image002

Voltar ao menu principal

CHIA

 

Resultado de imagem para CHIA chá

 

Imagem relacionada

Resultado de imagem para CHIA chá

Resultado de imagem para CHIA chá

Como Fazer Chá de Chia – Receita, Benefícios e Dicas

A chia é uma semente nativa da América do Sul. Ela já é amplamente conhecida no Brasil, sendo muito utilizada por quem segue uma dieta restritiva, rica em fibras, e praticantes de academia. Nutricionistas da atualidade vêm listando as propriedades da chia para a saúde e incentivando seus pacientes a incluírem nas dietas alimentares.

É cultivada em países como o México, Argentina, Bolívia, Guatemala, Peru e Colômbia. Em cada 100 g da semente existem 595 kcal de energia, 16 g de proteínas, 44 g de carboidratos e 31 g de lipídios.

Mas você sabe por que a chia está com toda essa fama? Quais são os reais benefícios da chia para a saúde, boa forma, bem estar e qualidade de vida? A chia costuma ser encontrada em lojas de produtos naturais na forma de sementes ou moída em pó, mas ela também possui folhas que podem ser aproveitadas em chá, ideal para a perda de peso e também para a saúde do corpo.

Vamos aprender mais abaixo como fazer chá de chia para aproveitar ao máximo os benefícios dessa semente e todas as suas propriedades para a saúde.

Para que serve?

Os benefícios do chá de chia estão relacionados ao emagrecimento e também à prevenção de doenças. A chia pode tanto ajudar a emagrecer como diminuir o inchaço do corpo, melhorar a aparência da pele, equilibrar níveis de colesterol, evitar a pressão alta e combater o câncer.

A chia tem o efeito de causar sensação de saciedade ao ser ingerida pelo organismo e diminuir o apetite. Ela é altamente rica em fibras, o que auxilia no funcionamento do aparelho digestivo e melhora o trânsito intestinal. Além disso, ajuda na regulação da pressão dos vasos sanguíneos, uma vez que aumenta a fluidez sanguínea, evitando assim o aumento da pressão arterial. Também tem papel fundamental para garantir a saúde do coração, ao reduzir os níveis de colesterol ruim.

A chia ajuda diretamente na eliminação do inchaço, aliviando problemas de retenção de líquido. A semente e folhas de chia também ajudam a melhorar a pele ao eliminar toxinas do organismo. Por ser rica em cálcio, magnésio e ferro, também atua melhorando o humor e a saúde dos ossos, combatendo estresse e melhorando o tecido muscular.

É uma excelente fonte de vitamina B, o que é essencial para prevenir doenças inflamatórias ou virais. A presença de aminoácidos torna a chia um alimento super proteico para consumo. Além disso, ainda fortalece a imunidade corporal e ajuda em problemas de hiperatividade e déficit de atenção.

Como preparar?

Quer saber como fazer chá de chia? Aproveite estas receitas que separamos para receber o máximo em benefícios desta bebida:

1. Receita de chá de chia com semente

Ingredientes:

·         2 colheres de sobremesa de sementes de chia;

·         1 xícara de água.

Modo de preparo:

Ferva a água com as sementes de chia. Tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e beba em seguida. Adoce com mel se quiser. Consuma 30 minutos antes das refeições. 

2. Receita de chá de chia com limão

Ingredientes:

·         1 colher de sopa de semente de chia;

·         suco de ½ limão;

·         1 xícara de água.

Modo de preparo:

Leve as sementes para ferver com a água. Então desligue, esprema limão, tampe e deixe abafar por 10 minutos. Coe e sirva. Se preferir adicione raspas de gengibre descascado. 

3. Receita de chá de chia com folhas

·         10 folhas de planta de chia;

·         1 xícara de água.

Modo de preparo:

Leve os dois ingredientes ao fogo e deixe ferver. Então tampe, desligue e passados 10 a 15 minutos, coe e sirva. Adoce com mel.

Dicas

A chia pode ser encontrada em lojas de produtos naturais. Faça uso das sementes e também das folhas para se beneficiar de suas propriedades para o emagrecimento e saúde geral do corpo. Não existe contraindicação para seu consumo, mas em caso de dúvida, entre em contato com um profissional da área da saúde.

O ideal é preparar o chá e consumi-lo quente ou morno logo em seguida. Consuma preferencialmente antes das refeições se quiser se beneficiar de seus efeitos para o emagrecimento.