Voltar ao menu principal

Boldo do Chile

 

 Formas de Pagamento

 


Veja detalhes do pagamento

 

Resultado de imagem para boldo do chile benefícios"

ARTIGO: Boldo do Chile

Boldo do Chile (Peumus boldus)

Esta é outra planta que a população faz a maior confusão. Existe pelo menos 4 plantas que são chamadas indistintamente de boldo, o Plectranthus barbatus (o boldo piloso que todos conhecem), a Vernonia condensata (também chamado de boldo japonês ou aluman na região nordeste do Brasil), o Plectranthus neochilus (conhecido como boldo-rasteiro), e o Peumus boldus , o primeiro boldo, o verdadeiro boldo chileno. Praticamente todas estas ervas são utilizadas para os mesmos fins, e por apresentarem sabor e aroma bem parecido, a população acabou denominando todas elas de boldo. Mas o nosso enfoque hoje será o boldo chileno, esta erva que é conhecida em praticamente todo o mundo, estado inclusive em várias farmacopéias internacionais, como a da Alemanha, Chile, Egito, França, Inglaterra, Itália, Republica Tcheca, România, Suíça e Brasil.

 

O Conselho Europeu colocou o boldo como sendo um suplemento alimentar (o que ocorre com quase todas as plantas medicinais comercializadas na Europa). O boldo é originário da região dos Andes do sul, principalmente nos Andes chilenos. Planta arbustiva, podendo alcançar até 6 metros de altura, mas sendo encontrada na maioria das vezes com 2 ou 3 metros. Suas folhas são coriáceas, de uma cor verde acinzentado, com presença de glândulas ricas em óleo essencial de odor bem marcante, lembrando levemente a cânfora. Esta planta gosta de solos pedregosos, com pouca umidade, e com uma altitude em torno de 1.000 a 1.500 metros. Condições esta encontradas em pouquíssimas regiões, sendo portanto, restrito o seu cultivo a Itália, Marrocos e Chile. Só o Chile exporta anualmente cerca de 1 milhão de toneladas.

 

O boldo já era utilizado pelas populações indígenas dos Andes Chilenos, sendo denominada de peumo, e foi "descoberta" pelo botânico espanhol D. Boldo, daí a origem do nome Peumus boldus. Esta população empregava o boldo para dores reumáticas e em casos de luxações. Já em 1869 o boldo era empregado na Europa como estomáquico, hepatoprotetor, antisifilítico, antiedematoso e nos casos de otitis. Interessante observar o conteúdo de princípios ativos do boldo. A sua riqueza química proporciona uma ampla aplicação terapêutica. Um destes compostos interessantes é o ascaridol, princípio ativo constituinte do seu óleo essencial que também está presente na Erva de Santa Maria, e possui uma ação antielmintica. Também possui ação levemente laxativa, devido a presença de resinas.

 

O boldo é apresentado no mercado brasileiro na formula de extrato fluido, tinturas, cápsulas e na forma de chá. Ocorreu um fato curioso a pouco tempo atrás. Uma cliente comprou um chá de boldo em uma farmácia de manipulação e ao preparar o seu chá verificou a presença de umas "bolinhas" juntamente com as folhas. Imediatamente denunciou para a vigilância sanitária como tendo encontrado fezes de rato no chá. Pura ignorância deste consumidor. Deveria ter entrado em contado com os proprietários para pedir satisfação sobre o ocorrido. Acontece que os frutos do boldo são pequenos, meio ablongos, medindo cerca de 6 a 8 mm de comprimento, de cor escura e que até pode parecer com fezes de rato. Apesar do fruto não ser considerada a droga, e sim as folhas, a presença deste frutinho é muito comum, e não traz nenhum inconveniente. Após análise no Instituto Adolfo Lutz, ficou comprovado que as tais "fezes de rato" eram apenas os frutinhos do boldo. Ninguém é obrigado a saber tudo, mas antes de tomar uma atitude desta envergadura, acho que no mínimo as pessoas deveriam se informar um pouco mais.


Ademar Menezes Junior

Os 10 benefícios do chá de boldo para saúde

chá de boldo para os idosos

Os Benefícios do Chá de Boldo são diversos, pois, ele possui uma grande quantidades de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo.

O boldo é certamente um arbusto perene indígena na região central do Chile e do Peru.
As folhas do arbusto de boldo têm uma longa história de utilização em medicamentos naturais. No mundo de chás de ervas, entre os nomes menos conhecidos é o boldo.

Uma árvore de crescimento lento na América do Sul, esta planta apenas recentemente trilhou seu caminho no mercado internacional.

No entanto, nas regiões indígenas da região central do Chile, o chá de boldo tem servido como uma cura para uma série de razões. Embora tenham sido tradicionalmente utilizados para reduzir os sinais de uma ressaca, além de desconforto digestivo, uma pesquisa indica que esta planta adaptável proporciona benefícios para o fígado, vesícula biliar, bem como o sistema imunológico.

O chá de boldo é uma infusão de ervas feito de folhas da planta de boldo, um arbusto nativo da América do Sul e Central. A infusão é especialmente utilizada como um tratamento terapêutico. Especialistas, bem como profissionais de medicamentos naturais frequentemente recomenda para doença do fígado, problemas digestivos, bem como reumatismo.

