image002

Voltar ao menu principal

 

CARDO MARIANO

 

Resultado de imagem para CARDO MARIANO

Imagem relacionada

Resultado de imagem para CARDO MARIANO

Cardo mariano - Benefícios e propriedades

CARDO MARIANO

Cardo-Mariano: O que é, Para que serve e Como usar.

Origem do Produto: Bulgária

Descrição:
Conhecida como Cardo Mariano, a Silybum marianum é uma planta da família das Arteaceae, parente próxima dos girassóis.
É originária da Europa e da Rússia, mas atualmente se encontra espalhada por todo o mundo. No Brasil, também é conhecida por santa-maria, cardo-branco, cardo-do-leite, cardo-de-nossa-senhora e cardo-santo.
A Cardo Mariano é uma planta com folhas verdes, grandes e espinhosas, pode crescer de 1,5 a 3 metros de altura.

Benefícios:
Componentes: a Cardo Mariano é composta por substâncias importantes como açúcares, silimarina, flavonoides, histamina, óleo essencial, óleo fixo, mucilagem, proteínas e saponinas.

Curiosidades:
Cardo Mariano é muito utilizado na produção de chá;
Você sabe o que são flavonoides? São substâncias conhecidas como antioxidantes, elas auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce, eliminando os radicais livres, e ajudam a eliminar as toxinas do organismo;
Comprar Cardo Mariano é uma excelente opção para diversificar a sua dieta, tornando-a muito mais leve, saudável e equilibrada;

Como fazer o Chá de Cardo Mariano:
1- Coloque 1 colher de chá (cheia) de Aquênio (frutos) em meio litro de água;
2- Deixe ferver por 8 minutos;
3 – Agora é só coar e beber;

Tomar 2 a 3 xícaras ao dia.

As propriedades medicinais do cardo mariano

Antisséptico;

Aperiente;

Antioxidante;

Anti-inflamatório;

Diurético;

Tônico;

Regeneradora;

Colagoga;

Depurativa;

Digestiva.

Os benefícios e as indicações de uso

O chá de cardo mariano é indicado para tratar casos de hepatite viral aguda e crônica, cálculos biliares, dispepsia, dor de barriga, cirrose causada pelo álcool e colesterol elevado. Além disso, esta planta tem a fama de ser um remédio para estados depressivos.

O cardo mariano ajuda a manter o fígado saudável e pode ser utilizado sempre que este órgão esteja sob tensão, o que é geralmente visível pelo elevado número de enzimas hepáticas.

Como utilizar o cardo mariano?

A planta pode ser utilizada de várias maneiras, servindo a diversas finalidades. Confira a seguir:

Chá das folhas: Evita o enjoo se ingerido 8 dias antes de uma viagem;

Decocção: Ferva duas colheres de sopa de folhas do cardo mariano junto a ½ litro de água, durante 5 minutos. Beba em pequenos goles. Esta decocção favorece a digestão de alimentos ricos em gordura.

Tintura das sementes: A tintura das sementes do cardo mariano são usadas para tratar males da uretra, do útero e hemorroidas.

Contraindicações e efeitos colaterais

O chá de cardo mariano é contraindicado para crianças, indivíduos hipertensos ou que tenham problemas renais, úlcera e gastrite. Quando consumido em doses excessivas, o chá da planta pode causar queimaduras nas mucosas das vias digestivas, diarreias e vômitos.

As sementes do cardo mariano não devem ser ingeridas em grandes quantidades e pode elevar a pressão arterial. Outros efeitos colaterais incluem náuseas, diarreias leves e problemas estomacais. Lembre-se que qualquer tratamento médico deve ser feito com o auxílio de um especialista.