image002

Voltar ao menu principal

CARURU

http://www.asplantasmedicinais.com/wp-content/uploads/2011/11/Caruru-1.jpg

 

http://www.asplantasmedicinais.com/wp-content/uploads/2011/11/Caruru-3.jpg

http://www.asplantasmedicinais.com/wp-content/uploads/2011/11/Caruru-4-500x375.jpg

http://www.asplantasmedicinais.com/wp-content/uploads/2011/11/Caruru-5-500x375.jpg

CARURU – BENEFÍCIOS ALIMENTO REMÉDIO

A planta herbácea caruru cresce cerca de 80 cm, as folhas são bem verdes, algumas espécies, apresentam uma mancha clara no centro das folhas. As flores são hermafroditas, dispostas em pequenos conjuntos. O caruru se reproduz por sementes.

O caruru é rica em vit­a­m­i­nas A, B1, B2, B3, B6, C e E. O seu con­teúdo min­eral inclui cál­cio, cobre, mag­né­sio, man­ganês, fós­foro, ferro e potás­sio. É tam­bém uma boa fonte de fibra dietética e antioxidante. vem sendo usado como medicina alternativa, para defender o organismo contra as infecções, e no tratamento de problemas hepáticos. O caruru é um potente alimento, capaz de colaborar com a desnutrição das populações subdesenvolvidas, porque contém ótimas qualidades nutricionais.

O Caruru é uma boa fonte de ômega-3, sendo o vegetal com mais altos níveis de ômega-3 entre os veg­e­tais de fol­has verdes.

O Caruru também é muito apreciado na culinária, suas folhas e talos, são utilizados em refogados, molhos, tortas, pastéis e panquecas. Já as sementes são utilizadas para fazer pães.

Caruru

O caruru é uma planta silvestre de fácil adaptação que pode ser encontrado em todas as regiões do Brasil como planta nativa, sendo mais popular na Bahia onde é conhecida pelo nome de “Bredo”. Justamente por se adaptar facilmente aos climas diversos, a planta é conhecida como praga por muitos.

A planta faz parte da cultura local sendo utilizada na culinária e principalmente como ingrediente para o preparo de chás. Para muitos, apesar de ser extremamente nutritiva e com muitos benefícios e utilidades, a planta é considerada uma invasora das plantações e é vista como um mato que deve ser exterminado. De nome científico Amaranthus viridis, o caruru pertence à família das Amaranteaceas e possui propriedades medicinais benéficas para o organismo atuando no tratamento e na prevenção de doenças.

Benefícios e propriedades

A planta é rica ferro, cálcio e potássio, além de possuir as vitaminas A, B1, B2 e C. Seu consumo é indicado como um lactígeno, ou ainda para tratamento de problemas hepáticos e diversas infecções, entre elas a de garganta e urinárias. Nestes casos, a planta atua como um excelente desobstruente eliminando as toxinas, fungos e bactéria, além de agir no alívio das dores provenientes dessas doenças.

Na Bahia o “Bredo” é constantemente indicado para pessoas que sofrem por problemas e sequelas causados pelo excesso de bebidas alcoólicas, pois suas propriedades ajudam a fortalecer o fígado.

Caruru

Foto: Reprodução

Como consumir?

A planta, cujas partes são todas comestíveis e inofensivas – inclusive suas sementes – podendo ser consumida como uma planta refogada ou misturada a outros ingredientes. Além disso, suas sementes podem ser usadas em pães integras, biscoitos e diversas outras receitas, ou ainda simplesmente torradas.

Como preparar o chá?

Para o preparo, em um recipiente, coloque 1 litro de água para cada 100 g da planta. Leve ao fogo e, a partir do momento que alcançar fervura, cronometre dez minutos. Desligue o fogo e abafe por mais alguns minutos. Em seguida, basta coar e adoçar se achar necessário. A dose indicara é de uma xícara duas vezes por dia.

Contraindicações

Não foram encontrados efeitos colaterais e contraindicações nas literaturas consultadas.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.