image002

Voltar ao menu principal

CASSAÚ

 

Resultado de imagem para cassaú é uma erva medicinal"

Resultado de imagem para cassaú é uma erva medicinal"

Resultado de imagem para cassau ervas naturais"

Resultado de imagem para cassau ervas naturais"

Cassaú

CASSAÚ, CIPÓ-MIL-HOMENS, JARRINHA (RAÍZES)

Aristolochia cymbifera Mart. (ARISTOLOCHIACEAE)

Distribuição geográfica (fonte Flora do Brasil 2020): Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo).

Usos tradicionais (Fonte Dataplamt): Abortivo, Afecções nervosas, Amargo, Amenorreia, Antídoto de veneno de cobras, Antirreumático, Aromático, Asma, Convulsões, Diarreias, Dispepsia, Drástico, Enxaqueca, Epilepsia, Estimulante, Febres intermitentes, Feridas, Flatulências, Gota, Hidropsia, Histeria, Nevralgias, Orquite, Palpitações, Paralisia, Picante, Substitui a valeriana, Úlceras, Úlceras gangrenosas, Úlceras malignas, Vomitivo.

 

Cassaú é anestésica e antifebril.

 

Cassaú, Cipó mil homens ou Jarrinha é a mesma Aristolochia cymbifera.

Tem ação antinevrálgica, anestésica e antipaludico. Elimina as nevralgias faciais consequentes do paludismo e combate eficazmente as dores que provenham de resfriados e golpes de ar. Tem efeitos similares aos quininos, contra as sezões (febres intermitentes), com a vantagem de não atacar o estômago nem o fígado e, antes, beneficiar estes órgãos, atuando como poderoso tônico e calmante. Na fraqueza geral, em seus múltiplos sintomas, seja falta de animo, tédio, tonturas, dores de cabeça, zunido nos ouvidos, etc... o Cassaú da bons resultados.

Sempre que haja febres diárias, com arrepios de frio acompanhados de nevralgia, umas 3 a 5 colheres das de chá em água ao dia. É também bom remédio para debelar a sensação desagradável de formigamento no corpo, braços adormecidos e frieiras.

Cipó Mil Homens e suas diversas propriedades terapêuticas

Cipó Mil Homens (Aristolochia sp) é nativo do Brasil; conhecido desde os tempos mais remotos na medicina popular, sendo utilizado para cura de vários males.

 Ele é encontrado em várias espécies, mas todas usadas como remédio caseiro.

Seu nome foi originado da época em que o cipó serviu para cura de vários homens, que trabalhavam na ferrovia e contraíram malária, sendo batizado pelo sanitarista Carlos Chagas.

Ele é conhecido por diversos nomes populares tais como jarrinha, bastarda, papo-de-peru, erva-de-urubu, mata-porco, calunga, patinho, cipó-mata-cobra, urubu-caá, contra-erva, angelicó, aristolóquia, capa-homem, erva-bicha, chaleira-de-judeu, cassiu, cassau, papo-de-galo e jiboinha.

Conheça o Cipó Mil Homens

É uma trepadeira que se enrosca facilmente em outras árvores. Possui folhas em forma de coração. Suas flores amarelo-claras e grandes são visitadas por insetos. O fruto é constituído por cápsulas de 10 centímetros de comprimento. Propaga-se pela divisão de ramos ou pelas sementes.

Propriedades Terapêuticas do Cipó Mil Homens

O cipo apresenta diversas propriedades terapêuticas tais como diurética, sedativa, tônica, amarga, calmante, estomáquica, antisséptica, diaforética e emenagoga.

Benefícios do Cipó Mil Homens

Ele é utilizado, na medicina popular, em forma de chá, ou em garrafada preparada com cachaça; sendo utilizado para alívio de tensão pré-menstrual, asma, febres, dispepsias, diarreia, gota, hidropisia, convulsões, epilepsia, palpitações, flatulência, prurido, males do fígado, estômago e eczemas.

Os sertanejos acreditam que a planta espanta cobras peçonhentas e por isso é utilizado amarrado nas pernas para mantê-las distantes. Eles também costumam tomar uma dose diária do cipó com pinga; para prevenção de várias doenças.

A planta é usada também para espantar mau olhado e como amuleto de proteção para espantar problemas e maldições.

Onde encontrar o Cipó-mil-homens?

Ele é encontrado em pastagens, beira de estradas, em feiras livres, mercados municipais e em garrafadas prontas para o consumo; além de ser comercializado em sites que vendem diversas plantas medicinais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.