image002

Voltar ao menu principal

CORO-ONHA

 

Resultado de imagem para Coro-Onha cha"

Dioclea violacea

Resultado de imagem para Coro-Onha cha"

Resultado de imagem para Coro-Onha cha"

 

Coronha – para que serve esta planta? Quais benefícios? Veja tudo aqui!

Coronha é aquela semente que, volta e meia, a gente encontra na praia quando tem um rio que deságua por perto. Sabe qual? Aquela grande, com um risco preto, também chamada de olho-de-boi ou mucuña.

Enfim, coronha é a semente da planta Dioclea

 violacea

, também conhecida como cipó-de-imbiri, coroanha, micunã, mucunã assú, olho-de-boi ou pó-de-mico.

Uma semente grande, bonita e lustrosa, que esquenta até queimar quando é esfregada (brincadeira de criança praieira) e muito usada para fazer colar.

Essa planta, uma arvoreta de pequeno porte, adora nascer na beira de rios e córregos, aonde as suas sementes chegam, navegando. Essas sementes são muito resistentes à água e duram bastante, mesmo na água salgada do mar.

Como bem diz o nome, a corona tem flores lilases, ou violáceas (não amarelas, como alguns textos afirmam), seus frutos são grandes vagens gorduchas, o tronco da árvore é resinoso.

A semente da Dioclea violacea é usada para o preparo de um tônico com propriedades calmantes, parasiticidas e formicidas. Na medicina popular também se usa a raspa da coronha para preparar chá, tintura ou garrafada.

Coronha

A coronha pode ser conhecida como cipó de imbiri, olho de boi, micunã, pó de mico e mucunã assú

A beleza que muitas plantas carregam faz com que as pessoas desconheçam outras propriedades que elas podem apresentar, sobretudo no que diz respeito à saúde humana. Esse é o caso da planta conhecida como coronha.

Ela pertence à família das Papilionaceae e ficou mais conhecida pelo seu uso ornamental.