0

 

Voltar ao menu principal

CARAMBOLA

Resultado de imagem para carambola chá"                               

 

Resultado de imagem para carambola chá"

Resultado de imagem para carambola chá"

Resultado de imagem para carambola chá"                   

Chá de carambola – Benefícios dessa infusão

Fruto da caramboleira (Averrhoa carambola), a carambola é uma fruta originária da Índia e rica em ferro, cálcio, fósforo e vitaminas A, B e C. Além do próprio fruto e do seu suco, a carambola também pode atuar de forma benéfica no organismo humano por meio da ingestão do chá da planta.

Entre as indicações medicinais da carambola, destaque para o combate a febre, estímulo ao apetite, prevenção contra o envelhecimento e cura de doenças como escorbuto. Ela é rica em polifenóis e, no caso do chá da folha nova da carambola tomado em jejum, se torna um excelente composto contra a diabetes.

Afecções renais também podem ser minimizadas e tratadas com carambola. Entretanto, por conter a substância carambotoxina, não deve ser ingerida por pessoas vítimas de insuficiência renal.

Importante! Em decorrência da presença de ácido oxálico em sua composição, a carambola não deve ser consumida em excesso e/ou por um longo período. Se consumida dessa forma, poderá provocar a formação de pedras nos rins.

O chá de carambola e seus benefícios

Segundo a medicina alternativa, o chá das folhas da caramboleira, assim como o fruto, possui inúmeras propriedades medicinais. A principal delas está na função hipoglicemiante, esta que tem como atividade principal promover a diminuição dos níveis de glicose no sangue.

A presença do chá das folhas de carambola no organismo humano atua diretamente no metabolismo, dificultando a retenção de açúcar pelo organismo. De tal modo que esse líquido é também bastante recomendado para pessoas que desejam perder peso, uma vez que a absorção de açúcar está diretamente ligada ao acúmulo de gordura corporal.

Receita: Adicione uma colher das de sopa de folhas de carambola picadas em uma xícara das de chá com água mineral. Leve a mistura ao fogo e deixe ferver durante cinco minutos. Em seguida, deixe descansar, coe e tome o chá ainda morno.

Utilização: Recomenda-se o consumo do chá das folhas de carambola em até quatro xícaras das de chá ao dia, sobretudo após cada alimentação.

Contraindicação: Diferente da fruta, a qual possui a substância carambotoxina, que é prejudicial a pessoas que sofrem de insuficiência renal, o chá das folhas da caramboleira não possui essa contraindicação. Entretanto, o mesmo não deve ser tomado em quantidades excessivas. Todavia, pacientes que sofram de doenças crônicas, antes de começarem qualquer tratamento caseiro, devem consultar um profissional médico.

Chá de carambola - Benefícios dessa infusão

Foto: Reprodução

Efeitos benéficos da carambola

·         Auxilia no tratamento contra o envelhecimento

·         Ajuda no tratamento de doenças da pele

·         Atua na nutrição e tratamento dos cabelos

·         Auxilia para uma boa digestão

·         Ajuda na prevenção do câncer

·         Altamente recomendada para diabéticos

·         Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico

·         Planta dotada de propriedades antimicrobianas

·         Ajuda no bom funcionamento do sistema cardiovascular

·         Rica em cálcio, fortalecendo a construção dos ossos

·         Fonte de vitamina A, a carambola auxilia na visão

·         Rica fonte de nutrientes para mulheres grávidas