image002

Voltar ao menu principal

CALENDULA

 

 Formas de Pagamento

 


Veja detalhes do pagamento

 

 http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRutghAsRZ9ORn-MVz6_Jnsr5bdTe5SL1BqdxnizA5V4y7G43jqCw

12 Benefícios do Chá de Calêndula – Para Que Serve e Como Fazer

Embora não agrade o paladar de todos, há inúmeros benefícios do chá de calêndula para a nossa saúde. Seus efeitos para a saúde valem a pena, e é possível incrementar a bebida ou adicionar um adoçante para melhorar o sabor. Trata-se de um chá capaz de combater inflamações, lutar contra bactérias e ser usado para diversos outros fins medicinais. Algumas pessoas também relatam usar o chá para emagrecer.

Vamos mostrar abaixo em detalhes quais são os principais benefícios do chá de calêndula e mostrar como essa bebida deve ser preparada.

Calêndula – O que é?

A calêndula é uma planta com flores que faz parte da família de plantas Asteraceae e é conhecida cientificamente como Calendula officinalis. Popularmente, essa flor também é chamada de bem-me-quer e é muito utilizada em decoração de festas e ambientes por causa da sua cor alaranjada brilhante.

Ela é nativa de regiões da Europa Ocidental e do sudeste da Ásia mas, hoje em dia, pode ser cultivada e encontrada em qualquer parte do mundo.

Além de ser muito bonita e usada para fins ornamentais, essa planta também é utilizada na forma de óleo essencial e na forma de chá devido a suas propriedades terapêuticas. A calêndula também é muito usada na culinária e na produção de cosméticos.

Propriedades

A calêndula pode ser usada no tratamento de vários problemas de saúde. Isso se deve às suas propriedades antioxidantes, antivirais, bactericidas e anti-inflamatórias, que ajudam a tratar cãibras musculares, inflamações na pele e até condições mais sérias de saúde como alguns tipos de câncer.

Informações nutritivas

As pétalas da calêndula concentram a maior parte de seus nutrientes. Elas contêm grandes quantidades de compostos antioxidantes como os carotenoides e os flavonoides. Além disso, a calêndula é rica em luteína e betacaroteno, que dentro do organismo são convertidos em vitamina A. Ela também apresenta ácidos graxos como o calêndico e o linoleico, além de óleos como os monoterpenos e os sesquiterpenos, que têm propriedades medicinais.

A calêndula é muito utilizada pela medicina tradicional para os mais diversos fins, que incluem o tratamento e alívio de condições como:

·         Espasmos musculares;

·         Ciclo menstruação desregulado;

·         Febre;

·         Úlceras gástricas;

·         Doenças como sarampo, varíola e icterícia;

·         Dor de garganta;

·         Infecção causada por fungos;

·         Conjuntivite;

·         Hemorragias nasais;

·         Hemorroidas;

·         Varizes;

·         Queimaduras;

·         Feridas na pele;

·         Infecção no ouvido;

·         Assaduras;

·         Gengivite.

Assim, há muitos benefícios do chá de calêndula para manter a pele saudável, combater inflamações, estimular a cicatrização de feridas e lesões e fortalecer o sistema imunológico. No entanto, alguns desses usos são tradicionais e não têm comprovação científica até o momento.

Por esse motivo, separamos uma lista sobre os reais benefícios do chá de calêndula para o nosso bem-estar e para a nossa saúde.

Benefícios do chá de calêndula

1. Efeito cicatrizante

Um dos usos mais tradicionais do chá de calêndula tem a ver com seu potencial de cura. A bebida é muito utilizada topicamente para o tratamento de feridas, lesões, queimaduras ou inflamações na pele. O chá acelera a cicatrização e evita inflamações na lesão devido às suas propriedades anti-inflamatórias. De quebra, a calêndula também apresenta propriedades analgésicas que aliviam a dor.

