Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: C:\Users\Ervas\Desktop\Ervas Londrina\index_arquivos\image002.jpg

Voltar ao menu principal

Berinjela

 

Descrição: Descrição: Suco é feito com berinjela fatiada e laranja. Se desejar, acrescente semente de linhaça (Thinkstock)

Descrição: Descrição: https://static.bolsademulher.com/sites/default/files/styles/big-featured/public/suco-berinjela-emagrece.jpg?itok=UVsJ4PLH

Descrição: Descrição: http://1.bp.blogspot.com/-WNnaStRmaNY/USzr4Xk-3aI/AAAAAAAAEn4/S3FGsiq-0Ak/s1600/FOTO+PARA+CHAMADA+MIX.jpg

Descrição: Descrição: Berinjela ou beringela? | Conversa de Português

 

Receita de suco de berinjela para emagrecer

Fruto é um dos maiores aliados na luta contra a balança e na redução do colesterol

Para quem está em busca de uma fórmula para perder peso rápido, o suco de berinjela pode ser a resposta. O fruto é um poderoso aliado do emagrecimento e combate da gordura abdominal. Rico em vitaminas e fibras, ele é capaz de reduzir o colesterol, diminuir medidas e melhorar a saúde.

Propriedades e benefícios da berinjela

O alimento possui vitaminas e agentes antioxidantes, que previnem contra doenças, envelhecimento e inflamações. Porém, seu principal benefício está na alta concentração de fibras, presentes tanto na casca quanto na água de berinjela.

Com propriedades similares, a farinha de berinjela oferece quase tantos benefícios quanto o fruto em si e é também uma ótima maneira de perder peso.

Fibras solúveis e insolúveis

A casca do fruto é rica em fibras insolúveis, que são aquelas que nosso corpo não consegue absorver. Elas funcionam como uma espécie de esponja no estômago, sugando a gordura e a bile e eliminando-as através das fezes. Além disso, esse tipo de componente ajuda na formação do bolo fecal, contribuindo para o bom funcionamento do intestino.

Já a água da berinjela contém bastantes fibras solúveis. Elas ajudam a prolongar a saciedade e o tempo de digestão dos alimentos, fazendo com que o organismo tenha de trabalhar mais para isso (e, portanto, aumentando o gasto calórico) e com que as gorduras e açúcares ingeridos na refeição sejam absorvidos aos poucos pela corrente sanguínea, e não de uma vez só, evitando, então, os picos de glicemia e colesterol no sangue.

Sendo assim, os benefícios da berinjela crua incluem:

·         Emagrecimento

·         Redução do nível de colesterol e glicemia no sangue

·         Combate à gordura abdominal

·         Redução do inchaço, por ter efeito diurético

·         Melhora do funcionamento do intestino

·         Aceleração do metabolismo

·         Diminuição da fome

·         Prevenção contra doenças e inflamações

Suco de berinjela para emagrecer

O suco é muito fácil de preparar e deve ser ingerido diariamente, em jejum.

Ingredientes

·         ½ berinjela com casca

·         1 copo de água

·         2 laranjas

Modo de preparo

Para fazer a água de berinjela, fatie o fruto em rodelas e deixe de molho no copo d’água durante a noite. Isso irá fazer com que as fibras sejam liberadas do alimento, enriquecendo o líquido com todas as suas propriedades.

Pela manhã, bata no liquidificador a berinjela junto com a água e o suco das duas laranjas. Beba em seguida.

Dica: para potencializar os benefícios, acrescente ao suco uma colher de sopa de semente de linhaça dourada triturada.

Berinjela Emagrece Mesmo?

 

Quem nunca ouviu falar em suco de berinjela ou a água de berinjela para ajudar a emagrecer? Existem estudos sobre o  auxilio da berinjela na redução das taxas do colesterol, mas nada ainda foi realmente confirmado.  Para emagrecer ainda não existe nenhum tipo de estudo, mas naturalistas aconselham seu consumo, tanto para evitar pressão alta e diabetes como para saciar a fome.

Diabetes e Hipertensão

Diretamente ligada a problemas sanguíneos. A berinjela pode sim ajudar em momentos de crise. Deixe de um dia para outro uma berinjela cortada em pedacinhos com casca e beba 200 ml da água três vezes ao dia, por no máximo uma semana, depois 100 ml duas vezes por semana, não ultrapassando 15 dias de uso direto, passa uma pausa de uma semana, refaça seus exames.

Importe: Esta dica não substitui nenhum remédio receitado pelo seu médico, muito menos consultas e exames. É uma ajuda que os alimentos podem nos oferecer. Não abandone seu tratamento.
Mas não se deve usar essa dica caso de emagrecimento. Para muitos especialistas, a famosa “água de berinjela” não deve ser consumida por quem não tem problemas relacionados com diabetes e pressão alta, podendo causar, inclusive, baixa da hemoglobina, causando anemia.

Não pense que a berinjela é o milagre que esperava, pois ela não é um emagrecedor. Ela é bastante fibrosa sendo assim, digestiva, laxante e muito nutritiva indicada para indigestões e prisão de ventre.

A inclusão da berinjela também é indicada para problemas do fígado e do estômago. A verdade é que a berinjela, apesar de muitos não gostarem sequer de pensar em ter no prato, pode sim ajudar bastante. É rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcaloides, que diminuem a pressão sanguínea, prevenindo a arteriosclerose.

No mercado Fito terapêutico já existem algumas opções concentradas da berinjela, o que pode ajudar a muitos que não gostam muito do legume.

Sucos de berinjela

Usar o suco de berinjela com frutas como limão, laranja, abacaxi, mamão e até chá verde pode sim ajudar, pois ela pode sustentar bastante, mas se não tiver uma alimentação bem balanceada não vão adiantar muito.

Seria bom tomar os sucos como lanches, ou até em jejum batidos com linhaça, o que seria melhor ainda para o funcionamento geral do organismo. Estes sucos saciam a fome e ajudam o intestino. E quando aliados a uma boa alimentação pode sim ajudar no emagrecimento.

Faça seu suco com frutas à sua escolha e use adoçantes para temperá-lo. Beba duas ou três vezes por dia, evitando as frutas ácidas em jejum, pois a acidez pode prejudicar pessoas propensas a problemas estomacais.

Berinjela no nosso cardápio

Esse legume é sim muito saboroso e pode ser incluído em saladas temperadas com vinagre de maçã ou limão, um pouco de gengibre e pouco sal.
Assim como é uma boa opção para substituir a massa da lasanha.
Seja como for tente incluir este legume, que cientificamente é considerado uma fruta.

Curiosidade
BerinGela ou BerinJela?
As duas maneiras estão corretas, sendo com G no português de Portugal e com J no Brasil.