image002

 

Voltar ao menu principal

CARA MIMOSO

Resultado de imagem para cara mimoso chá"

 

Resultado de imagem para cara mimoso chá"

Resultado de imagem para cara mimoso chá"

Resultado de imagem para cara mimoso chá"

 

12 Benefícios do Cará – Para Que Serve e Propriedades

 

Pouco explorado devido à dificuldade de reconhecer o vegetal, o cará apresenta diversos benefícios para a saúde e representa uma ótima fonte de carboidrato saudável.

Vamos explorar as propriedades e benefícios do cará, além de ajudar a reconhecer o alimento e nunca mais confundi-lo com o inhame comum.

Cará – O que é?

Muitos confundem o cará com o inhame. Tal confusão é normal, já que ambos são muito parecidos, mas pertencem a famílias diferentes. O inhame pertence a uma família de alimentos chamada de Diascoreácea, que apresenta 9 gêneros e cerca de 1000 espécies. O cará é apenas uma dessas espécies, conhecida como Dioscorea alata.

O cará é conhecido por diversos nomes, já que existem inúmeras variedades do vegetal e isso aumenta ainda mais a confusão na hora de escolher o correto. Ele pode ser encontrado como inhame roxo, inhame grande, inhame branco, dentre outros. Fisicamente, o inhame tem forma mais arredondada e tem a casca peluda. Já o cará é maior que o inhame e não tem pelos na casca.

Sendo assim, o cará é um vegetal de raiz tuberosa como a batata doce, a beterraba e a cenoura, por exemplo. Sua origem vem do sul Ásia, da região da Indonésia, e é usado desde a antiguidade para diversos fins.

Onde é encontrado?

O cará é uma herbácea cultivada principalmente em regiões tropicais e subtropicais, como em países da América do Sul, Austrália, sudeste dos Estados Unidos e alguns países da Oceania e África.

Como reconhecer o cará?

Devido a suas diversas variedades, o cará pode apresentar várias cores e texturas. Abaixo, daremos algumas dicas de como diferenciar o cará de espécies muito parecidas.

·         RaízA raíz do cará é comestível e carnuda, contendo altas quantidades de proteínas e carboidratos.

·         Cor: O cará tem uma cor bem viva de lavanda brilhante com raízes carnudas brancas. Por dentro ele pode ser branco, amarelo ou roxo, dependendo da variedade do vegetal.

·         Sabor: O sabor do cará é de um doce bem suave.

·         Cheiro: O cará apresenta um cheiro que lembra o da canela.

·         Textura: A textura do alimento é áspera e pode apresentar diversas formas, mais redondas ou mais alongadas, dependendo da variedade.

Para que serve?

O cará é um alimentos rico em nutrientes, sendo que a forma que é roxa por dentro é ainda mais nutritiva que as demais. A presença de antocianina fornece atividade antioxidante para o organismo. Assim como a batata doce, o cará fornece carboidratos com pouca proteína e gordura.

Propriedades e informação nutricional

O cará tem diversos nutrientes importantes para o nosso organismo. Em uma porção de 100 gramas do vegetal, são encontrados cerca de 0,29 mg de vitamina B6, 27,89 g de carboidrato, 0,18 mg de cobre, 17,1 mg de vitamina C, 816 mg de potássio, 4,1 g de fibras, 0,11 mg de vitamina B1, 55 mg de fósforo, 0,54 mg de ferro, 0,31 mg de vitamina B5, 23 ug de vitamina B9, 21 mg de magnésio, 0,55 mg de vitamina B3, 1,53 g de proteína, 0,03 mg de vitamina B2 e 0,24 mg de zinco.

Além dos nutrientes, o cará apresenta constituintes medicinais que trazem diversos benefícios para a saúde, listados logo abaixo.

Benefícios do Cará

1. Melhora a circulação sanguínea

Os pigmentos roxos presentes na variedade do cará que é roxa por dentro estão relacionados a uma melhor circulação do sangue. Tais pigmentos são compostos por uma substância chamada antocianina, que apresenta propriedades antioxidantes que eliminam radicais livres como os presentes no ar poluído que respiramos nas grandes cidades. Desta forma, a formação de coágulos sanguíneos é evitada.

Além disso, o potássio presente no cará ajuda a controlar a pressão arterial, o que também é bom para a saúde do coração.