2. Pele saudável

A presença de antioxidantes como os flavonoides faz com que o chá de calêndula ajude a prevenir danos causados por radicais livres. Esses radicais podem causar danos celulares nas células epiteliais, fragilizando a nossa pele e deixando-a mais suscetível a sinais relacionados ao envelhecimento como rugas, marcas e manchas na pele.

Dessa forma, o chá de calêndula pode prevenir o envelhecimento precoce e deixar a pele bonita e saudável.

3. Desintoxicação do organismo

O chá de calêndula apresenta um efeito diurético que estimula a micção mais frequente. Isso ajuda a eliminar possíveis toxinas acumuladas no organismo, evitando o desenvolvimento de doenças nos rins e no trato urinário, por exemplo.

4. Sistema imunológico forte

Além dos compostos antioxidantes que ajudam a prevenir o desenvolvimento de doenças, a calêndula contem compostos bactericidas e antivirais em sua composição. Tudo isso contribui para o fortalecimento do sistema imune, que é capaz de combater doenças e agentes infecciosos de forma muito mais eficiente.

5. Alívio de cólicas

A calêndula apresenta efeitos estrogênicos. Isso significa que um dos benefícios do chá de calêndula é ajudar a regular os hormônios durante a menstruação, fazendo com que alguns sintomas comuns da tensão pré-menstrual como cólicas e mudanças de humor diminuam.

6. Anti-inflamatório 

As propriedades anti-inflamatórias da calêndula se devem à presença de flavonoides. Estes compostos antioxidantes ajudam a proteger o organismo contra os radicais livres e a reduzir os níveis de marcadores inflamatórios como as citocinas e a proteína C-reativa.

Alguns ácidos graxos também desempenham um papel contra inflamações. É o caso do ácido linoleico encontrado na calêndula, cujas propriedades anti-inflamatórias o tornam um ótimo remédio para tratar processos inflamatórios comuns em queimaduras, assaduras, infecções no ouvido, úlceras, dermatites e dor de garganta.

7. Tratamento de úlceras, feridas e hemorroidas

Diversos estudos têm mostrado que o uso de géis e pomadas à base de calêndula ajudam a acelerar a taxa de recuperação e de cicatrização de úlceras e feridas de cicatrização lenta. Em um estudo realizado com animais e publicado em 2009 no periódico científico Journal of Basic and Clinical Physiology and Pharmacology, os animais tratados com calêndula aplicada topicamente na pele apresentaram 90% de cicatrização em suas feridas, enquanto que aqueles que não usaram esse tratamento apresentaram uma taxa de sucesso de cicatrização de apenas 51%.

Além disso, outros benefícios do chá de calêndula são deixar a pele mais firme e hidratada. A planta também é capaz de aumentar o fluxo sanguíneo, permitindo que mais oxigênio e nutrientes cheguem até a região lesionada, o que ajuda no processo de regeneração celular e na cicatrização. Por esse motivo, o uso de calêndula também pode ser útil no tratamento de hemorroidas.

Já existem muitos cremes e pomadas disponíveis comercialmente que contém calêndula em sua composição. No entanto, o chá também pode ser útil tanto para aplicação tópica tanto para uso oral para amenizar sintomas de úlceras gástricas ou duodenais.

8. Redução de espasmos musculares

O chá de calêndula pode auxiliar na prevenção e no relaxamento dos músculos, evitando espasmos involuntários. Segundo estudo do Department of Biological and Biomedical Sciences conduzido na Aga Khan University Medical College, no Paquistão, o extrato de flores de calêndula ajuda a relaxar as contrações musculares espontâneas.

Com base nisso, uma pesquisa publicada em 2006 na Phytotherapy Research mostrou que a erva pode ser eficaz no tratamento de cólicas abdominais e constipação devido à capacidade de relaxar os músculos abdominais e intestinais.

9. Regulação do ciclo menstrual 

Além de aliviar dores e desconfortos associados ao período menstrual, o consumo de chá de calêndula ajuda a induzir a menstruação. Isso é muito interessante para mulheres que sofrem de ciclos irregulares.

