Voltar ao menu principal

CHUCHU

https://cdn.statically.io/img/www.dicasdemulher.com.br/wp-content/uploads/2018/05/chuchu-1-1.jpg?quality=100

 

https://cdn.statically.io/img/www.dicasdemulher.com.br/wp-content/uploads/2018/05/chuchu-4.jpg?quality=100

https://cdn.statically.io/img/www.dicasdemulher.com.br/wp-content/uploads/2018/05/chuchu-2-1.jpg?quality=100

Resultado de imagem para 10 Beneficio do chuchu"

Chuchu: muito além de um alimento “sem graça”

Apesar de ser conhecido como um vegetal que não tem muito gosto, o chuchu é um alimento rico em nutrientes e com inúmeros benefícios para a saúde. Com sabor suave, este alimento pode ser degustado sozinho, ou se tornar um bom acompanhamento para outros ingredientes e receitas.

egetal da categoria dos frutos, o chuchu também pode ser conhecido como machucho, caiota ou pimpinela. Com origem em países centrais como Costa Rica e Panamá, possui cultivo fácil, podendo crescer em qualquer lugar. Considerado uma opção versátil, pode ser preparado de inúmeras maneiras.

12 benefícios do chuchu para a saúde

Possuindo fácil acesso e preço baixo, este vegetal garante muitos benefícios a saúde se consumido regularmente. Confira alguns deles conforme as informações da nutricionista Andrea Marim:

1. Atua na prevenção de doenças ósseas: “este fato se dá devido a presença dos seguintes minerais: cálcio, magnésio e fósforo, os quais agem fortalecendo dentes e ossos”, revela.

2. Ajuda no combate da fadiga e depressão: segundo a nutricionista, o chuchu é rico em vitaminas do complexo B, as quais estimulam o metabolismo, agindo no combate da fadiga e depressão.

3. Combate o envelhecimento precoce: este vegetal possui grande quantidade de antioxidantes, como flavonoides, polifenólicos, luteolina e apigenina, os quais atuam no combate dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células.

4. Fortalece o sistema imunológico: “como este fruto possui zinco e vitamina C, ele possui ação coadjuvante no fortalecimento do sistema imunológico, ajudando a prevenir doenças”, explica Andrea.

5. Melhora a saúde da pele e cabelos: esta ação se dá pela presença de folato fólico, zinco e vitaminas C e E, as quais agem no combate dos radicais livres evitando o envelhecimento e pele e cabelos, além de controlar a oleosidade da pele e garantir firmeza e elasticidade à mesma.

6. Ótima fonte de energia: “como este fruto contém manganês, esta substância ajuda na conversão de gorduras e proteínas em energia, garantindo maior disposição e combatendo a fadiga.

7. Auxilia no emagrecimento: de acordo com a profissional, este vegetal possui poucas calorias, além de apresentar altas doses de fibras dietéticas que garantem a sensação de saciedade por mais tempo.

8. Ajuda no combate ao colesterol ruim: este feito é representado pela alta quantidade de fibras solúveis, substâncias que ajudam no combate do colesterol ruim (LDL).

9. Combate o câncer: como o chuchu é rico em antioxidantes, ele ajuda no combate aos radicais livres, substâncias responsáveis por doenças como o câncer.

10. Coadjuvante no tratamento da hipertensão: por ser rico em potássio, este alimento ajuda no equilíbrio da pressão arterial, estabilizando a quantidade de sódio presente na corrente sanguínea.

11. Atua no combate a anemias: o chuchu possui altas doses de ferro e vitamina B2, componentes conhecidos por estimular a produção de glóbulos vermelhos.

12. Combate a constipação: este fruto é rico em fibras, por isso ajuda na melhor digestão dos alimentos, além de evitar flatulências ou constipação.

Por ser um alimento rico em nutrientes e sais minerais, ao adicionar o chuchu à rotina alimentar, é possível conquistar estes e muitos outros benefícios para a saúde. Sinta seus benefícios na pele!

Valor nutricional do chuchu

Alimento rico em água, o chuchu possui outros dados animadores para estimular o seu consumo. Confira suas propriedades nutricionais a cada 100 gramas deste fruto de acordo com a nutricionista Andrea:

·         24 calorias

·         Fibras: 2,80 g

·         Carboidrato: 5,09 g

·         Proteínas: 0,62 g

·         Lipídeos totais: 0,48 g

·         Açúcar total: 1,97 g

·         Ferro: 0,22 mg

·         Cálcio: 13 mg

·         Potássio: 173 mg

Além destes indicativos, a nutricionista ainda destaca que o chuchu possui “grande quantidade de fibras dietéticas, promovendo saciedade e favorecendo o emagrecimento, além de contribuir para um bom funcionamento do intestino e controlar os níveis de açúcar no sangue, mantendo o coração saudável”, adiciona