Descrição: Descrição: C:\Users\Ervas\Desktop\Ervas Londrina\index_arquivos\image002.jpg

Voltar ao menu principal

Centella asiatica 

 

Descrição: Descrição: Centella asiatica

Descrição: Descrição: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTN2ziG-v_mDqBmPUt-vejnjuGza8yFKN0EcagCvowcoJuzd5JbZQ

Descrição: Descrição: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT8__2V0kqBOKdQL2s2UFVqC8hCEbO00orjtGgOfuN_X_zW9i6O

 

Descrição: Descrição: http://2.bp.blogspot.com/_6m7TUptvWYQ/SHKKWQbwUHI/AAAAAAAAAB8/3Kj3YNbgvSA/s320/centella-asiatica.jpg

A Centella asiatica é também conhecida como Centela, Colágeno-de-Gotu, Cola-de-Gotu, Gotu-Cola, Brahmi, Chi-hsing e Pai Kuo. A Centella asiatica também inclui a espécieHydrocotyle asiatica. Pertence a família Apiaceae.

Usos Tradicionais: amnésia, asma, calvície, celulite, cicatrizes, colapso nervoso (colapso mental), confusão, demência, doença venérea, eczema, envelhecimento prematuro, epilepsia, esquizofrenia, fadiga, fraturas, lepra, loucura, malária, manchas de idade, psoríase, queimaduras, retina descolada, tuberculose, varizes.

Propriedades Medicinais: anti-reumático, antiespasmódico, diurético, febrífugo, nervino, rejuvenescedor, tônico cerebral, tônico glandular, vasodilatador periférico.

A Centella asiatica é usada fortalecer o sistema vascular e o tecido conjuntivo, alem de tratar inflamação vascular. Tradicionalmente, já foi usada para tratar lepra, vez que penetrava na camada do Lepra baccillis, de forma que ele pudesse ser destruído. A Centela ajuda a desintoxicar o corpo de substâncias químicas e drogas. Tem um efeito revitalizador nas células do cérebro e nervos.

A Centella asiatica pode ajudar estimular produção de colágeno quando usado interiormente e topicamente na pele. Também melhora o tempo de cura de uma ferida, estimulando a mitose celular e é usado para tratar queimaduras, cicatrizes (inclusive quelóides), psoríase e eczema. A Centella é muito usada em cosméticos por suas propriedades regenerativas, inclusive no combate a queda de cabelo.

Na culinária, as folhas frescas são comidas em forma de salada. Na Ásia, a pessoa pode achar uma variedade de refrigerante e sucos à base de Centella asiatica. A Centella asiatica é composta quimicamente de glicosídeos de triterpene (asiaticoside, brahmoside, thankuniside), alcalóide, tanino, beta caroteno, óleos essenciais, vitamina B, vitamina C, magnésio, aspartato, glutamato, serina, lisina, histidina. Doses grandes podem causar dor de cabeça, coceira, vertigem e perda de consciência.

A Centella asiatica é nativa do Sri Lanka. Cresce selvagem e é cultivada em toda Ásia e Indonésia. Esta planta herbácea perene floresce em torno da água, embora se desenvolva melhor em áreas umidas e pantanosas e pode crescer em áreas ensolaradas e altitudes de mais de 2000 metros. Um provérbio antigo do Sri Lanka dizia que “duas folhas de Centella por dia manteriam a velhice distante”. Acredita-se que a Centella asiatica melhora o movimento de energia entre os dois hemisférios do cérebro. Muito consomem a erva com um pouco de mel antes de praticarem meditação. Curiosamente, é um dos alimentos favoritos de elefantes selvagens