A regulação ocorre porque os flavonoides encontrados no chá ajudam a relaxar os músculos e a melhorar a circulação sanguínea, o que facilita e induz a menstruação. Além disso, o relaxamento dos músculos ajuda a evitar cãibras durante a tensão pré-menstrual.

10. Ação antimicrobiana e antiviral

Os ácidos graxos presentes na calêndula apresentam propriedades antimicrobianas e antivirais. Os ácidos graxos e óleos presentes na calêndula auxiliam no combate de patógenos como algumas bactérias resistentes a antibióticos e o fungo Candida albicans, que causa a candidíase.

Por esse motivo, a calêndula é muito utilizada em cosméticos e em produtos antissépticos de uso tópico para a pele.

11. Saúde bucal

Alguns cremes dentais e enxaguantes bucais já contêm calêndula como um de seus componentes devido a suas propriedades bactericidas e antimicrobianas. Há benefícios do chá de calêndula para ajudar a reduzir inflamações que atingem a boca e a gengiva.

Dessa forma, a erva é útil para auxiliar no combate a problemas como a gengivite, a cárie e as placas bacterianas. Além de tudo isso, a calêndula tem propriedades adstringentes que ajudam a combater bactérias presentes na boca e deixar o hálito saudável.

12. Prevenção de câncer

As propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes da calêndula ajudam a prevenir e até tratar alguns tipos de câncer.

Um estudo publicado em 2006 na revista científica BMC Cancer mostrou que a planta é capaz de combater a atividade carcinogênica dentro dos tumores e de ativar os linfócitos, células de defesa do organismo que combatem substâncias estranhas como células cancerosas e agentes infecciosos presentes no corpo.

Além disso, a calêndula também ajuda a evitar alguns efeitos colaterais relacionados ao tratamento com quimioterapia ou radioterapia. Em uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Oncology em 2004, a calêndula se mostrou eficaz na redução e na prevenção da incidência de dermatite causada devido à radiação usada no tratamento de câncer de mama, por exemplo.

Chá de calêndula emagrece?

Embora algumas pessoas acreditem que o chá de calêndula emagrece e até o utilizam nesse sentido, não há nenhuma evidência científica que comprove esse fato. O consumo da bebida pode ajudar a regular a digestão através do relaxamento dos músculos estomacais e intestinais, facilitando a evacuação.

Isso pode gerar uma pequena perda de peso em pessoas que sofrem constantemente com constipação e retenção de fluidos. Porém, esse fato não permite afirmar que o chá de calêndula emagrece, e este não pode estar na lista de benefícios do chá de calêndula.

Como fazer o chá

O chá de calêndula fica mais gostoso e nutritivo se for preparado a partir das flores frescas. Porém, nada impede que você use as flores secas no preparo da bebida.

Ingredientes:

·         Flores frescas ou secas de calêndula;

·         Água;

·         Mel ou adoçante (opcional);

·         Canela (opcional).

Modo de preparo:

Primeiro, ferva aproximadamente 250 mililitros de água. Em seguida, adicione cerca de 2 colheres de chá de flores secas ou um punhado de flores frescas de calêndula. Deixe a mistura em infusão por no mínimo 10 minutos.

Por fim, coe ou peneire a bebida e adicione um pouquinho de mel ou um adoçante de sua preferência para adoçar e uma pitada de canela. Essa receita sugere o uso de mel ou canela para melhorar o sabor da calêndula, que não é agradável a todos os paladares. Mas, se não quiser adicionar esses ingredientes, não precisa.

Outro método envolve o uso de água fria. Para que os nutrientes das flores sejam extraídos na água, basta colocar o recipiente semi-fechado em um local onde bate a luz do sol por cerca de 5 a 6 horas.

Se quiser preparar uma quantidade maior do chá, ele pode ser armazenado durante o dia na geladeira.

