Voltar ao menu principal

CAROÇO DE ABACATE

 

Caroço de abacate

Resultado de imagem para caroço de abacate ralado para que serve

Resultado de imagem para caroço de abacate"

Resultado de imagem para caroço de abacate"

 

Farinha de Caroço de Abacate Emagrece? Para Que Serve?

Os abacates são muito populares hoje em dia e já garantiram seu espaço nos menus e também nas dietas de emagrecimento. Eles são muito nutritivos e fáceis de incluir na alimentação.

A fruta tem uma única semente grande que normalmente é jogada fora, porém estudos realizados com animais e tubos de ensaio revelam que o caroço de abacate pode trazer muitos benefícios para a saúde. Os caroços desidratados podem se transformar em farinha, que pode ser facilmente adicionada aos seus preparos. No entanto, ainda existe insegurança em relação ao seu consumo.

Vamos conversar sobre os benefícios do caroço de abacate, como fazer a farinha de caroço de abacate, entender se ela emagrece e possíveis preocupações e segurança.

O Abacate – O que é?

O abacate é um tipo único de fruta rica em gorduras saudáveis. É o fruto do abacateiro, chamado Persea americana. Ele é valorizado pelo seu alto valor nutritivo e sua versatilidade, pois pode ser adicionado a todos os tipos de pratos devido ao seu bom sabor e textura rica.

Recentemente, o abacate tornou-se um alimento incrivelmente popular, mas geralmente só a fruta é comida, e a semente é descartada. Porém, muitos afirmam que o caroço, como é mais conhecido, tem benefícios para a saúde e deve ser consumido.

Quais as propriedades nutricionais do caroço de abacate?

A semente de abacate é envolta em uma casca dura e compreende de 13 a 18% do tamanho da fruta inteira. Informações sobre sua composição são limitadas, mas sabe-se que ela tem uma boa variedade de ácidos graxos, fibras, carboidratos e uma pequena quantidade de proteína.

A semente também é considerada uma rica fonte de fitoquímicos, que são substâncias que as plantas produzem para se protegerem, e pode ter potencial antioxidante.

Os carboidratos em uma semente de abacate consistem principalmente de amido, com seu peso seco é de aproximadamente 75%. O amido é composto de uma longa cadeia de açúcares e os pesquisadores começaram a investigar seu uso potencial em produtos alimentícios.

Além disso, um estudo revelou a presença de alcalóides, saponinas, taninos, flavonóides

 e glicosídeos cianogênicos. Também parece ser uma rica fonte de elementos minerais, como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio e zinco.

Benefícios do caroço de abacate

As sementes do abacate são geralmente subutilizadas, mas a verdade é que mais de 70% da capacidade antioxidante total dos abacates está dentro da sua semente. Um estudo realizado peça Universidade Estadual da Pensilvânia descobriu que os compostos antioxidantes fenólicos nas sementes podem reduzir o colesterol alto, a pressão arterial, condições inflamatórias, a diabetes e aumentar a sua imunidade. Além disso, as sementes têm até propriedades inseticidas, fungicidas e antimicrobianas.

– Ação anti-inflamatória

A inflamação é a responsável por muitas doenças e ela tem sido constantemente associada a artrite, doenças cardíacas, derrame e até mesmo câncer.

As sementes e peles de abacate contêm níveis mais elevados de antioxidantes, como as catequinas (também encontradas no chá verde) e procianidinas, que agem como anti-inflamatórios, reduzem a dor, o inchaço, a rigidez e a perda da função articular. Esses dois antioxidantes também melhoram a saúde do coração e a circulação sanguínea.

– Melhora a digestão

Historicamente falando, na antiga América do Sul as sementes de abacate eram usadas para tratar disenteria, úlceras gástricas e outros problemas digestivos.

É fato que o sistema digestivo é essencial para sua saúde de forma geral. Grande parte da nossa imunidade vem das bactérias que vivem dentro do trato digestivo. Quando as bactérias benéficas vivem em um ambiente saudável, elas podem facilmente combater bactérias e vírus patogênicos.

Os antioxidantes e as fibras encontrados em sementes de abacate são ótimos para o seu sistema digestivo. Uma semente de abacate contém mais fibra solúvel do que qualquer outro vegetal.

– Reduz o risco de câncer

A Universidade de Antioquia, em Medellín, Colômbia, descobriu através de um estudo que o extrato de semente de abacate e a fruta tiveram efeitos relevantes nas células de leucemia. O extrato fez com que as células da leucemia se auto destruíssem e deixassem as células normais saudáveis ​​e estáveis.

As sementes também contêm flavonol, que é um potente antioxidante que pode reduzir o crescimento do tumor. A semente de abacate é apenas um dos muitos alimentos que podem ajudar a combater o câncer.

– Ajuda a obter uma pele radiante

As sementes de abacate contribuem muito para a sua pele. Seus potentes antioxidantes podem reconstruir o colágeno, reparar os danos causados ​​pelos radicais livres e melhorar a aparência da sua pele.

– Reduz o colesterol

O abacate é uma fruta saudável para o coração. Tem alto teor de gordura, mas a gordura é composta principalmente de ácidos graxos monoinsaturados, ou gorduras boas, que impedem o aumento dos níveis de colesterol. Porém, a semente costuma ter mais efeito na redução dos perfis lipídicos no sangue e no fígado do que a própria polpa da fruta. Essa é uma afirmação feita por um estudo com animais realizado pelo World Journal of Dairy and Food Sciences.