Os efeitos negativos são normalmente raros em dosagens baixas, mas quando é tomado em dosagens grandes pode provocar convulsões, bem como danos intestinais. Por causa disto, a venda da erva é fixa em certos países.

chá de boldo faz bem aos idosos

Os 1o Benefícios do chá de boldo para saúde:

Para o Fígado:

Uma das grandes vantagens do chá de boldo é o seu efeito positivo sobre a saúde do fígado.

O chá de boldo energiza o lançamento da bile digestiva pelo fígado, que serve muitas funções essenciais como a facilitação da remoção de resíduos e toxinas através do fígado antes que eles sejam capazes de acumular e causar danos.

Já foi comprovado que o chá de boldo protege as células do fígado de danos provocadas por toxinas acumuladas, além de parar danos dos radicais livres, graças à sua capacidade antioxidante.

Com as suas capacidades anti-inflamatórias, o chá boldo pode também diminuir a inflamação dentro do fígado para facilitar uma melhor função hepática e melhorar a capacidade de cura do fígado.

Para digestão:

O uso do chá de boldo é realmente como um suplemento para a digestão dos alimentos.

Ativando a produção da bile pelo fígado, o chá de boldo pode melhorar a repartição de alimentos para nutrientes. Ele tem qualidades antiespasmódica que ajudarão a acalmar cólicas intestinais, e, além disso, funciona como um laxante herbal moderado para diminuir a constipação.

Tem sido reconhecido por diminuir os sentimentos de dor de estômago e também pode ser utilizado para aumentar o apetite.

Para biliares:

chá de boldo faz bem aos idosos

Devido à sua capacidade de aumentar a produção da bílis no fígado, o chá boldo é capaz de reduzir os cálculos biliares através da vesícula biliar antes que elas sejam capazes de causar problemas.

Aumentando a quantidade de bile, o chá boldo ajuda a vesícula biliar de ser esvaziada mais vezes, eliminando cálculos biliares pouco antes de seu tamanho ficar problemático.

Para o Sistema Imunológico:

O chá de boldo fortalecer o sistema imunológico de diversas maneiras. Uma pesquisa mostrou que ele possuir um número de agentes antibacterianos e antimicrobianas naturais que podem ajudar os mecanismos de defesa a reduzir os agentes infecciosos dentro de seu corpo.

Como um agente anti-inflamatório, o chá boldo pode ajudar a aliviar a inflamação excessiva, fazendo com que os mecanismos de defesa sejam mais capazes de proteger o corpo sem ser impedido pela inflamação.

Além disso, ele consiste em antioxidantes, que irão manter os radicais livres longe de causar danos às células que, caso contrário, irá torná-los mais suscetíveis à infecção.

Vários relatórios demonstraram também que chá de boldo pode mesmo reduzir as chances de parasitas.

Outros Benefícios do Chá do Boldo Para Saúde:

chá de boldo faz bem aos idosos

·         O chá de boldo ajuda na diminuição dos gases;

·         O chá de boldo possuir um efeito calmante;

·         O chá de boldo ajuda na diminuição dos efeitos das bebidas alcoólicas;

·         O chá de boldo ajuda na diminuição da azia;

·         O chá de boldo ajuda no auxílio no tratamento de gastrite;

·         O chá de boldo atua como antioxidante, antifúngico e antibacteriano.

Como preparar?

chá de boldo faz bem aos idosos

O boldo é facilmente encontrado em mercados, farmácias e lojas específicas de produtos naturais, mas, uma excelente opção para consumi-lo sempre fresco e livre de aditivos químicos é plantar na sua casa. Acompanha nesta receita prática abaixo como fazer chá de boldo:

Ingredientes:

·         1 xícara de água;

·         1 colher de chá de folhas de boldo picado.

Modo de preparo:

·         Ferva a água em uma panela.

·         Depois despeje essa água em uma xícara e adicione as folhas de boldo picado e deixe descansar por 10 minutos.

·         Então coe e beba em seguida.

·         Se precisar, adoce naturalmente com mel.

·         Observação: Evite ferver o boldo na água para não amargar.

Dicas

chá de boldo faz bem aos idosos

Pode ser consumido até três vezes ao dia sempre após as refeições principais. Tomar um chá de boldo antes de se deitar pode ser excelente também para ter uma digestão tranquila e uma noite de sono amena.

Evite adoçar com açúcar refinado ou com adoçante artificial. Se quiser melhorar o sabor, você pode adicionar limão ou gengibre.

Contraindicações

Esse chá é indicado para qualquer pessoa que quer perder peso ou melhorar a digestão e saúde do fígado, mas é contraindicado para mulheres grávidas, pois possui efeito abortivo ou pode provocar má formação do feto nos primeiros 3 meses.

Deve ser evitado também por aquelas mulheres que estão vivenciando o período de amamentação. Crianças e adultos com obstrução das vias biliares também devem evitar esse chá.

Não se deve consumir o chá excessivamente, pois pode causar diarreia, vômitos e também problemas no sistema nervoso.

Na dúvida, consulte uma nutricionista para montar o cardápio ideal para você.