Efeitos colaterais e dicas

Existem poucos relatos de efeitos colaterais associados ao uso de chá de calêndula. Porém, eles podem acontecer e é preciso estar ciente de quais são esses efeitos para saber quando suspender o consumo da bebida e buscar orientação médica.

Os possíveis efeitos colaterais do chá de calêndula incluem:

·         Reação alérgica (principalmente se você for alérgico a outras flores das famílias de plantas Asteraceae ou Compositae ou a ervas como a camomila ou a equinácea);

·         Desconforto estomacal;

·         Erupções cutâneas; Asteraceae / Compositae

Por estimular a menstruação e influenciar nos hormônios, a calêndula pode fazer mal para mulheres grávidas por poder induzir o aborto ou prejudicar o desenvolvimento do bebê.

Além disso, a calêndula pode interagir negativamente com alguns medicamentos sedativos usados para insônia, transtornos depressivos ou de ansiedade, com relaxantes musculares e com medicamentos prescritos para diabetes e pressão arterial.

Assim, para usar o chá com segurança, basta ficar atento ao aparecimento de qualquer efeito colateral e evitar o consumo da bebida caso tome algum dos medicamentos mencionados acima. Normalmente, se usado com moderação, a bebida não causa nenhum desconforto e todos os benefícios do chá calêndula podem ser aproveitados pelo nosso organismo.

 

 

 

Nome de Botonical: Officinalis de Calendula

Nome comum: Officinalis de Caltha, Marigold do jardim, Golds, Holigold, Marybud, Marygold, Marigold do potenciômetro

Informação em Calendula

A flor de Calendula foi desde que uma estadia longa longa que está sendo preferida por muitos cosmetologists (prevoiusly eram mesmos que os specialists da medicina) para o olhar durável da beleza. As pétalas da planta do calendula (officinalis de Calendula) foram usadas para finalidades medicinal por séculos aparte de seu regime do realce da beleza. Consultado frequentemente como ao marigold do potenciômetro ou ao marigold do jardim, o calendula é nativo aos países Mediterranean mas é crescido agora como uma planta ornamental durante todo o mundo. É importante anotar, entretanto, que não todas as plantas da casa chamadas marigold são membros da família do calendula.

Várias ações de Calendula

Calendula é usado vastamente como nas seguintes ações:

  • Antibacteriano - agente que destrói as bactérias
  • Antiseptic - agente para inibir o crescimento do microorganism em tecido vivo ou destruir as bactérias pathogenic ou putrefactive
  • Antispasmodic - agente que alivia ou verifica spasms ou grampos
  • Aperient - stimulant suave para os bowels; um purgative delicado
  • Cholagogue - agente para aumentar o fluxo do bile nos intestines
  • Diaphoretic - agente que promove a perspiração
  • Stimulant - agente que excita ou quickens a atividade funcional dos tecidos que dão mais energia
  • Detergente - agente que cleanses feridas e sores de matéria doente ou inoperante
  • Toning
  • Vulnerary - aplicação healing para feridas

Usos e indicações médicos de Calendula

1.     Os tinctures, os ointments, e as lavagens de Calendula geralmente são usados apressar healing das queimaduras, bruises, e cortes, assim como as infecções que menores causam.

2.     Os doses Homeopathic do calendula parecem também reduzir a dor causada por infecções da orelha nas crianças.

3.     Os estudos preliminares do laboratório sugerem também que os extratos das pétalas secadas do calendula inibem a atividade do vírus humano do immunodeficiency (HIV) nos tubos de teste

Precauções ao usar Calendula

O uso dos herbs é uma aproximação time-honored a strengthening o corpo e a tratar a doença. Os Herbs, entretanto, contêm as substâncias ativas que podem provocar efeitos laterais e que podem interagir com outros herbs, suplementos, ou medications. Para estas razões, os herbs devem ser feitos exame com cuidado, sob a supervisão de um practitioner knowledgeable no campo da medicina botanical.