o excesso de gordura. Ou seja, graças à presença da vitamina C, a queima de gordura e a consequente perda de peso são benefícios do cupuaçu para a boa forma.

Quando o corpo possui quantidades baixas de vitamina C, o hormônio do estresse, o cortisol, é liberado na corrente sanguínea. A presença de muito cortisol estimula o ganho de peso, pois o hormônio “avisa” ao cérebro para estocar gordura no abdômen. Com a ingestão do cupuaçu e consequentemente vitamina C, há o balanço do nível de cortisol.

Por ser um excelente antioxidante, a vitamina C também previne o envelhecimento e doenças degenerativas. Além disso, é fundamental na formação do colágeno (proteína que estrutura vários tecidos, como a pele), deixando a pele mais firme e com mais elasticidade.

5. Ação anti-inflamatória

O consumo frequente de cupuaçu combate inflamações e fadiga.

6. Maior saciedade

Por conter muitas fibras em sua propriedade, a fruta promete garantir maior saciedade por mais tempo, outro ponto positivo para usá-la nas dietas.

7. Combate ao câncer e rejuvenescimento

Cientistas descobriram um novo antioxidante presente na fruta, o Theograndins. Ele mostrou autonomia e promete destruir células cancerígenas do cólon e combater danos dos radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento precoce. Por isso que ele é considerado como uma fonte da juventude.

8. Níveis de colesterol ruins diminuídos

Os ácidos graxos essenciais encontrados no cupuaçu também diminuem o colesterol e neutralizam os efeitos nocivos do colesterol ruim. Isso acontece porque ele defende o organismo contra a deterioração oxidativa de lipídios.

9. Pele saudável

Conhecida por ser a fonte da juventude, é possível encontrar a fruta na composição de alguns produtos estéticos, como shampoos, cremes hidratantes, etc.

Outra dica interessante é a manteiga de cupuaçu, ela é cremosa e transmite benefícios do cupuaçu para a pele, entre eles retardar o envelhecimento precoce, aumentar a elasticidade, reduzir o aparecimento de rugas, calmante de irritações da pele, hidratante para a pele e também pode ser usada como um protetor solar natural, pois consegue bloquear os raios UVA e UVB de chegar ao tecido.

Acredita-se ainda que existem outros benefícios do cupuaçu para a saúde, tais como:

1.   Fortalecimento do sistema imunológico;

2.   Ajuda na melhoria da memória;

3.   Mantém o humor balanceado;

Estes dois últimos benefícios do cupuaçu são atribuídos à composição de ácidos graxos da fruta.

Propriedades

Sua composição nutricional é rica. O cupuaçu possui fitonutrientes antioxidantes; nove antioxidantes poderosos como a vitamina A e vitamina C; vitaminas B1, B2, B3, aminoácidos, polifenois únicos; fibras, e além disso também possui minerais como cálcio, fósforo, selênio, entre outros.

Dicas

O cupuaçu pode ser consumido de várias maneiras. Suas sementes podem ser refinadas do mesmo modo que fazem com o cacau, e podem ser adicionadas em algumas bebidas.

A fruta pode ser adicionada à sua dieta sobre diversas formas, entre elas: mousses, licores, vinhos, geleias, sorvetes e outros doces a partir de sua polpa. Algumas pessoas utilizam a fruta como um suplemento dietético.