 – Controla a diabetes

Pode reduzir os níveis de açúcar no sangue. Um estudo realizado em animais mostrou que sua eficácia se comparava a uma medicação antidiabética.

O efeito antidiabético das sementes de abacate ocorre devido ao seu teor de cálcio, magnésio, potássio, sódio, zinco e cromo. Esses elementos regulam as principais enzimas envolvidas na formação da glicose e ajudam o corpo a utilizar melhor a glicose existente, combatendo assim a diabetes. A semente também contém outros antioxidantes que reduzem a glicose, como flavonóides, saponinas, esteróides, taninos e alcalóides.

– Reduz a pressão arterial

Os nigerianos recomendam misturar a farinha de caroço de abacate nos alimentos para tratar hipertensão ou pressão alta. A boa notícia? A ciência agora é capaz de comprovar essa teoria.

Um estudo realizado com animais que tinham pressão alta descobriu que as sementes de abacate podem reduzir a pressão arterial.

Estudos também sugerem que as sementes de abacate podem ajudar a relaxar os vasos sanguíneos, o que ajuda a reduzir a pressão arterial, que é um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas.

– Ajuda com problemas de diarreia e bexiga

As sementes de abacate são usadas há séculos para tratar problemas da bexiga e a semente ralada como condimento em seus molhos para cozinhar. A utilização da semente ainda é feita na medicina popular para tratar a disenteria e quadros de diarreia. Conhecido como anti-inflamatório para o fígado, a semente do abacate também pode funcionar como um diurético, eliminando o ácido úrico e tratando pedras nos rins.

– É antibacteriano e antifúngico

A semente de abacate tem sido usada como um tratamento para infecções parasitárias e fúngicas.

A semente de abacate inibiu o crescimento de fungos em estudos de tubo de ensaio. Em particular, pode inibir a Candida albicans, uma levedura que frequentemente causa problemas no intestino.

E a farinha de caroço de abacate?

Entende-se que a farinha de caroço de abacate carrega todos os nutrientes da semente, além de ser muito fácil de preparar e adicionar às suas refeições.

Como fazer?

Fazer a farinha de caroço de abacate é muito simples.

1.   Desidrate a semente de abacate no forno a 120ºC durante duas horas.

2.   Após retirar a semente do forno, retire a casca fina que a envolve. Ela deve se soltar facilmente. Se preferir, faça um corte de leve em volta da semente para que seja mais fácil retirar a casa.

3.   Bata de leve com a faca para que a semente se parta ao meio.

4.   Corte a semente em quadradinhos pequenos.

5.   Bata no liquidificador ou multiprocessador até que vire uma farofa.

6.   Guarde em um recipiente com tampa, em um local seco e arejado.

O caroço de abacate é amargo, então se certifique de incluir nos seus preparos um alimento para equilibrar, como uma banana ou alguns morangos, por exemplo.

A forma mais simples de consumi-lo é adicionar a farinha aos seus sucos, smoothies, vitaminas, chás ou como espessante para sopas e molhos.

A farinha de caroço de abacate emagrece?

Não há evidências de que a farinha do caroço de abacate emagrece, porém a sua composição é rica em fibras, e elas contribuem muito com o emagrecimento. Sua ingestão poderá adicionar doses importantes que permitirão saciedade, trazendo uma sensação de satisfação por muito mais tempo, evitando que você coma em excesso. Além disso, as sementes de abacate podem ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Quando os seus níveis gerais de glicose no sangue estão estáveis ​​ao longo do dia, você sente menos vontade de comer, principalmente doces.

A farinha de caroço de abacate pode auxiliar o emagrecimento, mas é importante ressaltar que a sua ingestão precisa ser combinada com uma alimentação saudável e prática de atividades físicas. Apoiar a sua dieta apenas nesse produto pode não trazer os resultados esperados.

Preocupações e segurança

Embora as informações sobre o caroço de abacate sejam promissoras, a maioria dos estudos foram realizados com animais e tubos de ensaio. Mais pesquisas baseadas em humanos são necessárias antes que qualquer conclusão possa ser feita.

Além disso, esses estudos usaram principalmente extratos processados ​​de sementes de abacate, não a própria semente inteira.

Os estudos sobre sementes de abacate têm apresentado resultados promissores e demonstraram o seu potencial para reduzir o risco de doença cardíaca e combater bactérias e fungos. No entanto, mais pesquisas em humanos são necessárias antes que qualquer conclusão possa ser feita.

Há preocupações de que alguns compostos vegetais em sementes de abacate, como inibidores de tripsina e glicosídeos cianogênicos, possam ser prejudiciais para o organismo.

Um estudo nigeriano deu aos ratos doses muito altas de extrato de sementes de abacate durante 28 dias e não observou efeitos prejudiciais. Outro estudo em ratos descobriu que o extrato de semente de abacate não apresentou toxicidade quando ingerido em concentrações específicas. Os ratos que ingeriram uma quantidade maior do que a estabelecida morreram dentro de 24 horas.

Há também preocupações de que o óleo de semente de abacate possa causar danos, já que se demonstrou que ele aumenta as enzimas e o acúmulo de gordura nos fígados de ratos.

Conclusão

Ainda que o próprio caroço e a farinha de caroço de abacate apresentem diversos benefícios, não há pesquisas suficientes comprovando essas evidências, uma vez que a pesquisa até agora foi conduzida em animais.

Quer experimentar? Então, como qualquer coisa que é consumida pela primeira vez, tenha cautela. Pode ser que você seja alérgico ou tenha problemas para digerir o alimento, então se for com calma será mais fácil entender sinais adversos que seu organismo enviar.