Voltar ao menu principal

BOLDO CASEIRO

Resultado de imagem para boldo caseiro chá" 

 

Resultado de imagem para boldo caseiro chá"

Resultado de imagem para boldo caseiro chá"

Resultado de imagem para boldo caseiro chá"

Benefícios do chá de boldo para a saúde: confira

Descubra os incríveis benefícios do chá de boldo, como plantar boldo em casa e como fazer o chá!

O chá de boldo é muito popular por ajudar a melhorar o funcionamento do fígado, sendo um grande aliado naqueles dias em que você exagerou na consumo de bebidas alcoólicas ou nas comidas gordurosas. Hoje o TudoGostoso vai te contar os benefícios do chá de boldo e ainda ensinar como prepará-lo e como ter a planta em casa. Confira!

Benefícios do chá de boldo para a saúde

Muita gente acha o sabor chá de boldo bem desagradável, mas ele pode ser muito útil para o organismo. Um dos seus benefícios é o efeito calmante: ele melhora a sensação de bem-estar e faz com que você se sinta mais relaxado. Além disso, ele também é rico em substâncias antioxidantes e tem propriedades antifúngica e antibacteriana.

Além de melhorar a digestão, o chá de boldo ainda diminui o desconforto da azia e dos gases. Ele também é excelente para o bom funcionamento do fígado, ajudando a amenizar os enjoos causados pela ressaca. Ele é indicado também para o tratamento da gastrite.

No entanto, o chá de boldo é contraindicado para gestantes porque ele pode ser abortivo ou causar problemas no desenvolvimento do bebê. Por isso, se você estiver com suspeita de gravidez, é melhor abrir mão do chá de boldo.

Folha usada para fazer o chá de boldo

Folha usada para fazer o chá de boldo

Foto: benefícios do chá de boldo / TudoGostoso

Boldo fresco e caseiro

O boldo é uma planta fácil de manter: é superfácil tê-lo em casa. Mas é importante destacar que ele gosta bastante de sol!

Se você tiver um quintal, você pode plantar o boldo: tudo que você precisa fazer é cavar um buraco de aproximadamente 15 cm de profundidade e plantar um galhinho de boldo com as folhas. Regue sempre que a terra estiver seca. Não se preocupe se as folhas caírem: é o galho que precisa continuar verde. Esse é um ótimo indício de que sua mudinha de boldo está indo bem!

Agora, se você não tem um quintal, não precisa se preocupar! Você também pode plantar o seu boldo num vaso, mas alguns detalhes são importantes: primeiro, precisa ser um vaso bem comprido porque a planta pode chegar até 1 metro de altura! Segundo, você vai precisar de bastante terra para suportar o peso da planta.

Como fazer o chá de boldo

As folhas do boldo são bem verdinhas e lindas. Para fazer o chá, basta fazer uma infusão com algumas folhas e água fervente. Para ter todos os efeitos benéficos dessa bebida, evite adoçá-la!