2. Torna a digestão mais lenta

A presença de fibras, principalmente a pectina, promov benefícios do cará para uma boa digestão dos alimentos. Elas ajudam a prevenir problemas como constipação e outros distúrbios digestivos.

3. Boa fonte de carboidratos

O cará apresenta grande quantidade de carboidratos, podendo ser um substituto do arroz em algumas refeições com muito mais nutrientes que este. Além disso, é uma boa fonte de carboidratos saudáveis, já que apresenta teor zero de gordura e diversas vitaminas e minerais.

4. Antibacteriano

O cará apresenta atividade bactericida que age contra diversas bactérias maléficas ao nosso organismo. Tal atividade é até 3,2 vezes maior que vários tipos de mirtilos

, por exemplo, que também são antibacterianos.

5. Pouco calórico

Como já mencionado, uma porção de 100 g de cará tem em média cerca de 100 kcal. Apesar de parecer muito, o cará não apresenta gordura nem sódio em sua composição, sendo, portanto, uma ótima fonte de carboidratos para o organismo.

6. Anticancerígeno

Devido a suas propriedades antioxidantes, mais um dos benefícios do cará é o combate aos radicais livres, o que pode ser ótimo para a prevenção do câncer. Além disso, o cará apresenta selênio e iodo em sua composição, que também são substâncias importantes no combate ao câncer.

7. Contra a depressão

A presença de altos níveis de vitamina B6 reduz a incidência de depressão. Isso porque a vitamina B6, chamada também de piridoxina, é fundamental para o bom funcionamento do sistema neurológico e está diretamente envolvida com a síntese de neurotransmissores, inclusive os responsáveis pelo humor.

8. Controla os níveis de açúcar no sangue

O cará é uma fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, o que significa que a conversão dos carboidratos presentes no vegetal em açúcar é bem lenta. Isso ajuda a manter em equilíbrio os níveis de glicose no organismo.

9. Mantém a pele saudável

Há benefícios do cará para retardar o surgimento de sinais de envelhecimento como rugas e manchas, por exemplo. Isso se deve à grande quantidade de vitamina C e outros nutrientes com propriedades antioxidantes.

Tais antioxidantes eliminam os radicais livres e previnem danos celulares na pele. Além disso, a vitamina C regenera a pele danificada e estimula a produção de colágeno, deixando a pele mais elástica e suave. Além do consumo do alimento, é possível preparar máscaras faciais com cará previamente cozido misturado com mel.

10. Reposição hormonal feminina

Mulheres em fase de menopausa podem usufruir dos efeitos benéficos do cará. Isso porque o cará pode repor hormônios de forma natural, diminuindo os sintomas desagradáveis da menopausa que incluem calor excessivo e náuseas.

11. Bom durante a gravidez

O cará é conhecido por minimizar os sintomas de vômito e náuseas sentidos durante a gravidez graças a presença de vitamina B6. Além disso, ele previne a ocorrência de partos prematuros e pode ajudar a aliviar problemas como constipação, também muito usuais durante a gravidez. Sem contar que o alto poder antioxidante pode evitar doenças, tanto na mãe quanto no feto.

Cará engorda?

Como já mencionado, a quantidade de calorias presentes no cará pode parecer alta. Mas levando em conta a quantidade de nutrientes que o alimento fornece, a quantidade de calorias não é motivo para pânico. Em uma dieta bem balanceada com alta ingestão de alimentos saudáveis, não há com o que se preocupar. O cará em si não fará você engordar, mas sim uma dieta desequilibrada ou alta em calorias e pobre em nutrientes.

Efeitos colaterais

A ingestão em excesso de cará através da dieta pode resultar em alguns efeitos colaterais indesejados, como:

·         Diarréia;

·         Dor de cabeça;

·         Vômitos.

Além disso, o cará pode agir como um agente de estrogênio e, se usado em excesso, pode desregular os hormônios no organismo.

Pessoas com deficiência de proteínas podem aumentar o risco de formação de coágulos ao ingerir cará.

Dicas

O cará roxo, em especial, pode ser usado como um corante natural em diversas receitas dando aquele toque especial. Também é possível incluir o cará em diversas receitas como preparar uma sopa de cará, por exemplo.

O alimento pode ser cozido, fervido, usado na frigideira ou utilizado como componente de massas. Pode ser usado para confecção de tortas, biscoitos, bolos, sorvetes, pães e outros produtos.