Descrição: C:\Users\Ervas\Desktop\Ervas Londrina\index_arquivos\image002.jpg

Voltar ao menu principal

CHÁ PRETO

 

Descrição: http://blogamos.com/imagens/cha_preto.jpg

 

Descrição: http://popgirl.blogtv.uol.com.br/img/Image/PopGirl/Novembro/cha_preto.jpg

Descrição: http://static.flickr.com/52/175644352_7c11b3a600.jpg?v=0

 

Descrição: http://pt.azarius.net/images/resize/detail/tea_black_darjeeling_selim.jpg

Os benefícios do chá preto

Uma xícara de chá após o almoço e o jantar pode neutralizar alguns efeitos prejudiciais de uma refeição rica em gorduras, ajudando a prevenir problemas cardíacos.

De acordo com estudos realizados na Universidade de medicina de Tóquio, na Japão, quando a pessoa consome alimentos gordurosos, o nível de lipídios no sangue aumenta. Isso estimula a produção de radicais livres, que provocam enrijecimento e constrição temporária dos vasos sangüíneos, principalmente em quem já tem doenças cardiovasculares. “Os antioxidantes do chá ajudam a eliminar os radicais livres, a manter os vasos flexíveis e a promover um fluxo sangüíneo saudável”, afirma o pesquisador Yoshikazu Takanami.

Foram pesquisados dois grupos de pessoas, consumindo uma refeição rica em gordura. O primeiro grupo ingeria água após as refeições e o segundo grupo chá preto. A pesquisa foi realizada com pessoas de 21 a 38 anos, saudáveis. O resultado foi que o grupo dois, que bebeu chá preto, mostrou um fluxo sangüíneo maior no antebraço. “Isso sugere que os antioxidantes da bebida ajudaram a manter o funcionamento dos vasos”, diz Takanami.

Segundo o endocrinologista Cláudio Rodrigues, o chá atenua os efeitos nocivos dos alimentos gordurosos porque dão ao organismo um tempo maior para transformar as gorduras de baixa densidade (que resultam o mau colesterol) em gorduras de alta densidade.

O consumo do chá preto traz tanto o benefício dos bioflavonóides como da cafeína, que é vasodilatadora. Ao dilatar os vasos, a cafeína facilita a passagem das placas gordurosas. Então essas placas irão até o fígado, onde poderão ser destruídas, prevenindo o depósito nas artérias.

Chá preto alivia o estresse

por Anderson Moço | foto Sheila Oliveira/ Empório Fotográfico

Pesquisadores do University College London descobriram que a bebida predileta dos ingleses ajuda a diminuir o nível do hormônio do estresse - o cortisol - no sangue. Para confirmar esse efeito, 75 voluntários foram divididos em dois grupos. Um deles tomou o chá e o outro ingeriu um placebo cafeinado com sabor idêntico. Todos os participantes foram submetidos a situações que simulavam forte tensão, como ameaça de desemprego e acusação de furto em loja. Enquanto isso, o nível de cortisol e a pressão eram monitorados. "Cerca de 50 minutos depois do susto, o nível do hormônio do estresse caiu em média 47% na turma que bebeu o chá, contra 27% das pessoas que consumiram a beberagem falsa", revela Andrew Steptoe, líder do estudo. 

Pedido Fone 43 3325 5103